farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 5 minutos
10 de janeiro de 2024

As rugas são uma consequência do processo de envelhecimento, que é acelerado depois dos 30 anos de idade. 

O surgimento das rugas está relacionado a fatores como genética, idade, má alimentação, estresse, tabagismo, exposição a raios ultravioletas e outros hábitos ruins acumulados ao longo da vida. 

Ao longo deste artigo você vai compreender melhor o que são as rugas, como elas se formam, além de conhecer opções para o tratamento e prevenção das rugas. Confira!

O que são as rugas e quais suas características?

As rugas são sulcos e ou pegas que se formam na superfície da pele e são um dos sinais mais característicos do envelhecimento. Existem dois tipos de rugas: superficiais e profundas. 

As rugas superficiais são aquelas que desaparecem ao esticar a pele. Já as rugas profundas não sofrem qualquer tipo de alteração com o estiramento da pele. 

Quanto à causa, as rugas podem ser classificadas em três tipos: estáticas, dinâmicas e gravitacionais. 

As rugas estáticas são resultado dos processos de fadiga das estruturas da pele em decorrência dos movimentos. Mesmo que não haja movimentação na face, as rugas estáticas se fazem presentes. 

Já as rugas dinâmicas são consequência dos movimentos de expressão facial e quando cessam os movimentos, as rugas não ficam aparentes. 

As rugas gravitacionais, por outro lado, são resultado da perda de flacidez da pele por conta do processo de fotoenvelhecimento

Há ainda uma terceira classificação, que divide as rugas de acordo com o grau. Rugas de 1º grau são aquelas que surgem na segunda década de vida; rugas de 2º grau são rugas que aparecem na terceira e quarta idade de vida; enquanto as rugas de 3º grau são aquelas que aparecem da quinta década para frente. 

Em quais partes do rosto e do corpo as rugas são mais frequentes?

Já foi explicado em diversos estudos que as rugas geralmente aparecem em áreas que são mais expostas ao sol e onde a pele se dobra naturalmente devido às expressões faciais. As partes onde as rugas mais aparecem são:

  • Ao redor dos olhos (“pés de galinha”);
  • Entre as sobrancelhas (linhas de expressão);
  • Na testa (linhas horizontais);
  • Ao redor da boca (linhas de sorriso ou código de barras);
  • No sulco nasogeniano (linhas que vão do lado do nariz até a lateral da boca);
  • Pescoço (geralmente, vão até a região do colo);
  • Mãos;
  • Braços.

O que pode causar rugas?

A região da face é composta por muitos músculos, que exercem funções diferentes e isso favorece o enrugamento precoce desta região. Esses músculos situam-se logo abaixo da pele e, por não possuírem bainhas faciais, formam uma camada única. 

Quando esses músculos se contraem, há uma movimentação de toda a cútis provocando pequenas depressões que, com a repetição dos movimentos e tempo, vai formando as rugas. 

As rugas também são provocadas pela diminuição da camada de gordura profunda, do tamanho das células da derme e conteúdo hídrico, além das alterações do colágeno e fibras elásticas. 

A genética, a exposição aos raios ultravioletas, o tabagismo, a poluição ambiental, a falta de hidratação e sono, o estresse, a alimentação (principalmente quando pobre em antioxidantes, como vitamina A, C e E, além do ácido fólico) e o envelhecimento são as principais causas do aparecimento das rugas. 

O que é bom para tirar rugas?

O constante avanço em tecnologia e pesquisa científica tem tornado possível o surgimento de diversas alternativas para o tratamento das rugas. Dentre eles, podemos citar: 

Creme antirrugas 

Os produtos com ativos antirrugas, como os cremes anti aging, por exemplo, tem sua eficiência relacionada, principalmente, à prevenção das rugas. 

Entretanto, no caso de rugas mais recentes e finas, esses ativos podem atenuar rugas e linhas de expressão. 

Geralmente, esse tipo de cosmético contém ativos com propriedades hidratantes, reparadoras e antioxidantes, como a vitamina E, vitamina C, vitamina A, ácido hialurônico, ácido glicólico e peptídeos. 

Peeling químico

O peeling químico é um procedimento com aplicação de ácidos, como ácido glicólico ou retinóico, por exemplo, que promovem a renovação da camada mais superficial da pele, o que pode atenuar as rugas. 

A depender do ácido utilizado, o peeling químico também pode estimular a síntese de colágeno. 

Leia também: Colágeno hidrolisado: quais os benefícios deste suplemento?

Preenchimento facial 

O preenchimento das rugas e sulcos na pele é feito com alguns preenchedores, como o ácido hialurônico, por exemplo. Esses ativos têm atividades corretores, além de estimularem a síntese de colágeno. 

Vale lembrar, porém, que o procedimento não é definitivo e deve ser feito novamente de tempos em tempos. 

Microagulhamento 

O microagulhamento é um procedimento em que um aparelho com microagulhas é passado na pele. Com isso, pequenos furinhos são criados, o que estimula a cicatrização na região e a formação de novas fibras de colágeno. 

O procedimento, além de atenuar as rugas e linhas de expressão, também ajuda a aumentar a penetração de outros produtos para o cuidado com a pele. 

Radiofrequência

A radiofrequência é um procedimento realizado por meio de um equipamento que estimula a síntese de colágeno, aumentando a sustentação da pele e reduzindo a flacidez. Assim, além de atenuar as rugas, previne a sua formação.

Tratamento para rugas manipulado 

Se você quer mesmo saber qual o melhor creme para rugas, não deixe de consultar um dermatologista para avaliar a possibilidade de manipular o seu tratamento. Isso porque os cosméticos manipulados são feitos de acordo com as características e necessidades da sua pele, contendo os ativos certos para proporcionar resultados mais rápidos e visíveis. 

Os cosméticos manipulados levam apenas ingredientes puros e também consideram suas alergias para que não ocorra nenhum efeito indesejado. Além disso, podem ser feitos em forma de creme, pomada, sérum, óleo e outras diversas opções de acordo com a sua preferência, podendo ter ou não fragrância.

Leia também: Fórmulas de cremes manipulados para o rosto

É possível prevenir o aparecimento de rugas?

A melhor forma de prevenir a formação de novas rugas é evitando todo tipo de hábito que possa favorecer o processo de aparecimento de sulcos na pele. Portanto, deve-se ter cuidado com a alimentação, que deve ser rica, principalmente, em antioxidantes. 

Também deve-se prezar por noite de sono reparador, além do uso diário de protetor solar e evitar estresse, tabagismo e excesso de álcool. Além disso, uma outra forma de prevenir o aparecimento de rugas é o uso de produtos anti-idade.

Confira abaixo os principais ativos que evitam os danos à pele causados pelo envelhecimento: 

Retinol 

O retinol é um ativo que estimula a renovação celular e a síntese de colágeno, melhorando a firmeza e elasticidade da pele.

Ácido glicólico 

O ácido glicólico é um ativo que também promove a renovação celular, atenuando rugas e linhas de expressão, além de prevenir o surgimento de novas rugas. 

Vitamina C e vitamina E

A vitamina C e  E são poderosos antioxidantes, protegendo as células da pele dos danos causados pelo envelhecimento e exposição solar. 

Ácido hialurônico 

O ácido hialurônico tem a capacidade de reter água, aumentando a hidratação na região, o que prejudica a formação de novas rugas. 

Todos esses ativos podem ser manipulados em farmácias de manipulação, garantindo um produto ainda mais eficiente, por ser desenvolvido nas combinações, concentrações e formas mais adequadas para cada caso. 

Para prevenir as rugas, não deixe de consultar um médico dermatologista para que ele prescreva o tratamento mais adequado para o seu caso. 

Andressa Santana
CRBM : 5749 - 2ª Região

Biomédica pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atuou, por dois anos, como analista clínica em laboratório de análises clínicas. Atualmente é agente de perícia criminal na Polícia Civil de Pernambuco: foi lotada por quatro anos no Instituto de Genética Forense e hoje trabalha no Instituto de Criminalística de Petrolina.

crosstext-align-justify

Discover more from Manipulaê

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading