Tratamentos para depressão: vitamina D e seus efeitos

Muitas pessoas sofrem com a depressão, por isso, separamos algumas vitaminas que auxiliam no tratamento para a depressão e quais são os efeitos das vitaminas no organismo.

May 17, 2021
Mulher de cabelos escuros abraçada com as pernas e feição de triste

Tratamentos para depressão são muito buscados atualmente, afinal, ela é uma doença que cresceu muito nos últimos e já atinge várias ao redor do mundo. Um levantamento feito pela Organização Mundial De Saúde (OMS) mostrou que 121 milhões de pessoas sofrem de depressão ao redor do mundo. Isso é quase três vezes a população da Argentina.

Além disso, a taxa de mortalidade da depressão é de 30%, ou seja, quase 1 em cada 3 pessoas que desenvolvem essa doença acabam morrendo em decorrência dela.

Existem várias formas de tratar essa doença horrível, e acredita-se que alguns nutrientes possam ajudar nesse tratamento e trazer bons resultados para o paciente, entre eles está a vitamina D.

Quais são os tratamentos para depressão?

Diante desse cenário catastrófico, ficamos com a necessidade de tratamentos para depressão. Para entender o tratamento, é importante entender a origem do problema. Segundo a psicóloga Claudia Faria, ela pode ser desencadeada por problemas interpessoais, conflitos internos, bullying ou mesmo deficiência hormonal.

Entre os principais tratamentos, estão a terapia, o acompanhamento psicológico e a medicação, em casos mais graves, a internação pode acabar sendo uma alternativa. No entanto, certos nutrientes podem contribuir com tratamentos para depressão, e um desses nutrientes é a vitamina D.

Relação entre vitamina D e a depressão

Pode parecer loucura, mas a ingestão de vitamina D pode ajudar pacientes no combate à depressão. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Cambridge, em Londres, revelou que existe relação nos tratamentos para depressão com a deficiência de vitamina D.

A pesquisa consistiu em um levantamento com mais de 30 mil participantes, entre eles, pessoas com e sem depressão. Os pesquisadores perceberam que os níveis de vitamina D eram muito menores nas pessoas que tinham essa doença se comparados com aquelas que não tinham.

Deficiência nas funções do corpo

Não é de se estranhar que a vitamina D possa ser útil no tratamento contra a depressão, afinal, ela traz inúmeros benefícios para o corpo. Entre eles, podemos citar: Melhoramento nas funções do cérebro (órgão afetado pela depressão), ajuda no desempenho do sistema imunológico e na prevenção de doenças infecciosas, e também auxilia na saúde dos ossos.

A falta de vitamina D pode causar um mal funcionamento em todas essas partes, e isso pode desencadear sintomas de depressão. Um estudo publicado no Journal of Post-Acute e Long-Term Care Medicine mostra que a deficiência de vitamina D aumenta em 75% o risco de depressão em pessoas com mais de 40 anos.

Por isso, o consumo de vitamina D pode ajudar muito no tratamento da depressão, e a deficiência desse nutriente no organismo pode trazer sérios problemas.

A vitamina D não deve substituir a terapia

Apesar dos benefícios que a vitamina D proporciona para o tratamento da depressão, ela não deve ser um substituto para o tratamento tradicional. Os tratamentos mais indicados para depressão são a terapia e o acompanhamento com um psicólogo. Em casos mais sérios, pode haver medicação ou internação.

A vitamina D é um complemento para o tratamento convencional, e não pode ser usada como um substituto do mesmo.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os orçamentos das farmácias de manipulação da sua região.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Efeitos dos probióticos para imunidade

Para manter a imunidade é importante ter a junção de uma alimentação e com a ingestão de certos probióticos que auxiliaram no processo.

Camilla Moraes

Dramin: para que serve e como usar

O Dramin pode ser muito útil contra tonturas e labirintite, entenda qual a base para construção desse medicamento e se vale a pena o manipular.

Camilla Moraes

Toragesic: para que serve e seus benefícios

O Toragesic é um ativo usado como anti-inflamatório, que auxilia no inchaço da lesão. Evitando assim, um agravamento nas lesões causadas.

Camilla Moraes