Carbonato de Cálcio Pesado

Administração
Administração

Uso Oral<br>Uso Tópico

Icone princípio ativo controlado
Controlado

Não

Tem uma receita com o Carbonato de Cálcio Pesado? Cote agoraCotar Receita
Indicação

O Carbonato de Cálcio é utilizado como antiácido e em casos de hiperfosfatemia na insuficiência renal crônica, visto que se liga ao fosfato no tubo digestivo, formando complexos insolúveis e reduzindo a absorção de fosfato.

Posologia

O Carbonato de Cálcio é indicado como antiácido, habitualmente em doses de 1,5g ao dia, por via oral. Na hiperfosfatemia na insuficiência renal crônica, 2,5mg ao dia, por via oral em doses fracionadas, podendo chegar até 17g/dia. Uso tópico Externamente utilizado em talco anti-séptico e desodorante: 5%; loção para unhas frágeis: 4g.

Interações medicamentosas

Os antiácidos, incluindo cálcio pode interagir com outras drogas tanto por alterações do pH e também pelo esvaziamento gástrico, como a formação de complexos que não são absorvidos pelo estômago. As interações diminuem com a administração de carbonato de cálcio com 2 a 3 horas de intervalo entre eles.

Uso Adulto

Doses elevadas ou uso prolongado de Carbonato de Cálcio levam a uma hipersecreção gástrica e rebote ácido. Como outros sais de cálcio o carbonato pode causar hipercalcemia, especialmente em pacientes com insuficiência renal ou após altas doses. Alcalose também pode ocorrer devido ao ânion do carbonato.

1. BATISTUZZO, J.A; ITAYA, M; ETO, Y. Formulário Médico-Farmacêutico. São Paulo/SP:Tecnopress, 3a Ed. 2006. 2. SWEETMAN, S.C; et al; MARTINDALE – Guia Completo de Consulta farmacoterapeutica. Barcelona. 2a Ed. 2005.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Envie sua receita!
Ilustração de um mini mapa com marcador