Vitamina B12: para que serve e quais os benefícios?

Existem diversas vitaminas de que você precisa para manter o corpo e a mente saudáveis. Uma importante é a vitamina B12. A mesma está envolvida desde a produção de glóbulos vermelhos até o crescimento das unhas.

October 26, 2021
peixes, queijos e frutas do mar em cima de uma mesa com vitamina b12

A vitamina B12 é uma vitamina essencial. A mesma pode ser encontrada em alimentos como carne, peixe e laticínios. Também pode ser encontrada em suplementos.

A vitamina B12 é necessária para o bom funcionamento e desenvolvimento do cérebro, células sanguíneas, nervos, dentre muitas outras funções que desempenha.

Ajuda o corpo a produzir energia ao converter carboidratos em glicose. A vitamina B12 é solúvel em água, ou seja, o corpo não a armazena. Como resultado, eles precisam ser reabastecidos regularmente, absorvendo-os dos alimentos.

Essa vitamina também ajuda o sistema nervoso a funcionar de forma eficaz. Trabalhando junto com a vitamina B9 ajuda o ferro a funcionar melhor e ajuda o corpo a produzir glóbulos vermelhos saudáveis.

O ácido clorídrico no estômago separa a vitamina B12 das proteínas dos alimentos. A vitamina B12 é então absorvida pelo corpo e combinada com uma proteína produzida pelo estômago chamada fator intrínseco.

Benefícios da vitamina B12

A vitamina B12 possui muitos benefícios para a saúde. É conhecida por ajudar a memória, humor, sistema nervoso, níveis de ferro, saúde cardíaca, cabelo, unhas, pele e muito mais.

Saúde do Sangue

A vitamina B12 é um fator importante para ajudar o corpo a produzir glóbulos vermelhos saudáveis.

Quando o corpo é deficiente ou tem baixos níveis de vitamina B12, isso pode fazer com que os glóbulos vermelhos se desenvolvam de forma inadequada.

Como resultado, os glóbulos vermelhos tornam-se maiores e de formato irregular. Isso os impede de passar da medula óssea para a corrente sanguínea.

O corpo humano produz milhões de glóbulos vermelhos e essas células não se multiplicam adequadamente sem a vitamina B-12. A produção de glóbulos vermelhos diminui se os níveis de vitamina B-12 estiverem muito baixos, podendo resultar em uma anemia.

A mesma pode causar fraqueza, fadiga e outras doenças ao longo do tempo, porque seu corpo não tem glóbulos vermelhos suficientes para fornecer oxigênio aos órgãos.

Pode prevenir a perda de memória

Outro benefício da vitamina B12 é que ela pode retardar a atrofia cerebral em idosos.

A atrofia cerebral significa uma redução geral do volume cerebral e também uma perda de neurônios, o que pode causar doenças como Parkinson e Alzheimer, dificultando o funcionamento independente na sociedade.

Melhora o humor e sintomas de depressão

Estudos mostram que a vitamina B12 pode ajudar no funcionamento do cérebro e do sistema nervoso, memória, humor e depressão.

A pesquisa concluiu que os pacientes e pessoas na população em geral com depressão têm baixo teor baixo de vitamina B12.

Outros estudos mostraram que a deficiência dessa vitamina leva à memória fraca.

Ainda há debate sobre a extensão de seu impacto, mas a pesquisa mostrou uma conexão entre a deficiência de vitamina B12 e as manifestações neuropsiquiátricas.

Estes incluem depressão, transtorno obsessivo compulsivo (TOC) e mudanças de humor.

A vitamina B12 é necessária para o desenvolvimento da serotonina, que é uma substância química que controla o humor.

Auxilia na melhora da pele, cabelo e unha

A vitamina B12 é conhecida por auxiliar na melhora da pele, do cabelo e da unha. A deficiência da vitamina leva a manchas descoloridas, hiperpigmentação da pele, vitiligo, redução do crescimento do cabelo.

Reduz risco de doenças cardíacas

Estudos mostram que a vitamina B12 reduz os níveis de homocisteína no sangue. Este aminoácido está relacionado com o aumento das doenças cardíacas.

Os pesquisadores descobriram que as pessoas com níveis modestamente elevados de homocisteína têm taxas mais altas de ataque cardíaco e derrame.

Previne doenças congênitas

As pessoas que estão grávidas têm uma dose recomendada de vitamina B12 mais alta, isso porque o composto pode ajudar a prevenir deficiências congênitos graves, como paralisia parcial e crânio não desenvolvido.

Além de manter os níveis adequados de vitamina B12, tomar ácido fólico antes e depois da concepção pode aumentar as chances de uma gestação tranquila.

Quais alimentos fornecem vitamina B12?

É encontrada de maneira natural em uma variedade de alimentos de origem animal.

Pode-se obter as quantidades recomendadas de vitamina B12 nos seguintes alimentos: carnes, peixes, aves, ovos, leite e outros produtos lácteos. Os moluscos e o fígado bovino são algumas das melhores fontes de vitamina B12.

Para descobrir se um alimento adicionou vitamina B12, verifique o rótulo de informações nutricionais. Os fabricantes não são obrigados a listar a vitamina B12 no rótulo se um alimento contiver essa vitamina naturalmente.

Deficiência

A deficiência de vitamina B12 pode causar cansaço, fraqueza, dormência e formigamento nos dedos das mãos e dos pés e muito mais.

Os indivíduos com probabilidade de apresentar deficiência de vitamina B12 são idosos que não produzem ácido clorídrico suficiente no estômago para absorver a vitamina naturalmente por meio dos alimentos.

Indivíduos que têm distúrbios digestivos, como doença de Crohn e doença celíaca, bem como pessoas que fizeram cirurgia para perda de peso ou cirurgia gastrointestinal, podem ter deficiência de vitamina B12 devido à absorção diminuída.

Outros indivíduos incluem pessoas que não consomem muitos produtos de origem animal. Os vegetarianos e veganos devem pedir ao seu médico para verificar os níveis de vitamina B12.

O consumo excessivo de álcool também coloca as pessoas em risco de deficiência de vitamina B12.

Quando os níveis de vitamina B12 estão baixos, o corpo não consegue produzir glóbulos vermelhos saudáveis ​​em quantidade suficiente, levando à anemia.

Os glóbulos vermelhos transportam oxigênio para partes do corpo. Sem células suficientes para fornecer oxigênio aos tecidos e órgãos, o corpo não funcionará adequadamente.

Antes de tomar vitamina B12, converse com seu médico ou profissional de saúde e diga a eles sobre quaisquer medicamentos, vitaminas ou suplementos que esteja tomando.

Onde manipular vitamina B12?

O Manipulaê te ajuda a encontrar a farmácia de manipulação mais perto de você, para você manipular a sua vitamina B12 com segurança e praticidade, tendo a certeza de receber um produto de qualidade.

Basta enviar a foto da sua receita que a nossa plataforma encontra a farmácia de manipulação mais, perto, confiável e mais econômica para você! Cote a sua receita com as melhores farmácias.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Extrato de acerola: vale a pena manipular?

O extrato de acerola é muito conhecido por ser útil no combate às doenças do dia a dia, mas o que muitos não sabem é quanto vale a pena manipular.

Kathy Ortiz Brianesi

Vitamina K: para que serve e diferenças entre elas

Descubra tudo sobre a vitamina K, desde onde encontrar a quantidade recomendada. Além disso, vamos lhe ajudar a encontrar o melhor preço.

Camilla Moraes

Vitamina B12 manipulada: como tomar

A vitamina B12 manipulada possui diversos benefícios para o organismo, descubra como tomar, onde comprar e os melhores preços nas farmácias de manipulação.

Camilla Moraes