farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 3 minutos
6 de junho de 2023

O retinol é um tipo de retinóide derivado da vitamina A, utilizado na indústria cosmética devido às suas propriedades antioxidantes, regenerativas e antienvelhecimento. Tornou-se um favorito no skin care graças principalmente por estimular a produção de colágeno na pele, uma proteína que ajuda a reduzir rugas, linhas finas, flacidez e até mesmo manchas escuras.

Esse ativo pode ser encontrado em diversos tipos de produtos - como séruns e cremes de cuidados faciais, mas também é comumente usado em sua forma pura. Apesar de ter ganhado fama por seus benefícios, assim como qualquer outro ácido de skin care, deve ser usado com cuidado e sua eficácia pode variar de pele para pele.

Retinol: para que serve 

O retinol é um antioxidante potente que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelos radicais livres, melhorando a textura e acelerando a renovação celular. Isso diminui a aparência das rugas e linhas de expressão. Além disso, o retinol para o rosto estimula a produção de elastina e colágeno, aumentando a firmeza da pele. 

Leia também: Colágeno hidrolisado: quais os benefícios deste suplemento?

Outro benefício é para aqueles que têm pele oleosa ou com tendência à acne, uma vez que o retinol é muito utilizado no tratamento eficaz no combate às manchas escuras e cicatrizes. Ele também atua como um esfoliante, equilibrando a produção de sebo e prevenindo a inflamação dos poros, promovendo uma pele mais clara e iluminada.

Uma curiosidade é que o retinol e a tretinoína são diferentes ativos dentro do grupo dos retinóides, substâncias derivadas da vitamina A. O retinol, quando aplicado na pele, é transformado em ácido retinóico, enquanto a tretinoína é o ácido retinóico na forma ativa, tendo como desvantagem o fato de conter um maior potencial de irritação.

Benefícios do retinol para a pele

Separamos os principais benefícios do retinol para que você possa incluir esse ativo em sua rotina de skin care. Confira abaixo!

Ação antissinais: estimula a renovação celular, e também ajuda na produção de colágeno e elastina, deixando a pele mais firme e evitando a flacidez. O ativo também é eficiente no preenchimento de rugas e suaviza linhas de expressão.

Controle da oleosidade: proporciona uma limpeza profunda dos poros, ajudando a controlar a oleosidade excessiva da pele, reduzindo a produção de sebo e prevenindo o surgimento de novos cravos e espinhas.

Clareamento e preenchimento de olheiras: melhora a textura da região delicada das olheiras, que possui uma pele fina e envelhece mais precocemente.

Aumenta o viço, luminosidade e firmeza da pele: melhora os sinais de expressão, deixando a pele mais firme e uniforme. Melhora a elasticidade da pele, que naturalmente diminui ao longo do tempo, uniformizando as texturas e garantindo uma pele lisinha e iluminada.

Melhora a absorção de outros produtos: a renovação celular ajuda a eliminar as células mortas, facilitando a penetração de outros ativos e substâncias.

Veja também como deixar a pele bonita e mais jovem

Como usar o retinol no skin care 

Devido à sua potente ação renovadora, que pode deixar a pele sensível nos primeiros dias, é recomendado iniciar o tratamento com retinol aplicando o produto em dias alternados até que a pele se adapte, para depois passar a utilizá-lo com maior frequência.

Mesmo oferecendo diversas vantagens para a sua rotina de skin care, vale lembrar que, para garantir um cuidado ainda mais eficaz e sem efeitos indesejados, é fundamental conversar com seu dermatologista para entender as doses de retinol ideais para a sua pele, bem como o tempo de uso indicado.

Uma ótima forma de obter as dosagens exatas que sua pele precisa é optando pelos dermocosméticos manipulados, que apresentam diversas vantagens quando comparados aos cosméticos prontos, feitos em larga escala e em dosagens padronizadas.

Além de serem totalmente personalizados de acordo com as características, necessidades e restrições da sua pele, os cosméticos manipulados levam apenas ingredientes seguros em sua formulação, apresentando riscos mínimos de reações adversas.

Você ainda pode combinar o retinol a diferentes ativos, criando um produto totalmente personalizado para você até mesmo na questão da fragrância. Ao optar por séruns, sabonetes, óleos, cremes ou qualquer manipulado para o rosto, você garante um tratamento muito mais duradouro e eficaz, uma vez que esses cosméticos agem na camada mais profunda da pele.

Por isso, se você deseja incluir o retinol ou qualquer outro ativo na sua rotina de skin care, não deixe de conversar com o seu dermatologista sobre a opção de manipular os seus cosméticos. Você notará a diferença em poucas semanas e não irá mais querer saber de outro tipo de cuidado facial!

Contraindicações do retinol

Entre as reações mais comuns associadas ao uso tópico de retinol é a irritação na pele, especialmente nas primeiras semanas de uso, podendo se manifestar como vermelhidão, sensação de queimação, aparência ressecada e até descamação. Não é recomendado que mulheres grávidas ou que estão amamentando utilizem o retinol.

Laryssa Magalhes
CRF: SP: 96227

Farmacêutica com pós graduação em farmácia clínica oncológica e farmácia clínica com ênfase em acompanhamento farmacoterapêutico (GTM - PW e Dader). Amplo conhecimento em farmácia clínica hospitalar (Experiência em hospitais de grande porte em SP). Monitora acadêmica desde 2022 na instituição Racine.

crosstext-align-justify