Vitamina B12: dicas e curiosidades sobre ela

A vitamina B12 é um dos nutrientes essenciais para a vida humana. O corpo não a produz sozinho e, por isso, precisa ser ingerida corretamente.

home | artigos | vitamina-b12:-dicas-e-curiosidades-sobre-...

January 10, 2019
Imagem Blog

Alguns nutrientes são primordiais para o organismo, pois muitos o corpo  não é capaz de produzir sozinho, como as vitaminas e alguns minerais. No entanto, eles são necessários para que o corpo desempenhe diversas funções e mantenha a saúde em dia. É o caso da vitamina B12.

Entre esses nutrientes essenciais está a vitamina B12, que é um importante componente para manter o equilíbrio e a boa saúde do organismo. Ela faz parte de um grupo formado por oito vitaminas, denominado complexo B.

Em resumo, a vitamina B12, é um micronutriente essencial ao organismo e possui uma característica capaz de se diluir com a água, ou seja, é essencial para manter a funcionamento saudável do corpo, mas não pode ser produzida naturalmente, por isso precisa vir de fontes alimentares.

Como é um micronutriente, as quantidades que o organismo precisa são bastante pequenas, em média, são necessárias 2,4mcg para adultos. Além das ações que ela desempenha no organismo de maneira independente, como formação de glóbulos vermelhos do sangue e manutenção do sistema nervoso. A B12 é essencial para que outros nutrientes atuem corretamente, como é o caso da vitamina B9 (ácido fólico).

O consumo de B12 adequado pode auxiliar na prevenção de doenças cardíacas, de alterações do sistema nervoso além de participar de processos metabólicos, obtendo energia para o corpo.

Da mesma maneira, ingestão indevida (excessiva ou insuficiente) pode causar danos à saúde. A alteração mais conhecida é a anemia por falta de B12, mas uma alimentação hipovitamínica (carente de vitaminas) pode ocasionar outros sinais, como alterações de humor, cansaço e mudanças no metabolismo.

Em geral, não é difícil encontrar produtos fonte de B12, pois a vitamina está presente em carnes, leite e ovos, além de produtos que são industrialmente enriquecidos com ela (como os leites vegetais ou mesmo os de vaca).

Apesar das fontes alimentares serem de origem animal, o nutriente é, na verdade, sintetizado por bactérias, por isso, os alimentos de origem vegetal não possuem a vitamina B12.

Como consumir?

vitamina B12 é produzida por bactérias animais e ingerida por meio de carnes, leite, ovos, entre outras coisas, ou seja, é imperceptível no meio da comida. As plantas, vegetais e frutos só apresentam B12 se forem contaminados pelas bactérias, ou seja, eles não a produzem.

Os humanos também possuem a bactéria responsável pela produção de B12 no intestino também, no entanto, a quantidade é bem reduzida e a localização não favorece a absorção do nutriente.

Para que serve a vitamina B12?

A B12 é primordial para o bom funcionamento das células, principalmente as do sistema nervoso, da medula óssea e do intestino. Diante disso, a vitamina apresenta diversas benefícios ao corpo:

  • Melhora o sono
  • Aumento de disposição física
  • Fortalecimento dos músculos 
  • Auxílio na memória e concentração
  • Protege o coração
  • Reduz dores

Além disso, existem outros inúmeros benefícios. No entanto, não exagere no consumo, pois nada que é consumido em exagero, é benéfico. A vitamina B12, se bem utilizada, é essencial, mas sempre na medida certa.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Conheça quais são as vitaminas importantes para o exercício físico.

Lisandra Matias

Probióticos manipulados: conheça suas funcionalidades e dúvidas

Saiba o que são probióticos e quais são suas funcionalidade, informações sobre os probióticos naturais e como encontrar probióticos manipulados. 

Leticia Saifert Picoli

Florais de Bach: saiba qual é o efeito no organismo

Os florais de Bach, são ativos naturais, extraídos do extrato de flores, que funcionam para equilibrar o lado emocional do corpo e mente.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Envie sua receita de manipulados!
Encontramos os melhores preços para você!