Lamotrigine

Administração
Administração

Uso Oral

Icone princípio ativo controlado
Controlado

Sim

Tem uma receita com o Lamotrigine? Cote agoraCotar Receita
Indicação

A lamotrigina age nas células nervosas, inibindo a liberação de substâncias capazes de provocar ataques epiléticos sendo por isso indicada para o tratamento das crises epiléticas convulsivas parciais e crises generalizadas. Previne também os episódios de alteração do humor, especialmente episódios depressivos, em pacientes adultos com transtorno bipolar.

Posologia

Epilepsia
Adultos e adolescentes a partir de 12 anos de idade: A dose efetiva usual de lamotrigina está entre 100 mg e 700 mg por dia.
Crianças de 2 a 12 anos de idade: A dose efetiva usual de lamotrigina depende do peso corporal da criança. Geralmente está entre 1 mg e 10 mg por cada quilograma de peso da criança, até um máximo de 400 mg por dia.
Transtorno bipolar
Adultos a partir de 18 anos de idade: A dose efetiva usual de lamotrigina está entre 100 mg e 400 mg por dia.
Crianças e adolescentes com 18 anos de idade ou menos: lamotrigina não é recomendado para pacientes com 18 anos de idade ou menos.

Interações medicamentosas

Alguns medicamentos podem afetar o modo de ação de lamotrigina ou aumentar a probabilidade de efeitos colaterais. A lamotrigina também podem afetar o modo de ação de alguns medicamentos. Estes incluem: fenitoína, primidona ou fenobarbital, utilizados no tratamento da epilepsia; risperidona utilizada para tratamento de transtornos mentais; valproato e carbamazepina utilizados para tratar tanto epilepsia quanto os transtornos mentais; rifampicina (antibiótico); medicamentos utilizados para tratar a infecção por HIV (combinação de lopinavir e ritonavir ou atazanavir e ritonavir).

Uso adulto e pediátrico (acima de 2 anos)

Epilepsia
Reações muito comuns: dor de cabeça, erupções cutâneas (exantema)
Reações comuns: agressividade, irritabilidade, cansaço, sonolência, insônia, tontura, tremor, enjoo, vômito, diarreia.
Reações incomuns: ataxia (falta de coordenação dos movimentos musculares), diplopia (visão dupla), visão turva
Reações raras: Síndrome de Stevens-Johnson
Reações muito raras: necrólise epidérmica tóxica (uma forma grave de erupção na pele); anormalidades hematológicas (alterações no exame de sangue); Síndrome de hipersensibilidade (incluindo sintomas como febre, linfadenopatia, edema facial, anormalidades sanguíneas e do fígado, coagulação intravascular disseminada (CID), insuficiência múltipla de órgãos); tiques, alucinações, confusão; testes de função hepática aumentados (alteração nos exames do fígado), disfunção hepática, insuficiência hepática; reações semelhantes ao lúpus
Transtorno bipolar
Reações muito comuns: erupções na pele (exantema), dor de cabeça.
Reações comuns: agitação, sonolência,vertigem (tontura), artralgia (dor nas articulações), dor, dor lombar.
Reação rara: Síndrome de Stevens Johnson.

Este medicamento é contraindicado para crianças com menos de 2 anos de idade. A lamotrigina não deve ser usado durante a gravidez, a menos que, na opinião do médico, o benefício potencial para a mãe justifique qualquer possível risco ao desenvolvimento do feto. Informe seu médico a ocorrência de gravidez durante o tratamento ou logo após seu término. Informe seu médico se você está amamentando.

Este medicamento não deve ser utilizado por mulheres grávidas sem orientação médica ou do cirurgiãodentista.

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do
tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento de seu médico.
“LAMOTRIGINA É UM MEDICAMENTO. SEU USO PODE TRAZER RISCOS. PROCURE O MÉDICO E O FARMACÊUTICO. LEIA A BULA”
VENDA SOB PRESCRIÇÃO MÉDICA. SÓ PODE SER VENDIDO COM RETENÇÃO DA RECEITA.
“LAMOTRIGINA É UM MEDICAMENTO. DURANTE SEU USO, NÃO DIRIJA VEÍCULOS OU OPERE MÁQUINAS, POIS SUA AGILIDADE E ATENÇÃO PODEM ESTAR PREJUDICADAS”
“SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”.

LAMICTAL. Laboratório Glaxosmithkline. Bula do medicamento. Disponível em: http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/index.asp. Acesso em junho de 2017.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Envie sua receita!
Ilustração de um mini mapa com marcador