Carboximetilcelulose
Administração
Uso Oral
Controlado
Sim
Tem uma receita com o Carboximetilcelulose? Cote agora
Indicação
O carboximetilcelulose sódico (CMC) é um éter de celulose obtido pela reação da celulose com hidróxido de sódio, originando a álcali-celulose. Da reação da álcali-celulose com monocloroacetato de sódio obtém-se o carboximetilcelulose sódico (CMC). A celulose é constituída de uma longa cadeia de unidades anidroglucose, sendo que cada unidade contém três grupos de hidroxilas terminais. Através da substituição do hidrogênio dessas hidroxilas por grupos carboximetil, obtém-se o carboximetil celulose sódico (CMC).
Posologia
Como coadjuvante no tratamento da obesidade e tratamento da constipação crônica, é usado na faixa de 2 a 4 cápsulas de 500mg 2 a 3 vezes ao dia, antes das refeições, juntamente com dois copos d’água.
Interações medicamentosas
Não informado
Restrições
O carboximetilcelulose sódico (CMC) apresenta incompatibilidades com goma xantana, ácidos fortes, sais de ferro e outros metais como o alumínio, mercúrio e o zinco.
Reações Adversas
Não informado
Contraindicação
-
Observações
É importante contar com uma boa fermácia de manipulação para desenvolver o seu produto. Clique aqui para encontrar a melhor farmácia de manipulação em São Paulo ou em qualquer região do Brasil, pelo melhor preço.
Bibliografia
Tecnopress, 2002. 2. FERREIRA, A. O. Guia Prático da Farmácia Magistral. 2a edição. Juiz de Fora:
Pharmabooks, 2002. 3. The Merck Index. 13th ed. Whitehouse Station, NJ: Merck & CO., INC, 2001.
Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!
Envie sua receita!