farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 3 minutos
26 de junho de 2023

A taurina é um componente bastante encontrado em bebidas energéticas, mas seus benefícios vão além disso, atuando na formação de músculos e no aumento da disposição. Nesse artigo, você descobrirá por que a taurina pode ser uma adição valiosa ao seu suplemento. 

Taurina: o que é?

Encontrada naturalmente em diversos tecidos do corpo - especialmente nos músculos, coração e sistema nervoso, a taurina é um aminoácido não essencial que desempenha um papel vital no nosso organismo. 

Ela atua em uma variedade de funções fisiológicas importantes, incluindo a regulação do equilíbrio eletrolítico, a formação de sais biliares para auxiliar na digestão das gorduras, a modulação da função imunológica e a proteção dos tecidos contra danos oxidativos. 

Sua estrutura química é semelhante a outros aminoácidos, com a diferença de não ser incorporada às proteínas como os aminoácidos essenciais. Em vez disso, ela atua como um neurotransmissor, desempenhando um papel crucial na sinalização celular e na regulação do metabolismo energético.

Taurina: para que serve e benefícios

A taurina desempenha várias funções benéficas no corpo, como:

  • Regulação da pressão arterial; 
  • Auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos e promovendo um melhor fluxo sanguíneo;
  • Auxilia na neurotransmissão;
  • Efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Esses efeitos podem ter um impacto positivo na saúde cardiovascular, reduzindo o risco de doenças cardíacas.

A taurina também auxilia na neurotransmissão e na modulação da atividade dos neurotransmissores, como o ácido gama-aminobutírico (GABA), o que pode resultar em uma melhora do humor, redução do estresse e maior concentração mental.

Efeito da taurina nos músculos

Além de auxiliar na redução da fadiga dos músculos, a taurina desempenha um papel importante na função muscular porque está envolvida na regulação da concentração de íons de cálcio nas células musculares, o que é essencial para a contração muscular adequada.

Estudos sugerem que a suplementação com taurina pode ajudar a diminuir a produção de substâncias que contribuem para a fadiga durante o exercício intenso, prolongando o tempo de atividade física e melhorando a recuperação pós-treino. 

Esses efeitos tornam a taurina um ingrediente popular em suplementos pré-treino e de recuperação muscular.

Leia também: Quais os benefícios do Whey Protein concentrado?

Quais são os alimentos ricos em taurina?

Obter taurina por meio da alimentação também é uma opção. Alguns alimentos são excelentes fontes desse aminoácido essencial. Carnes como carne bovina, frango e porco são ricas em taurina, assim como peixes como salmão, atum e cavala. 

Laticínios, como leite e queijo, e ovos também contêm quantidades significativas de taurina. Incluir esses alimentos em sua dieta diária pode ajudar a aumentar seus níveis de taurina. 

Além disso, uma alimentação equilibrada e variada, com ênfase em alimentos ricos em proteínas pode colaborar para uma vida mais saudável, aumentando a força muscular e prevenindo doenças cardiovasculares.

Suplementação com taurina de acordo com suas necessidades

A suplementação com taurina pode ser uma ótima opção para garantir níveis adequados desse aminoácido no organismo, especialmente para pessoas que têm dietas restritivas ou dificuldade em obter taurina suficiente por meio da alimentação

A dose recomendada de taurina varia de acordo com a finalidade do uso, como melhora do desempenho atlético, suporte cardiovascular ou recuperação muscular. 

No entanto, vale lembrar que, ao considerar a suplementação, é importante avaliar suas necessidades individuais e objetivos com o auxílio de um médico qualificado que irá fornecer orientações personalizadas sobre a suplementação de taurina.

Uma alternativa interessante é optar pela suplementação manipulada, prescrita por um profissional que leva em conta as características e restrições do paciente para proporcionar um tratamento ainda mais eficaz.

Além disso, a taurina pode ser combinada com outros ingredientes, como cafeína ou aminoácidos de cadeia ramificada (BCAAs), de acordo com as necessidades e objetivos específicos do indivíduo. 

Leia também: Suplementos esportivos: qual escolher?

Taurina manipulada 

Se você quer comprar taurina manipulada para usar como suplemento, possui uma receita prescrita pelo seu médico e está buscando um lugar de confiança para fazer suas fórmulas, conte com a Manipulaê! Basta enviar a sua receita que nós mandaremos um orçamento no seu e-mail.

Depois de fechar o seu orçamento, o seu suplemento com taurina será produzido por uma farmácia de manipulação aprovada pela Anvisa e entregue no lugar de sua preferência. É seguro como você precisa e mais rápido do que você imagina. Envie sua receita!

logo farmácia de manipulação
Manipulaê
Rede de farmácias de manipulação incorporada pelo Grupo RaiaDrogasil.

Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.

crosstext-align-justify