Vitaminas para gestantes: vitaminas para o crescimento saudável do bebê

Manter os níveis de vitaminas para gestantes é essencial para o desenvolvimento do bebê e saúde da mãe durante a gravidez. Saiba quais vitaminas você precisa manter em dia nessa fase tão importante da vida.

October 22, 2021
colheres com capsulas de diversas cores

Vitaminas para gestantes fazem parte dos cuidados de uma futura mamãe durante a gravidez. Isso porque os níveis de vitaminas influenciam no desenvolvimento e saúde do bebe, e também da mãe. 

Ao longo da gravidez, nem sempre as mulheres conseguem alcançar os níveis desejados de vitaminas em seu corpo. Afinal, é necessário que o alimento consumido forneça substâncias ao bebê e também à mãe, o que acaba por ser insuficiente em muitos casos. 

É por isso que existem as vitaminas para gestantes, que são substâncias preparadas para complementar a alimentação tradicional de uma futura mamãe. 

Assim, é possível que a gestante possa ter uma dieta equilibrada e que forneça ao seu bebê tudo o que será necessário para um crescimento saudável. 

O único problema disso é que alguns suplementos alimentares não podem ser consumidos por mulheres que estão grávidas. Por conseguinte, é preciso entender ao certo quais são as vitaminas para gestantes que realmente podem fazer parte do dia a dia de uma grávida. 

Ou seja, aquelas vitaminas que fazem mais sentido para as grávidas, pois fornecem as substâncias de que o bebê realmente necessita para crescer com saúde no ventre materno. 

A seguir, será possível analisar corretamente quais são os melhores suplementos vitamínicos para as futuras mamães, entendendo ao certo o que oferece cada uma das vitaminas para gestantes.

Vitaminas para gestantes: engorda? há riscos?

Muitas mulheres fazem muitas perguntas a respeito das vitaminas para gestantes. Afinal, essas vitaminas engordam? E há riscos? Respondendo ao primeiro questionamento, a verdade é que as vitaminas para gestantes não engordam. 

Na verdade, essas vitaminas servem apenas para nutrir a futura mamãe com todas as substâncias necessárias para o seu correto desenvolvimento enquanto gestante, além do desenvolvimento da criança. 

Já em relação aos riscos, o grande problema é ingerir as vitaminas para gestantes por conta própria. 

Como o corpo feminino se torna sensível durante a gestação, é necessário ter cuidados especiais e jamais ingerir qualquer vitamina por conta própria. 

Antes de consumir essas vitaminas para gestantes, portanto, é fundamental passar pelo médico e saber a opinião do especialista a respeito. Lembre-se de que o excesso de qualquer substância no seu corpo pode ser tão prejudicial quanto a ausência.

Vitaminas importantes para gestantes

Ácido fólico

O ácido fólico é uma das substâncias que devem compor a vida de uma gestante desde o primeiro dia de gravidez. 

Na realidade, o ideal seria incentivar o consumo de ácido fólico desde o momento em que a mulher planeja a sua gravidez. Isso acontece pelo fato de o ácido diminuir as chances de a criança desenvolver uma série de doenças. 

O consumo de ácido fólico durante o primeiro trimestre de gestação faz com que a criança tenha um desenvolvimento mais acelerado, tornando a gravidez muito mais saudável. 

Problemas de má formação do tubo neural, por exemplo, podem ser evitados facilmente com o consumo de vitaminas para gestantes que incluem o ácido fólico. 

Além disso, lembre-se de que o ácido em questão pode ser encontrado ainda, além das vitaminas para gestantes, em frutas e verduras. 

Portanto, com uma dieta bem equilibrada e com o uso de vitaminas para gestantes, será possível ver um ótimo desenvolvimento do seu bebê.

Cálcio

A suplementação com cálcio é muito recomendada pelos médicos de todo o mundo. Isso porque, para a correta evolução e para o desenvolvimento pleno da estrutura óssea do bebê, o cálcio é com combustível. 

Sem o cálcio, não será possível que o bebê seja capaz de desenvolver uma estrutura óssea forte e resistente. 

A ausência de cálcio ao longo da gravidez, por conseguinte, leva a problemas como má formação e coagulação do sangue. 

Ademais, o consumo correto de cálcio faz com que a mãe, após o nascimento da criança, tenha um bom estoque de leite materno para fornecer ao seu filho ou à sua filha. 

Há alimentos que fornecem cálcio para as futuras mamães, sendo eles: Leite, queijo, iogurtes e legumes são boas fontes de cálcio. 

Contudo, as vitaminas para gestantes podem dar o complemento ideal para aquelas mamães que não conseguem atingir os níveis desejados de cálcio no organismo apenas com a alimentação. 

Mas, antes de ingerir qualquer vitamina, lembre-se de que é preciso entrar em contato com um médico de confiança e agendar uma consulta. Apenas o profissional de saúde poderá fazer a indicação de vitaminas para gestantes.


Ferro

Ao longo do processo de gravidez, a quantidade de sangue que circula pelo corpo da gestante é muito maior. Nesse momento, portanto, é necessário que o corpo seja capaz de produzir sangue com velocidade e qualidade. 

Para tal, é preciso ter bons estoques de ferro. O ferro até pode ser consumido em uma alimentação padrão, já que está presente em alimentos com nozes, carnes vermelhas, ovos e legumes. 

Contudo, a verdade é que, ao menos durante a gravidez, muitas vezes é necessário que a mulher faça a ingestão de suplementos. A ausência de ferro, em relação ao bebê, pode gerar uma série de problemas. 

Entre os principais é possível citar o nascimento prematuro e o baixo peso, dois fatores que podem dificultar muito a vida da criança. Para evitar isso, o melhor realmente é que a mãe seja capaz de consumir vitaminas para gestantes focadas no ferro.


Vitamina B6

O complexo B possui muitas vitaminas, sendo diversas delas muito importantes para o corpo de uma mulher. Mas, em se tratando de uma gravidez, o melhor é ingerir a vitamina B6

Isso não impede que a grávida possa consumir todas as outras vitaminas, o que, aliás, é muito recomendado. 

A vitamina B6, em todo caso, é a responsável por prevenir a má formação do feto, ajudando ainda no desenvolvimento do sistema nervoso do bebê. Todo o controle hormonal da criança, por exemplo, é fornecido pelas vitaminas B6 ao longo da gestação. 

Além disso, é muito comum que grande parte das mulheres não sejam capazes de adquirir a vitamina B6 em grandes quantidades a partir da sua alimentação. 

Nesse caso, o melhor a fazer é ingerir as vitaminas para gestantes. Porém, novamente é importante citar a importância de apenas consumir qualquer tipo de vitamina ao longo da gestação com o aval do seu médico de confiança.

Onde manipular vitaminas para gestantes?

É possível montar um combo de vitaminas em apenas uma cápsula, o que facilita o consumo. Para isso, você precisa consultar um médico, como ginecologista obstetra ou nutricionista, e solicitar uma receita com a quantidade de cada vitamina que você precisa durante a gestação. 

Com a receita em mãos, basta enviar a foto na nossa plataforma, que a Manipulaê encontra a melhor farmácia para você. Então você faz o pedido e o pagamento de forma segura e online. 

Viu como é fácil cuidar da sua saúde e da saúde do seu baby, clique aqui e cote a sua receita.  


Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Testosterona manipulada: fórmula e dosagem

Testosterona manipulada, saiba tudo sobre ela, desde as fórmulas, até as dosagens e melhores preços nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Resveratrol manipulado: conheça mais sobre

Resveratrol manipulado, conheça seus benefícios, como encontrar e os melhores preços nas farmácias de manipulação do Brasil.

Vanessa Luisa P.P Sollitari