Veganismo e a suplementação de vitaminas e proteínas

Veganismo é o estilo de vida que consiste em reduzir ao máximo o consumo e uso de produtos de origem animal.

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June 25, 2021
Mão com capsulas brancas e amarelas, atrás se encontra diversas frutas e legumes como banana, tomate, cebola e pepino

Veganismo é o estilo de vida que consiste em reduzir ao máximo o consumo e uso de produtos de origem animal. Segundo a Vegan Society, é um modo de viver que busca excluir, na medida do possível, todas as formas de exploração e crueldade contra os animais - seja na alimentação, no vestuário ou em outras esferas do consumo.

Já o vegetarianismo busca reduzir o consumo de alimentos de origem animal, sendo mais focado na alimentação. Os dois conceitos são próximos,mas não iguais.

Tanto no veganismo quanto no vegetarianismo, a alimentação sem origem animal é presente. E, por isso, se faz necessário o uso de suplementos, como uma forma de manter as vitaminas na medida certa.

Um exemplo de suplementação é o uso da vitamina B12, a qual é encontrada somente em alimentos de origem animal, e portanto, deve ser suplementada por veganos e vegetarianos.

Selecionamos os principais suplementos para veganos e vegetarianos.

Ômega 3

O ômega 3 é um óleo de origem animal, mas especificamente de peixes. Tem como benefício o correto funcionamento dos olhos, do coração e do cérebro. E, também auxilia na diminuição do colesterol, no controle da pressão arterial, e no alívio dos sintomas da artrite.

Por esses motivos é indispensável para a saúde, é possível manipular o ômega 3 em cápsulas, e consumir todos os dias.

Mesmo para pessoas que não aderiram ao veganismo é interessante o uso de suplementos. Afinal, o consumo de peixes não é diário ou frequente, o que pode causar déficit na saúde.

Vitamina D

A vitamina D é obtida pela exposição diária ao sol, sendo recomendada que seja feita de manhã, antes das 10h, durante um tempo de 15 minutos. Ou, por meio da ingestão de alimentos como ovos, queijo, carnes, peixes e frutos do mar.

Dentre os benefícios da vitamina D podemos citar: aumento da imunidade, regulação da concentração de cálcio e fósforo no organismo. Por isso, cuide dos níveis dessa importante vitamina, evitando o déficit.

Com a rotina de trabalho, pode não ser possível se expor ao sol diariamente. E, uma alimentação equilibrada muitas vezes é difícil. Dessa forma, o uso de suplementos é a solução mais eficaz e prática, mantendo a saúde.

Vitamina B12

A vitamina B12, como mencionado acima, só é encontrada em alimentos de origem animal, como carnes e lacticínios. Logo, não é consumida em uma dieta vegetariana ou vegana.

A vitamina B12 tem como função proteger o sistema nervoso, prevenir anemia, regeneração dos músculos, entre outros benefícios. Portanto, cuide da reposição dessa vitamina com o uso de suplementos.

Leia também, quais os benefícios da vitamina B12 manipulada.

Ganho de massa magra para veganos

Um tema muito debatido é quanto ao aumento da massa magra em uma dieta vegana. Muitos atletas e pessoas adeptas à musculação ouvem que não é possível ter ganho de massa magra sem ingerir proteína animal.

Isso pode ter sido verdade no passado, mas hoje é possível encontrar uma variedade de proteínas vegetais. Assim, ter músculos e um corpo atlético é possível mesmo sem o consumo de alimentos de origem animal.

Proteína de ervilha

A ervilha é uma leguminosa com índice elevado de proteína, sendo uma ótima opção de suplemento vegano. Além de auxiliar no ganho de massa magra, essa opção de proteína auxilia na função renal, melhora a disposição e resistência à insulina.

Essa proteína contém fibras, o que auxilia na sensação de saciedade, favorecendo o emagrecimento.

Proteína de arroz

A proteína de arroz é rica em minerais e aminoácidos, o que favorece o ganho de massa muscular. Além de ser benéfica para o fortalecimento imunológico, para a pele e cabelos.

A combinação da proteína de arroz com a proteína da ervilha é um combo completo para atletas e amantes da musculação.

Além dessas opções de vitaminas e proteínas, é possível manipular outros suplementos. Dessa maneira, a sua saúde permanece em alta. Se alimentar de forma saudável e ter ganhos musculares é possível para todos, inclusive veganos e vegetarianos.

Leia também, como os suplementos podem auxiliar no ganho de massa muscular.

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