Tempo de leitura: 4 minutos
11 de maio de 2023

Antes de nos aprofundarmos no assunto vitaminas para engordar, precisamos deixar clara a diferença entre ganhar peso e engordar. 

A palavra “engordar” refere-se ao ganho de gordura, enquanto o ganho de peso pode acontecer com ganho de gordura ou com ganho de massa muscular (hipertrofia). Inclusive, é possível ganhar peso, aumentando a massa muscular e diminuindo o peso total da gordura do corpo. 

Então, na maioria das vezes, as pessoas que costumam dizer que precisam engordar, precisam, na verdade, aumentar o peso por meio da hipertrofia. 

Contudo, existem casos em que o percentual de gordura do corpo está realmente muito baixo (geralmente 13%) e há a necessidade de ganhar gordura (engordar), uma vez que um percentual de gordura tão baixo pode trazer danos à saúde. 

Para ambos os casos (engordar ou ganhar massa muscular), os suplementos e vitaminas são aliados, potencializando os efeitos da dieta e dos treinos. 

Como ganhar peso de forma saudável 

A maioria dos casos das pessoas que dizem querer engordar querem, na verdade, ganhar massa muscular (hipertrofia), sem ganhos relevantes de gordura. 

Para isso, é necessário realizar treinos de força (musculação, por exemplo) com intensidade, aumentar consumo calórico (ingerir mais calorias do que se gasta) e fazer o uso de alimentos saudáveis e funcionais

Leia também: TOP 26 Melhores alimentos funcionais e fitoterápicos

Esse processo não é fácil: os treinos devem ser intensos, as quantidades de comidas ingeridas aumentam muito e o fator tempo tem grande relevância. 

Muitas pessoas acabam se perguntando como ganhar massa muscular rápido porque querem acelerar o processo, mas é preciso lembrar que não existem milagres, mas sim alguns aliados que podem potencializar os resultados.

Antes de mais nada, você deve procurar um nutricionista, para que esse profissional avalie o seu caso e monte uma dieta com a melhor estratégia, unindo alimentação e suplementação vitamínica, a fim de que você alcance os seus objetivos. 

Como montar uma dieta para engordar 

Como mencionamos acima, percentuais de gordura abaixo do recomendado podem trazer vários danos à saúde, além de algumas dificuldades. 

Mulheres com percentual de gordura abaixo de 17%, por exemplo, podem ter dificuldade para ovular e, consequentemente para engravidar; podem passar a não menstruar e as chances de ocorrência de abortos espontâneos e má formação fetal aumental. 

O baixo percentual de gordura também pode aumentar as chances de distúrbios alimentares e problemas ósseos. Por isso, é comum que pessoas, principalmente atletas, que apresentam percentual de gordura muito baixo, precisem reverter esse número por uma questão de saúde. 

Então, surge a dúvida: como engordar de forma saudável? 

Para isso, é indispensável fazer uma dieta para engordar, visando aumentar a quantidade de gordura corporal. Como o objetivo é melhorar a saúde, não faz sentido aumentar, de maneira desenfreada, o consumo de alimentos gordurosos e danosos à saúde. 

O ideal é aumentar o consumo calórico, aumentando o consumo de carboidratos de qualidade (arroz, feijão, raízes, massas integrais), fazendo a ingestão de alimentos saudáveis, porém mais calóricos, além de nutrientes e suplementos. 

Em alguns casos, o baixo percentual de gordura se dá por alguma questão emocional, que levou à perda do apetite. Para isso, existem algumas vitaminas para abrir o apetite que costumam ser prescritas por profissionais habilitados. 

Também há a possibilidade de usar suplementos, vitaminas e remédios para auxiliar nesse processo. 

Suplementação e vitaminas para engordar (ganhar peso)

Existem uma gama de suplementos e vitaminas que auxiliam na jornada para hipertrofia. Estima-se que, para haver o ganho de 1 kg de peso, deve-se ingerir cerca de 8000 calorias. Muito, não é mesmo? 

Muitas vezes, somente pela alimentação, não é possível alcançar os resultados desejados, principalmente em quem tem pouco apetite ou simplesmente não consegue comer grandes quantidades de comida. 

Além disso, para o ganho de massa muscular, é preciso manter uma ingestão alta de proteínas, o que dificulta ainda mais o processo para quem come pouco. O uso de suplementos e vitaminas é uma estratégia inteligente para esses casos. Confira abaixo quais são os principais!

Whey Protein 

O whey protein é um dos melhores suplementos, com comprovação científica, para o ganho de massa muscular. É feito a partir da proteína do soro do leite e existem três tipos de whey: isolado, hidrolisado e concentrado. A principal diferença entre eles é a concentração de proteína. 

Ele facilita a hipertrofia (ganho de massa muscular), além de auxiliar no emagrecimento (perda de gordura). Geralmente, uma dose de whey tem cerca de 24g de proteína. Você pode adicionar esse suplemento no preparo de outros alimentos ou mistura-lo em shakes e vitaminas. 

Creatina 

A creatina é um suplemento que promove a força e resistência muscular. Aumentando a força física, faz com que você consiga aumentar também sua carga durante os treinos, o que é positivo para o processo de ganho de massa magra. 

Além disso, é um suplemento que apresenta efeitos satisfatórios por conferir mais energia, melhorar a cognição, a concentração, o combate à fadiga e acelerar a recuperação dos músculos. 

Vitamina A 

A vitamina A é importante no processo de força e desenvolvimento de músculos e ossos. Além de todos os outros benefícios para a saúde, ela está envolvida na síntese de proteína, o que interfere no reparo muscular. 

Ela também é precursora de alguns hormônios, como a testosterona, que promove o ganho de massa magra. 

Vitamina B 

A vitamina B também está envolvida no processo de síntese proteica. As vitaminas do complexo B promovem crescimento e reparação muscular. Além disso, estudos apontam que, quanto mais proteínas ingerimos, mais precisamos de vitamina B para auxiliar no metabolismo. 

Vitamina D 

A vitamina D também é uma vitamina fundamental para quem deseja alcançar hipertrofia. Ela promove aumento da força muscular, uma vez que participa da formação das fibras musculares. Além disso, promove regeneração muscular, o que é importante para o ganho de massa magra. 

Vitamina C 

A vitamina C, além de fortalecer o sistema imune (fundamental para quem pratica atividade física), está envolvida na síntese de alguns hormônios anabólicos, que são hormônios que promovem a construção e desenvolvimento dos músculos. 

Remédios 

Como estratégia, alguns medicamentos também podem ser utilizados para o ganho saudável de massa muscular. Um exemplo é o estanozolol, um ativo que não deve ser utilizado sem orientação médica. 

Todos esses suplementos, vitaminas e medicamentos podem ser manipulados em doses adequadas para cada paciente. O maior benefício de utilizar produtos manipulados é que eles são totalmente personalizados de acordo com as suas necessidades (doses, quantidades e forma de consumo). 

Além de serem mais econômicos (na maioria dos casos), também costumam acelerar os resultados justamente porque levam na formulação apenas ativos necessários para o objetivo de cada pessoa.

Por isso, não deixe de falar com o seu nutricionista ou médico sobre a possibilidade de incluir as vitaminas manipuladas para engordar na sua rotina. 

Andressa Santana
CRBM : 5749 - 2ª Região

Biomédica pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atuou, por dois anos, como analista clínica em laboratório de análises clínicas. Atualmente é agente de perícia criminal na Polícia Civil de Pernambuco: foi lotada por quatro anos no Instituto de Genética Forense e hoje trabalha no Instituto de Criminalística de Petrolina.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading