Beta Alanina

Administração
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Uso Oral

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Controlado

Sim

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Indicação

A beta alanina é um aminoácido não essencial produzida pelo organismo. Atua aumentando a concentração de carnosina, uma substância formada por outros dois aminoácidos: alanina e histidina. Os níveis altos de carnosina no organismo revertem os danos que ocorrem na fibra muscular durante o exercício, melhorando a performance e permitindo ao atleta se exercitar por mais tempo.
- Promove o aumento dos músculos (Indicação Principal);
- Para atletas ou praticantes de exercícios físicos intensos;
- Aumenta a força e vigor;
- Previne a fadiga;
- Proporciona maior queima de calorias;
- Ação antioxidante.
Pode ser consumida junto com a creatina – uma pesquisa mostrou que a combinação de 1,6g de beta-alanina mais 5,25g de creatina por dia melhora os índices de resistência cardiorrespiratória de forma mais eficiente do que consumindo somente um deles.

Posologia

Recomenda-se a ingestão de 3,2 a 6,4g/dia, ingerida em até três porções. Atletas que treinam em mais de um período por dia, costumam fracionar o consumo para dividir as reservas, atuação da substância e efeitos do suplemento.Para cápsulas de 750 a 800mg, duas vezes ao dia. Ou a critério do proffisonal prescritor.

Interações medicamentosas

Não foram encontrados relatos de interações de outros medicamentos e alimentos com a beta alalanina.

Uso adulto

Quando utilizada em altas doses (40mg/kg ou 800mg), foram relatados formigamento e leve coceira nos membros e extremidades (pernas, braços, mãos e pés), que se iniciam após 30-60 minutos da ingestão. Esse formigamento não causa malefício a saúde e ocorre devido à alta concentração desse aminoácido no sangue. Geralmente duram de 90 - 120 minutos.
Uma estratégia eficaz para atenuar esse sintoma é distribuir a administração do suplemento em doses menores ao longo do dia.


A beta alanina não é recomendada para mulheres grávidas, pessoas que tomam remédios para problemas cardíacos ou disfunção erétil podem apresentar perigo ao ingerir a beta alanina. Por isso, seu uso não é recomendado sem a indicação e o acompanhamento de um profissional de saúde.

“SE PERSISTIREM OS SINTOMAS, O MÉDICO DEVERÁ SER CONSULTADO”.
Siga a orientação do seu médico ou prescritor, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento.
Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico ou prescritor.

BETA ALANINA. Material técnico Via Farma. Disponível em: http://viafarmanet.com.br/wp-content/uploads/2015/07/BETA-ALANINA.pdf. Acesso em junho de 2017.
FERREIRA, C. C. et al. Atualidades sobre a suplementação nutricional com beta alanina no esporte. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Disponível: http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/534. Acesso em junho de 2017.
PAINELLI, V. S. Metabolismo de carnosina, suplementação de ß-ALANINA e desempenho físico: ATUALIZAÇÃO - PARTE I . Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Disponivel em: http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/539. Acesso em junho de 2017.
PAINELLI, V. S. Metabolismo de carnosina, suplementação de ß-ALANINA e desempenho físico: ATUALIZAÇÃO - PARTE II . Revista Brasileira de Nutrição Esportiva. Disponivel em: http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/539. Acesso em junho de 2017.
SALE, C. et al. Effect of beta-alanine supplementation on muscle carnosine concentrations and exercise performance. Disponivel em: https://link-springer-com.ez89.periodicos.capes.gov.br/article/10.1007/s00726-009-0443-4. Acesso em junho de 2017.

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