farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 3 minutos
25 de maio de 2020

Os suplementos esportivos são usados para aumentar a força, a resistência e o desempenho nos treinos. Antigamente, mais especificamente na Grécia antiga, os atletas eram influenciados a consumirem carnes e vinhos para desenvolverem o físico e, consequentemente, melhorarem o desempenho em relação a seus oponentes.

Uma grande referência é o Eugen Sandow, um atleta de circo que adotou métodos de exercícios e hábitos alimentares para o seu desenvolvimento muscular no ano de 1900. Após os resultados positivos, outros fisiculturistas seguiram seus passos e passaram a ingerir extrato de carne bovina para acelerar a recuperação muscular.

Atualmente, o uso de suplementos é a solução mais prática para atletas que buscam melhorar o desempenho e aumentar a força e os músculos.

Neste artigo, vamos falar sobre os suplementos esportivos mais procurados, suas vantagens, formas de uso e muito mais. Confira abaixo!

Leia também: Dicas de exercícios para fazer em casa

Melhores suplementos esportivos

Whey Protein

O Whey Protein é o suplemento mais conhecido, principalmente para quem deseja ganhar massa muscular. A sua fórmula contém proteína extraída do soro do leite e seus aminoácidos. Ajudando no ganho de massa, ele recupera os músculos e aumenta a taxa metabólica.

ZMA

Com ação no aumento de hormônios e crescimento muscular, o ZMA é um complexo à base de zinco e magnésio. É indicado ingerir junto com uma fonte de proteína, como o suplemento que falamos anteriormente (o Whey).

BCAA

Outro suplemento para o ganho muscular, o BCAA é formado por três aminoácidos, leucina, valina e isoleucina. Ajudando no ganho de massa, evita o catabolismo e ajuda na recuperação do músculo.

Creatina

A Creatina também é um suplemento muito utilizado pelos atletas. Ela atua na formação do ATP, molécula que armazena energia, sendo a primeira fonte de energia que o corpo utiliza durante a atividade física. A Creatina proporciona mais força, reduz a fadiga e aumenta a massa magra.

Maltodextrina

A Maltodextrina é um tipo de suplemento que fornece o carboidrato necessário para proporcionar mais energia durante o treino. O carboidrato é fundamental para ajudar no aumento de massa, pois funciona como combustível, fornecendo energia para as células e aumentando a captação de aminoácidos pelo músculo.

Vantagens do uso de suplementos na prática de esporte

A ingestão correta e equilibrada de suplementos de acordo com o seu porte físico proporciona ao organismo os componentes nutritivos necessários para facilitar a formação de massa muscular, principalmente para treinos mais pesados. Esses componentes são:

  • Carboidrato;
  • Gorduras;
  • Proteínas;
  • Vitaminas;
  • Fibras;
  • Água.

Qual é o melhor para ganho de massa muscular: BCAA ou creatina?

O BCAA e a creatina são dois suplementos com muitos pontos positivos e negativos.  A creatina é um suplemento que atua no sistema fosfagênio, beneficiando as atividades com curta duração, mas que são realizadas em alta intensidade, como crossfit e musculação. Dessa forma, a creatina dá mais energia para quem está praticando atividade física. O efeito colateral desse suplemento é retenção de líquido, mas nada muito sério.

Diferente da creatina, o BCAA não tem muito efeito na hipertrofia muscular. Este suplemento é mais indicado para quem pratica exercícios de baixa intensidade, como as atividades aeróbicas e, por isso, é mais indicado para pessoas que não querem perder massa muscular.

Como deve ser feita a suplementação esportiva

Apesar de não ser difícil encontrar suplementos para comprar e usar por conta própria, o ideal é que a dose e a recomendação sejam sempre prescritas por um médico ou nutricionista. Isso porque o profissional da saúde irá levar em conta todas as suas características, limitações e necessidades, entendendo quais são as melhores substâncias e quantidades para que você atinja seus objetivos.

Além disso, nunca é demais reforçar que uma boa suplementação aliada à uma dieta saudável é essencial para quem gosta de praticar esportes. A atividade física melhora a qualidade de vida e previne problemas de saúde, mas é preciso ficar atento à forma como os suplementos agem para alcançar os resultados esperados.

Os suplementos alimentares são liberados para consumo e podem ser vendidos livremente, são alimentos com especificidades nutritivas, porém, podem trazer problemas à sua saúde quando consumidos de forma errada.

A ingestão de suplementação em excesso e sem indicação de um profissional de saúde pode trazer danos a saúde, como: sobrecarga renal, desequilíbrio metabólico, intoxicação hepática, aumento de processo inflamatório, redução de peso entre outras complicações.

O Brasil conta com uma regulamentação específica sobre suplementos esportivos, desde julho de 2018, tendo como principal objetivo a padronização dos critérios de informação dos produtos.

Leia também: CFM proíbe chip da beleza e terapias hormonais para fins estéticos

Onde comprar suplementos online

Se você já se consultou com um nutricionista ou nutrólogo e esse profissional prescreveu uma suplementação personalizada para você, a boa notícia é que você não precisa mais perder tempo fazendo orçamento em diferentes farmácias de manipulação.

A Manipulaê é uma farmácia de manipulação online que faz um orçamento para a sua demanda sem que você precise sair de casa. Além disso, as fórmulas costumam ser até 30% mais baratas do que na concorrência. Aproveite e envie sua receita!

Kathy Ortiz Brianesi
CRN 40370

Nutricionista – Centro Universitário São Camilo Pós graduada em Nutrição Pediátrica- IPGS

crosstext-align-justify