Vitaminas para a terceira idade: conheça as mais importantes

Na terceira idade, é essencial se assegurar de que contenha cada vitamina necessária para o bom funcionamento do organismo.

January 14, 2019
Dois homens e duas mulheres de idade fazendo joia com os dedos

O corpo de um ser humano saudável é uma das obras mais perfeitas da natureza. Porém, em dois períodos da vida, ele é mais frágil e sensível: infância e na terceira idade. Nesses períodos, é essencial se assegurar de que contenha cada vitamina necessária para o bom funcionamento do organismo.

Idosos possuem necessidades de uma alimentação mais equilibrada, pois muitos problemas de saúde típicos dessa fase podem ser evitados com a ingestão de algumas substâncias. O ideal é procurar um médico e conferir com detalhes quais são as necessidades de cada organismo, mas algumas dicas de vitaminas para a terceira idade são infalíveis para qualquer um. Confira.

1. Vitamina B12

Apesar de difícil ingestão para alguns idosos, a vitamina B12 é essencial para a terceira idade. A ausência deste nutriente pode prejudicar a memória, o coração, gerando e acentuar quadros de depressão e ansiedade. Para evitar esses males, mantenha uma dieta rica em alimentos de origem animal, como carnes, ovos e leite.

2. B6

A vitamina B6 possui inúmeros benefícios ao organismo, ajudando a manter a saúde e o equilíbrio interno do corpo, além de ser muito importante contra à depressão, já que essa substância é capaz de formar serotonina, hormônio do bem-estar e do humor.

Para obter a B6, os idosos precisam investir em uma dieta que inclua banana, carnes, peixes, ovos, cereais integrais (como a aveia), cenoura, batata e feijão, pois são fontes em vitamina B6.

3. Cálcio

Outra dica valiosa é o cálcio, mineral essencial para a saúde dos ossos, dentes, em contrações musculares e para a coagulação sanguínea. A deficiência dele pode, inclusive, causar osteoporose. Para prevenir esse mal, inclua em sua refeições: leite e dos seus derivados (iogurtes e queijos), peixes, couve e amêndoas.

4. Vitamina D

Já a vitamina D é primordial para que o organismo absorva o mineral. Um alimento rico nesse quesito são os iogurtes, a gema de ovo e o atum. Além da alimentação, a vitamina D também é formada com a exposição solar. Então tome sol, principalmente nos horários em que sua incidência é menos agressiva: antes das 10h e após as 16h.

5. Ferro

Por fim, o ferro é mais um mineral essencial para uma boa saúde na terceira idade, trabalhando no fortalecimento da hemoglobina. Sua ausência pode até causar anemias. Para ser mais bem absorvido, combine uma alimentação rica em ferro e vitamina C. O ferro pode ser encontrado principalmente em carnes vermelhas, gema de ovo, banana, feijão, grão-de-bico, ervilha, agrião, espinafre, entre outros.

Além desses ingredientes essenciais, listamos também outras vitaminas recomendadas para a terceira idade. Tem para todos os gostos, de frutas e legumes até comidas mais elaboradas.

Potássio: banana, a couve, a laranja, o melão, carnes, leguminosas e batata inglesa.

Vitamina A: fígado, gema de ovo, óleos de peixes, cenoura, espinafre, manga e mamão

Vitamina C: laranja, o caju, kiwi e acerola

Vitamina E: milho, abacate, cenoura e tomate.

Zinco: ostras, camarão, carne de vaca, frango e de peixe, fígado, gérmen de trigo, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os orçamentos das farmácias de manipulação perto de você.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Como diminuir o estresse: quais manipulados podem ajudar

Saiba como diminuir o estresse com o uso de manipulados, quais os medicamentos indicados e seus efeitos

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como aumentar a imunidade com vitaminas

Aumentar a imunidade é uma tarefa um pouco difícil para algumas pessoas que possuem deficiência das vitaminas no organismo, por isso, as vitaminas entram em ação para ajudar.

Roberta Saraiva Giroto Patrício

5 hábitos para aumentar a endorfina e serotonina

A endorfina e a serotonina são conhecidas como hormônios da felicidade, sendo fundamentais para o bem-estar e qualidade de vida mental e física

Vanessa Luisa P.P Sollitari