Vitamina B e sua ação no organismo

A vitamina B é essencial para o organismo e traz inúmeros benefícios quando consumida. Elas são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional.

April 03, 2019
imagem de diversos tabletes amarelos um em cima do outro

A vitamina B é essencial para o organismo e traz inúmeros benefícios quando consumida. Elas são as maiores responsáveis pela manutenção da saúde emocional e mental do ser humano.

No entanto, o organismo não faz reserva de vitamina B, por isso é necessário suprir esse composto essencial diariamente, seja por meio da alimentação ou através de suplementos.

Por isso, trouxemos algumas dicas de quais são os benefícios da vitamina b no organismo e como ela pode auxiliar na saúde mental.

Benefícios da vitamina B no organismo

A vitamina B é uma das maiores responsáveis pela saúde emocional e mental do ser humano, sendo fundamental para evitar e tratar casos de depressão e ansiedade. Além disso, ajuda a manter a saúde dos nervos, pele, olhos, cabelos, fígado e boca, assim como a tonicidade muscular do aparelho gastrintestinal.

Facilita a digestão e absorção dos carboidratos, das proteínas e da gordura. No estômago, as vitaminas B estimula a liberação e controle do suco gástrico, ajudando na absorção e digestão dos nutrientes e, dessa forma, aumentando a eficácia de sua dieta. Ainda tem efeito na regulação do apetite.

Se você é um esportista ou praticante de atividades físicas, ou qualquer pessoa que deseja obter o máximo de benefícios da sua dieta, a suplementação com vitamina B normalmente é indicada. Além de tudo isso, a vitamina B também ajuda a manter a saúde da pele e o crescimento do cabelo.

Alimentos com vitamina B

As vitaminas do complexo B estão presentes em diversos alimentos como peixes, levedura de cerveja, fígado, castanhas, abacate e vegetais verdes, como couve e espinafre. São inúmeras as opções onde é possível encontrar a vitamina.

Alguns dos principais alimentos onde é possível encontrar vitamina B:

  • Bife de carne,
  • Fígado,
  • Ovos,
  • Abacate,
  • Banana,
  • Feijão,
  • Espinafre,
  • Leite,
  • Batata,
  • Amêndoas,
  • Levedo de cerveja,
  • Trigo integral,
  • Amendoim,
  • Rúcula,
  • Coração cozido,
  • Salmão cozido,
  • Ostras,
  • Queijo cottage,
  • Grão de bico,
  • Lentilha.

Quais são os sintomas da falta de vitamina do complexo B

Alguns dos sintomas mais frequentes da falta de vitaminas do complexo B no organismo incluem cansaço fácil, irritabilidade, inflamação na boca e na língua, formigamento nos pés e dor de cabeça. Para evitar os sintomas, é recomendado que a pessoa siga uma dieta com alimentos capazes de fornecer essas vitaminas, sendo importante ter orientação de um nutricionista para a dieta seja equilibrada.

Para que serve a vitamina do complexo B

As vitaminas do complexo B servem para regular a produção de energia no organismo, manter a saúde do sistema nervoso, da pele, dos cabelos e do intestino. Além disso, elas são importantes para prevenir anemia e fortalecer o sistema imunológico.

Como se deve tomar o complexo B

É possível encontrar medicamentos de complexo B de diferentes formas. Algumas delas:

  • Comprimido: deve ser tomado com líquido, por via oral. Este medicamento não deve ser partido ou mastigado.
  • Gotas: As gotas devem ser diluídas em água antes da administração por via oral.
  • Xarope: O xarope deve ser tomado sem diluir em água por via oral.

Onde comprar a vitamina B

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