As vitaminas são uma classe de substâncias orgânicas complexas encontradas em pequenas quantidades em boa parte dos alimentos e a junção com os exercícios físicos faz com que o seu organismo fique cada vez mais forte e saudável.
As vitaminas são uma classe de substâncias orgânicas complexas encontradas em pequenas quantidades em boa parte dos alimentos. No total, são treze vitaminas já isoladas, analisadas, classificadas e sintetizadas e que apresentam recomendação de ingestão. As vitaminas atuam incialmente como reguladoras das funções metabólicas e muitas delas, como as do complexo B, exercem papel fundamental no metabolismo energético para o desempenho físico.
As vitaminas são classificadas em dois grupos:
Em relação a recomendação da ingestão de vitaminas, deve-se limitar a 100% da ingestão dietética de referência (IDR) que é o guia para se determinar as necessidades nutricionais. As recomendações incluem não apenas as ingestões diárias planejadas para a manutenção da saúde, mas também os níveis de ingestão máxima dessas vitaminas para reduzir a probabilidade de lesão decorrente de uma ingestão excessiva.
O aumento do metabolismo energético na prática de atividade física provoca uma necessidade maior de vitaminas do complexo B, isso devido a ação como coenzimas envolvidas na produção de energia para o corpo.
A vitamina C ou ácido ascórbico apresenta múltiplas funções, dentre elas a de ação antioxidante. Quando ingerida dentro das concentrações recomendadas oferece proteção as células saudáveis do nosso organismo contra a ação dos chamados: radicais livres. Além do ácido ascórbico outras vitaminas também desempenham essa função protetora, como a vitamina A e E.
Portanto a atividade física aumenta o metabolismo e consequentemente aumenta a produção de radicais livres potencialmente prejudiciais. No entanto, as defesas normais do organismo associada a uma dieta diária com alimentos ricos em vitaminas antioxidantes e minerais diminui esse estresse oxidativo sem causar prejuízos a saúde.
A menos que o indivíduo tenha deficiência de um determinado nutriente, a suplementação desse nutriente não tem efeitos importantes sobre o desempenho físico e o excesso do consumo também não potencializam os resultados. Vale ressaltar a importância de um acompanhamento nutricional para ajustar o aporte das vitaminas pela alimentação e avaliar individualmente se há a necessidade de suplementação.
Caso tenha uma receitas em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os orçamentos das farmácias de manipulação perto de você.
Nutricionista formada e atualmente pós graduanda na especialização em Fisiologia do Exercício Aplicada a Clínica pela UNIFESP. Acredito em uma nutrição real, simples, saudável e possível para todos. Meu objetivo é auxiliar cada paciente em um processo individual e com uma visão integrativa: promovendo saúde, oferecendo autonomia e traçando metas/objetivos alcançáveis.