Tempo de leitura: 2 minutos
12 de abril de 2023

Valeriana é um medicamento fitoterápico (ou seja, tem origem em plantas) extraído das plantas da família Valerianaceae, muito usada desde antigamente para fazer chás. Seu uso vem ganhando força nos últimos anos, surgindo como uma opção mais natural para combater a ansiedade

É classificada como um fitoterápico ansiolítico, atuando no tratamento do transtorno de ansiedade, problema que acomete o ser humano desde sempre, mas que recentemente vem ganhando mais atenção dos profissionais e da mídia. 

O mecanismo de ação da valeriana consiste no aumento do neurotransmissor GABA na fenda sináptica (área de troca informações via corrente elétrica entre neurônios), o que causa um efeito sedativo, que acalma e diminui os sintomas manifestados por pacientes ansiosos.

Para que serve a valeriana

Como já foi mencionado, a valeriana é utilizada no tratamento dos transtornos de ansiedade e ansiedade generalizada. No entanto, o uso da valeriana pode auxiliar também no combate contra a insônia, que nada mais é do que uma dificuldade para dormir que pode estar relacionada ao excesso de pensamentos e preocupações que surgem ao se deitar.

Leia também: Como reduzir os efeitos da insônia com homeopatia

Por ser um ingrediente natural, a valeriana também tem sido utilizada em tratamentos veterinários, sendo indicada para cachorros e gatos que sofrem com insônia, problemas estomacais ou que têm o hábito de lamber feridas devido ao seu potente efeito calmante.

Vale ressaltar, porém, que nenhum medicamento age sozinho e que, para melhorar os sintomas de ansiedade e de insônia, é fundamental contar com a ajuda de profissionais qualificados e adotar uma mudança do estilo de vida, que pode incluir a prática constante de exercícios físicos e outras medidas.

Como usar a valeriana

A valeriana pode ser encontrada nas mais diversas apresentações. Existem comprimidos de 50 até 225mg e estes podem trazer a valeriana isolada ou junto de outros compostos fitoterápicos. As doses diárias podem chegar até 600mg/dia.

Também é possível incluir a valeriana em fórmulas manipuladas, feitas em farmácias de manipulação de acordo com a receita prescrita por um profissional qualificado que leva em consideração todo o quadro do paciente ansioso.

Esse remédio fitoterápico também pode ser encontrado em chás e outras infusões, uma opção interessante para quem sofre com ansiedade, já que o simples ato de parar o que se está fazendo para preparar um chá também ajuda no processo de relaxamento.

Além disso, existem uma série de medidas comportamentais que podem ser tomadas visando diminuir os sintomas dos transtornos de ansiedade e insônia, como: 

  • Praticar atividades físicas regularmente;
  • Evitar o consumo excessivo de cafeína;
  • Evitar o uso de drogas e de tabaco;
  • Evitar o uso do celular antes de dormir;
  • Ter um local de descanso tranquilo e longe de barulhos e praticar a higiene do sono.

Contraindicações da valeriana

De modo geral, a valeriana é um medicamento seguro, mas seu uso só deve ser utilizado sob prescrição e acompanhamento médico. O uso para gestantes e mães que estão amamentando não é indicado.

Onde comprar valeriana

Caso seu médico indique o uso da valeriana, é imprescindível fazer a escolha de um medicamento de qualidade. A valeriana manipulada é uma excelente opção porque pode ser incluída em formulações com mais de um ativo, sendo que todos são prescritos de acordo com as necessidades e características individuais de cada paciente.

Se você já tem uma receita de valeriana manipulada, aproveite e envie para a Manipulaê! A plataforma tem fórmulas manipuladas até 30% mais baratas do que na concorrência e oferece um serviço que vai desde a cotação, até a entrega do produto à domicílio. Faça sua cotação!

Drogasil manipulação
Serviço de manipulação da Drogasil

Conectamos você a uma rede de farmácias de manipulação certificadas pela Anvisa, oferecendo uma experiência segura e totalmente prática para o orçamento, compra e entrega de fórmulas manipuladas.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading