A vitamina B12 é uma vitamina essencial. A mesma pode ser encontrada em alimentos como carne, peixe e laticínios. Também pode ser encontrada em suplementos.
A vitamina B12 é necessária para o bom funcionamento e desenvolvimento do cérebro, células sanguíneas, nervos, dentre muitas outras funções que desempenha.
Ajuda o corpo a produzir energia ao converter carboidratos em glicose. A vitamina B12 é solúvel em água, ou seja, o corpo não a armazena. Como resultado, eles precisam ser reabastecidos regularmente, absorvendo-os dos alimentos.
Essa vitamina também ajuda o sistema nervoso a funcionar de forma eficaz. Trabalhando junto com a vitamina B9 ajuda o ferro a funcionar melhor e ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos saudáveis.
O ácido clorídrico no estômago separa a vitamina B12 das proteínas dos alimentos. A vitamina B12 é então absorvida pelo corpo e combinada com uma proteína produzida pelo estômago chamada fator intrínseco.
A vitamina B12 possui muitos benefícios para a saúde. É conhecida por ajudar a memória, humor, sistema nervoso, níveis de ferro, saúde cardíaca, cabelo, unhas, pele e muito mais.
A vitamina B12 é um fator importante para ajudar o corpo a produzir glóbulos vermelhos saudáveis.
Quando o corpo é deficiente ou tem baixos níveis de vitamina B12, isso pode fazer com que os glóbulos vermelhos se desenvolvam de forma inadequada.
Como resultado, os glóbulos vermelhos tornam-se maiores e de formato irregular. Isso os impede de passar da medula óssea para a corrente sanguínea.
O corpo humano produz milhões de glóbulos vermelhos e essas células não se multiplicam adequadamente sem a vitamina B-12. A produção de glóbulos vermelhos diminui se os níveis de vitamina B-12 estiverem muito baixos, podendo resultar em uma anemia.
A mesma pode causar fraqueza, fadiga e outras doenças ao longo do tempo, porque seu corpo não tem glóbulos vermelhos suficientes para fornecer oxigênio aos órgãos.
Outro benefício da vitamina B12 é que ela pode retardar a atrofia cerebral em idosos.
A atrofia cerebral significa uma redução geral do volume cerebral e também uma perda de neurônios, o que pode causar doenças como Parkinson e Alzheimer, dificultando o funcionamento independente na sociedade.
Estudos mostram que a vitamina B12 pode ajudar no funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, memória, humor e depressão.
A pesquisa concluiu que os pacientes e pessoas na população em geral com depressão têm baixo teor baixo de vitamina B12.
Outros estudos mostraram que a deficiência dessa vitamina leva à memória fraca.
Ainda há debate sobre a extensão de seu impacto, mas a pesquisa mostrou uma conexão entre a deficiência de vitamina B12 e as manifestações neuropsiquiátricas.
Estes incluem depressão, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e mudanças de humor.
A vitamina B12 é necessária para o desenvolvimento da serotonina, que é uma substância química que controla o humor.
A vitamina B12 é conhecida por auxiliar na melhora da pele, do cabelo e da unha. A deficiência da vitamina leva a manchas descoloridas, hiperpigmentação da pele, vitiligo, redução do crescimento do cabelo.
Estudos mostram que a vitamina B12 reduz os níveis de homocisteína no sangue. Este aminoácido está relacionado com o aumento das doenças cardíacas.
Os pesquisadores descobriram que as pessoas com níveis modestamente elevados de homocisteína têm taxas mais altas de ataque cardíaco e derrame.
As pessoas que estão grávidas têm uma dose recomendada de vitamina B12 mais alta, isso porque o composto pode ajudar a prevenir deficiências congênitos graves, como paralisia parcial e crânio não desenvolvido.
Além de manter os níveis adequados de vitamina B12, tomar ácido fólico antes e depois da concepção pode aumentar as chances de uma gestação tranquila.
É encontrada de maneira natural em uma variedade de alimentos de origem animal.
Pode-se obter as quantidades recomendadas de vitamina B12 nos seguintes alimentos: carnes, peixes, aves, ovos, leite e outros produtos lácteos. Os moluscos e o fígado bovino são algumas das melhores fontes de vitamina B12.
Para descobrir se um alimento adicionou vitamina B12, verifique o rótulo de informações nutricionais. Os fabricantes não são obrigados a listar a vitamina B12 no rótulo se um alimento contiver essa vitamina naturalmente.
A deficiência de vitamina B12 pode causar cansaço, fraqueza, dormência e formigamento nos dedos das mãos e dos pés e muito mais.
Os indivíduos com probabilidade de apresentar deficiência de vitamina B12 são idosos que não produzem ácido clorídrico suficiente no estômago para absorver a vitamina naturalmente por meio dos alimentos.
Indivíduos que têm distúrbios digestivos, como doença de Crohn e doença celíaca, bem como pessoas que fizeram cirurgia para perda de peso ou cirurgia gastrointestinal, podem ter deficiência de vitamina B12 devido à absorção diminuída.
Outros indivíduos incluem pessoas que não consomem muitos produtos de origem animal. Os vegetarianos e veganos devem pedir ao seu médico para verificar os níveis de vitamina B12.
O consumo excessivo de álcool também coloca as pessoas em risco de deficiência de vitamina B12.
Quando os níveis de vitamina B12 estão baixos, o corpo não consegue produzir glóbulos vermelhos saudáveis em quantidade suficiente, levando à anemia.
Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para partes do corpo. Sem células suficientes para fornecer oxigênio aos tecidos e órgãos, o corpo não funcionará adequadamente.
Antes de tomar vitamina B12, converse com seu médico ou profissional de saúde e diga a eles sobre quaisquer medicamentos, vitaminas ou suplementos que esteja tomando.
O Manipulaê te ajuda a encontrar a farmácia de manipulação mais perto de você, para você manipular a sua vitamina B12 com segurança e praticidade, tendo a certeza de receber um produto de qualidade.
Basta enviar a foto da sua receita que a nossa plataforma encontra a farmácia de manipulação mais, perto, confiável e mais econômica para você! Cote a sua receita com as melhores farmácias.
Nutricionista – Centro Universitário São Camilo Pós graduada em Nutrição Pediátrica- IPGS