Tempo de leitura: 3 minutos
2 de maio de 2023

A vitamina B6 é uma das vitaminas do complexo B. Ela tem grande importância em diversos processos do corpo humano, funcionando como coenzima em muitas reações bioquímicas do metabolismo, somando mais de 150 ao todo.

Entre essas reações podemos citar, por exemplo, sua importância durante o metabolismo de carboidratos, nos processos de degradação do glicogênio. Também está presente na quebra das proteínas, e em sequência dos aminoácidos, onde é coenzima em reações de quebras de dupla ligações e das funções ligantes das moléculas com nitrogênio e carbono. 

De maneira análoga, participa das quebras de moléculas de lipídios, na dessaturação da molécula. Além de ser antioxidante, é comprovada a atuação da vitamina B6 no sistema imunológico, sendo conhecida por prevenir doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas e câncer.

Vitamina B6: para que serve 

Apesar de parecer só mais uma vitamina do complexo B, a vitamina B6 é responsável pela manutenção do nível de energia do corpo,  pela saúde da pele e dos olhos, pelo equilíbrio do sistema nervoso, sistema imunológico e sistema hepático e muito mais. Confira abaixo como a vitamina B6 atua em diferentes funções vitais do corpo humano.

Saúde neurológica: participa de produção de neurotransmissores como serotonina, dopamina, epinefrina, norepinefrina e GABA.

Na hemoglobina: sua presença na molécula permite uma maior afinidade da hemoglobina ao oxigênio.

Expressão genética: a quantidade de B6 irá determinar o quanto alguns genes devem ser transcritos, por exemplo, para a produção de albumina.

Tratamento para diabetes: estudos recentes indicam que a vitamina B6 é benéfica para o tratamento de neuropatia periférica diabética. O comprometimento da secreção de insulina e glucagon pelo pâncreas está associado às deficiências de vitamina B6.

A terapia de transplante renal: a vitamina B6 pode ajudar tanto no melhor desempenho do órgão transplantado, como na diminuição da rejeição por modular os fatores de inflamação crônica, interleucinas e interferons.

Na Imunidade: A vitamina B6 desempenha um papel fundamental na produção de linfócitos T e interleucinas. Sua deficiência leva a uma diminuição da imunidade, podendo inclusive levar à inflamações crônicas.

Catabolismo do triptofano: o triptofano é um poderoso anti-inflamatório, pois ele reage com moléculas que iriam formar fatores de inflamação, impedindo que isso ocorra. Acontece que o triptofano depende da vitamina B6 para sua funcionalidade.

Tratamento de náuseas e vômitos durante a gravidez: Além da necessidade das gestantes por vitamina b6 ser maior devido às duplas necessidades gestante/ bebe, a vitamina auxilia o fígado a neutralizar todos os produtos metabólicos associados aos enjoos, diminuindo também as tonturas e vertigens.

Leia também: Vitaminas para gestantes: saiba quais são importantes para o crescimento saudável do bebê

Vitamina B6 no combate às doenças cardiovasculares

Além de todas as funções mencionadas aqui em cima, algumas pesquisas recentes demonstraram a capacidade que a vitamina possui de reduzir a inflamação no corpo, influenciando a atividade de células específicas e de seus componentes, como as proteínas sensoriais. 

Dessa maneira, a vitamina B6 contribui para o controle da pressão arterial e de fatores de coagulação do sangue, garantindo a saúde do sistema cardiovascular e efetividade plaquetária.

Estas questões são importantes e muito abordadas em planos implementados em políticas de saúde pública, dada a alta demanda nos tratamentos e crescente número de casos relacionados a estas complicações.

Como consumir vitamina B6

Como a vitamina B6 não é produzida por seres humanos de maneira autossuficiente, o ideal é que seja feita uma suplementação na dieta. A ingestão diária recomendada pela OMS de vitamina B6 para adultos é de 1,3 a 1,7 mg por dia.

Uma das formas mais fáceis de consumir essa vitamina é por meio de uma alimentação saudável. Alguns alimentos que contêm vitamina B6 são:

  • Cereais;
  • Peixes; 
  • Fígado;
  • Batatas;
  • Leguminosas;
  • Nozes;
  • Banana;
  • Abacate;
  • Gema de ovo;
  • Grãos integrais;
  • Pães e cereais fortificados.

Suplementação com vitamina B6

A suplementação com vitamina B6 é altamente recomendada porque traz inúmeros benefícios como os vistos acima no artigo, além de poder ser manipulada com outros compostos e princípios ativos que ajudam no desempenho do seu organismo. 

Feitas de maneira totalmente personalizada, as fórmulas manipuladas que levam vitaminas em sua composição são uma ótima opção para fornecer ao seu corpo tudo o que ele precisa para ter saúde.

Um nutricionista poderá prescrever uma receita de suplementação manipulada levando em conta todas as suas características, necessidades e restrições. Por isso, não deixe de agendar a sua consulta para entender como incluir essas fórmulas na sua rotina.

Leia mais: Manipulação de vitaminas do complexo B: quais são e para que servem

Se você já passou com um nutricionista e já tem uma receita para o seu manipulado, agora você não precisa mais perder tempo fazendo orçamento em várias farmácias de manipulação. A Manipulaê é uma farmácia de manipulação online que oferece fórmulas até 30% mais baratas do que a concorrência.

Além de não pagar para receber o seu orçamento, você faz tudo online e, inclusive, escolhe onde vai receber as suas fórmulas. Basta tirar uma foto nítida da receita com vitamina B6 (e/ou outros componentes) prescrita pelo seu nutricionista que nós cuidamos de todo o resto! Envie agora

Fabíola Tavares Lemos
CRBM: 35430

Biomédica habilitada em Análises Clínicas, Pós Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde, mestranda no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp. Atualmente trabalha nas pesquisas do BEST- Laboratório de Biologia do Estresse.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading