Topiramato manipulado: o que é e seus benefícios

O Topiramato manipulado é um ativo usado para a prevenção ou redução de ataques epilépticos.

December 19, 2019
duas mãos segurando um pote branco de remédios e com capsulas brancas em outra mão

O Topiramato manipulado é um ativo que auxilia na prevenção e na redução de ataques epliéticos, com isso, os números mais recentes divulgados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), mostram que a epilepsia é uma das doenças neurológicas mais comuns do mundo. A epilepsia é um tipo de transtorno mental crônico que afeta homens e mulheres de todas as idades. Os números de 2017 mostraram que cerca de 50 milhões de pessoas sofrem de epilepsia no planeta. 

Um dos medicamentos utilizados no combate a doença é o topiramato manipulado. Você vai conhecer melhor o medicamento neste artigo, entendendo também, porque ele pode combater outros problemas de saúde.

Para que é indicado Topiramato manipulado?

O Topiramato manipulado é um medicamento aprovado em vários países, na prevenção ou redução da frequência de ataques epilépticos. A epilepsia é uma alteração temporária e reversível do funcionamento do cérebro, que provoca respiração ofegante, desmaios e contrações musculares. Quando não tratada imediatamente, pode levar à morte, tendo em vista que durante uma crise é possível que a pessoa tenha asfixia.

Topiramato manipulado também combate enxaqueca?

Sim. Além do uso no tratamento da epilepsia, o Topiramato manipulado é indicado para a enxaqueca. A dose total diária recomendada contra a enxaqueca é 100 mg/dia, divididos em duas doses. Mas é sempre importante lembrar que a dose deve ser orientada pelo resultado clínico, com o acompanhamento de um profissional.

Efeitos colaterais do Topiramato manipulado

O paciente deve tomar cuidado com os efeitos colaterais do Topiramato manipulado, afinal, efeitos colaterais podem surgir após o uso. Entre os efeitos podemos citar:

  • Diarreia;
  • Perda de peso;
  • Tontura;
  • Formigamento nos braços e pernas;
  • Aumento de sangramento;
  • Perda de apetite;
  • Náusea;
  • Aumento de hematomas;
  • Infecção do trato respiratório superior;
  • Problemas de fala.

Se os efeitos do Topiramato manipulados forem leves, eles podem desaparecer em dias ou semanas. Caso se tornem mais graves ou não desaparecem, o médico deve ser procurado.

O Topiramato manipulado emagrece?

É um medicamento de uso controlado indicado principalmente, conforme explicamos, para a enxaqueca. Porém, vem sendo incorporado nas receitas de compostos para emagrecer. Por conta disso, a farmacêutica Karen Janaina Galina faz o alerta. “O Topiramato manipulado também é indicado para a ansiedade. É por isso que ele pode provocar o emagrecimento. Ao tratar a ansiedade Topiramato manipulado reduz a compulsão e assim, a pessoa come menos por impulso”, explica a profissional.

Como comprar Topimirato manipulado em farmácia de manipulação?

Para comprar o medicamento perfeito, é essencial que o Topimirato seja manipulado e desta forma, feito especialmente para o organismo do paciente que irá utilizar o medicamento.

Se você tem sua receita de fórmulas manipuladas em mãos, faça uma cotação gratuita na Manipulaê e encontre a farmácia perfeita para você! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari