farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 4 minutos
29 de janeiro de 2019

O tratamento para calvície vem crescendo cada vez mais na área de cosméticos, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), metade da população masculina sofre com algum tipo de disfunção capilar, sendo a calvície, a principal causa da perda de cabelo nos homens.

Tratamento para calvície com produtos naturais

Se você sofre com calvície, saiba que atualmente existem muitos tratamentos para resolver ou ao menos diminuir o problema. Muitos destes tratamentos, inclusive, podem ser feitos com fórmulas caseiras. Mas lembre-se de consultar seu médico antes de utilizar as preparações indicadas, pois ele orientará de acordo com o seu caso.

Por isso listamos algumas opções de alimentos que podem ser usados como produtos naturais, como:

Alimentos

  • Alho, limão e cebola

Alho, limão e cebola são ingredientes antibacterianos e podem ajudar contra infecções no couro cabeludo. Para aproveitar os compostos ativos desses ingredientes, é necessário extrair o suco e aplicá-lo ao couro cabeludo, deixando em repouso por cerca de 20 minutos e depois enxaguando até eliminar o odor.

  • Leite de coco e cenoura

Um excelente remédio natural usado no tratamento da calvície e perda de cabelo é o leite de coco e cenoura. A cenoura ajuda a fortalecer o cabelo, porque tem vitaminas B6, B12 e antioxidantes, aliás, essas vitaminas brindam também uma aparência mais saudável. Corte duas cenouras, em seguida processe com cerca de 200ml de leite de coco. Passe a mistura ao longo do cabelo e deixe agir meia hora antes de lavar o cabelo como de costume.

  • Vinagre de maçã ou de arroz

Cabelos muito gordurosos podem ser a causa da perda de cabelos e uma solução para combater isso é o vinagre, que pode ajudar a estimular o fluxo sanguíneo no couro cabeludo.Com duas colheres de vinagre de maçã ou de arroz (20 ml), massageie o cabelo com vinagre e deixe repousar durante dez minutos.Para terminar, enxágue com água morna.

  • Azeite com pimenta vermelha

Outra alternativa é azeite com pimenta vermelha. Com uma xícara de azeite de 200 gramas e duas colheres de chá de pimenta vermelha, misture bem os dois ingredientes, logo depois aplique o produto nos cabelos e massageie.

Chás

  • Chá Verde

As propriedades do chá beneficiam muitas áreas do corpo, como o couro cabeludo. O chá verde é muito benéfico como tratamento para a calvície e a perda de cabelo em homens e mulheres, porque auxilia o crescimento do cabelo reduzindo a ação da dihidrotestosterona.

Plantas

  • Babosa

Existem muitas vantagens de utilizar a babosa para o couro cabeludo. Seu gel possui benefícios curativos, hidratantes, umectantes e anti-inflamatórios. É um ótimo aliado no tratamento da calvície porque trata ao mesmo tempo que hidrata o couro cabeludo. Misturando duas colheres de sopa de babosa e uma tigela de água até obter um líquido uniforme, bem dissolvido, passe sobre o cabelo e depois enxágue.

O tratamento para calvície pode começar em qual idade?

Com apenas 17 anos já é possível identificar sinais de calvície. Isso acontece geralmente em casos de pessoas que carregam heranças genéticas e hormonais dos pais. Aos 22 ou 23 anos, dependendo da pessoa, é possível que esteja praticamente nesta idade.

Porém, o mais comum são os casos daquelas pessoas que vão perdendo os cabelos mais devagar, entre 25 a 30 anos. A herança genética nestas situações, são menos presentes e apesar da calvície manifestar-se, ela é bem menos intensa, fazendo com que seja possível realizar um tratamento para resolver o caso.

A genética pode manifestar-se sob dois diferentes aspectos: um, em que o gene provoca a queda permanente do cabelo e outro, em que o gene produz excesso de oleosidade, causa da dermatite seborreica que também derruba os cabelos, embora eles caiam em menor quantidade e mais lentamente.

Os hormônios androgenésicos ou hormônios masculinos, entre eles a testosterona, agem não só diminuindo a produção dos pelos e inibindo a proliferação das células formadoras da haste capilar, mas também na glândula sebácea anexa ao pelo, aumentando a oleosidade. Por isso, quase 90% dos carecas têm pele e couro cabeludo oleosos. Em geral, eles perdem os cabelos mais tardiamente, por volta dos 25 anos, e devem tratar a dermatite para controlar a queda.

O tratamento para calvície, o minoxidil pode ser usado?

O Minoxidil é um produto feito especialmente para pessoas que sonham em ter o cabelo perfeito, uma barba sem falhas e mais volumosa ou acelerar e fomentar o crescimento dos fios de uma só vez.

Testado e aprovado por diversas pessoas em todo o planeta para o tratamento da calvície, o Minoxidil funcionou bem em cerca de 85% dos homens que o utilizaram duas vezes diariamente. Com a utilização frequente, a tendência é que os folículos capilares ganhem maior volume e os ciclos de crescimento do cabelo se tornem mais longos.

Descubra mais sobre os benefícios do monoxidil.

Estudos clínicos comprovam que o produto atua na ampliação da base de desenvolvimento do cabelo, o que retarda drasticamente a queda. A substância também melhora a circulação sanguínea no couro cabeludo, fornecendo fôlego extra e duradouro para a raiz dos cabelos. Assim, pode-se dizer que, na prática, ele atua como um potente vasodilatador de longa duração. Isso significa que o composto aumenta o diâmetro das veias e artérias do couro cabeludo, podendo proporcionar resultados expressivos no crescimento capilar.

Porém, vale a pena ressaltar que a ação do Minoxidil ocorre apenas em folículos vivos. Portanto, caso a calvície do indivíduo esteja em um estado avançado, o produto poderá não proporcionar quaisquer bons resultados, ou irá apenas recuperar uma pequena parte dos cabelos, considerando apenas os que forem provenientes de folículos vivos. Já em folículos mortos, o Minoxidil tende a não apresentar resultados satisfatórios. Assim, pode-se afirmar o referido composto não promove o crescimento de novos fios. Em vez disso, ele nutre os folículos capilares enfraquecidos.

Por onde comprar o minoxidil?

A maneira mais comum de adquirir Minoxidil é por meio de farmácias de manipulação. Porém, a maioria desses estabelecimentos manipula o composto com uma concentração máxima de 2 ou 3% de seu princípio ativo. Já o Minoxidil 5% é uma substância ativa e é contraindicado a pacientes com histórico de hipersensibilidade.

Caso tenha uma receita em mãos, envia para a Manipulaê e recebera os melhores orçamentos das nossas farmácias parceiras de forma rápida, simples, segura e gratuita. Tenha a Manipulaê no seu dia a dia!

logo farmácia de manipulação
Manipulaê
Rede de farmácias de manipulação incorporada pelo Grupo RaiaDrogasil.

Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.

crosstext-align-justify