Como a vitalidade influencia na rotina entre pai e filho

Ter uma boa vitalidade entre pai e filho é uma tarefa diária e que vem sendo construída desde o descobrimento da criança na barriga da mãe. É importante manter o relacionamento constante no dia a dia.

August 05, 2021
um pai com suas duas filhas no colo sentados no sofá

A vitalidade entre pai e filho é fundamental para a criança crescer com segurança, confiança, amor próprio e autonomia. Dessa maneira, partindo de casa a educação e criação de um ser humano, tendo um bom relacionamento familiar, ele aprende a ter respeito ao próximo influenciando também, diretamente nas próximas gerações.

A maioria dos conflitos que surgem na relação entre pais e filhos é pela falta de comunicação. É necessário que ocorra principalmente do lado dos pais, a flexibilidade em expor opiniões através do diálogo evitando assim, confusões e questionamentos desnecessários.

Cada fase tem suas peculiaridades e seus desafios, mas, independente de qual fase seja, na infância ou adolescência, ainda assim, a comunicação alinhada é a melhor alternativa.

Aos pais, é necessário priorizar tempo e presença, criando laços afetivos e momentos agradáveis. Para isso, separamos algumas dicas de como manter um relacionamento saudável:

  • Converse bastante

O diálogo é a base de tudo. Se expressar e alinhar quaisquer que sejam as adversidades, regras e até mesmo a exposição da preocupação, promove um bom relacionamento entre pai e filho. Mantendo assim uma vitalidade entre as fases de desenvolvimento da criança.

  • Faça refeições juntos

Nada melhor do que demonstrar por atitudes as boas escolhas alimentares aos filhos. Sente na mesa, reserve esse tempo, converse, mostre que você está interessado em conhecer mais o gosto do seu filho e desfrute desse momento.

Leia também, como fazer o seu filho ter uma alimentação nutritiva.

  • Seja presente

Crie programas ao ar livre por exemplo, mantendo conexão com a natureza e um bom estilo de vida. O esporte ou até mesmo um hobbie, é um dos pontos mais importante para desenvolver e fortalecer um laço na vitalidade entre pais e filho. Assim você irá conhecer mais o seu filho e poder compartilhar experiencias e conhecimento para a criança.

  • Seja exemplo

Atitudes, por vezes, falam mais que palavras. Ter atitudes solidárias e de bom caráter na frente do seu filho, é a base do desenvolvimento da criança em formar o seu caráter e possuir suas próprias virtudes.

  • Dê amor e liberdade

Através de carinho físico, em palavras ou atitudes é possível transmitir o maior sentimento de todos, o amor. A liberdade de escolha é essencial para criar segurança na formação de um adulto, claro que sempre bem orientado e com ensinamento.

Ensinar e educar não é um ato fácil, a vida não tem um manual de instrução, mas é possível que pais e filhos aprendem e evoluam juntos. É justamente esse equilíbrio entre manter o amor e a hierarquia da família com autoridade aos pais que é o grande desafio de oferecer uma boa educação às crianças.

Saúde mental: como os alimentos podem ajudar

Manter uma alimentação balanceada não é somente para ter uma saúde física em dia, o que você come também influencia diretamente na sua saúde mental, memória e concentração.

Há alguns alimentos que podem beneficiar o cérebro. Veja abaixo algumas opções:

  • Óleo de peixe

O óleo de peixe é rico em ômega 3, nutriente muito estudado mundialmente na prevenção de doenças degenerativas. Seu consumo pode ser por meio de cápsulas, mas também manter uma alimentação rica em ômega 3 tem muitos benefícios. Alguns alimentos fontes: linhaça, salmão, atum, amêndoas, etc.

Leia também, vitaminas manipuladas para aumentar a imunidade.

  • Feijão e vegetais verde escuros

Alimentos rico em ferro, vitaminas do complexo B que fornece energia ao corpo e é percussor de acetilcolina, um neurotransmissor utilizado na memória.

  • Oleaginosas

Castanha do Brasil, amêndoas e nozes, por exemplo são ótimas fontes de selênio, um mineral potencialmente antioxidante, que combate os radicais livres formados naturalmente pelo metabolismo, podendo causar inflamação e alterações nas células. Principalmente indivíduos que fumam, ingerem bebida alcoólica e são muito estressados precisam de antioxidantes no combate desses radicais livres.

  • Frutas vermelhas

As frutas vermelhas como morango, framboesa e amora, são fontes de antocianinas, que têm efeito anti-inflamatório e antioxidante, sendo aliadas na saúde cerebral e na memória a curto prazo. Consuma ao menos 2 vezes na semana.

  • Cúrcuma

É uma planta com altas propriedades medicinais, alguns estudos sugerem que ela combate o processo de envelhecimento e algumas doenças como Alzheimer e Parkinson. Ela pode ser usada em pó no tempero de carnes por exemplo, ou em cápsulas em combinação com outros antioxidantes como o gengibre e a canela.

Leia também, os benefícios do açafrão, mais conhecido como cúrcuma.

A junção da alimentação com a vitalidade do laço entre pai e filho estão ligados e se desenvolvendo em todo o período da vida. Por isso, é muito importante sempre transparecer as melhores intenções para os seus filhos.

Caso você tenha uma receita em mãos com vitaminas e suplementos para você e seu filho, a Manipulaê pode te ajudar! Acesse agora nossa plataforma e envie a foto da sua receita, em seguida, recebera os melhores orçamentos das farmácias parceiras, de forma simples, segura e gratuita.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari