Suplementos de energia: como a coenzima Q10 pode ajudar

Ter mais energia e disposição pode ser mais fácil com o uso de alguns suplementos, como a Coenzima Q10. Vamos te explicar como!

September 15, 2021
Mulher flexionando o braço enquanto segura um recipiente com suplementos alimentares liquidos.

Suplementos de energia são procurados por muitas pessoas, como uma forma de ter uma força extra para dar conta da correria do dia-a-dia.

Você também sente que está sem energia ultimamente? Calma! Nem tudo está perdido, vamos te ajudar a descobrir quais são os principais suplementos que a partir de agora, poderão ser seus fiéis aliados.

Confira!

Suplementos de energia: como diminuir a fadiga e o cansaço

Antes mesmo de mostrarmos a você os melhores suplementos de energia temos uma pergunta para te fazer: Você sabe a diferença de fadiga crônica e cansaço?

Se ainda não, vamos te ajudar a entender a diferença, assim ficará muito mais fácil escolher o suplemento ideal para você.

De forma simples, cansaço é um estado físico ou mental que você sente quando faz uma atividade física intensa ou tem dia de trabalho puxado.

Por outro lado, a fadiga é a sensação de cansaço que nunca passa, mesmo depois de uma noite bem dormida.

A fadiga pode causar sintomas como:

Cansaço físico

  • Cansaço físico
  • Sonolência
  • Dores de cabeça
  • Dores musculares
  • Falta de apetite
  • Queda no sistema imunológico

Cansaço mental

Você percebe que não consegue mais se concentrar em atividades do dia-a-dia e seus reflexos ficam mais lentos.

Dentre os sintomas podemos citar:

  • Esquecimento frequente
  • Falta de foco
  • Dor de cabeça
  • Irritabilidade
  • Menor criatividade
  • Sensação de sobrecarga

Cansaço emocional

Aqui ocorrem alterações de humor, você fica desmotivado, mais irritado e até mesmo deprimido.

Sentimentos relacionados ao desânimo e falta de esperança também podem estar presentes nesse tipo de cansaço.

Suplementos de energia: Quais são os melhores?

Uma coisa é certa, a falta de energia e disposição faz parte da vida de qualquer pessoa.

Afinal, são tantas tarefas no dia a dia, como trabalho, estudo, afazeres domésticos, tempo com a família e por aí vai.

O que não é comum é um cansaço frequente, que te impede de realizar atividades simples da rotina, até mesmo aquelas que costuma ter prazer, como a prática de exercícios físicos.

Junta-se a tudo isso a falta de atividade física, que deixa o corpo naturalmente mais preguiçoso e também a má alimentação.

Isso porque a má alimentação leva à carência de nutrientes, que por sua vez leva à falta de energia.

É aí que os suplementos de energia entram em cena. Eles trazem benefícios como:

  • Aumento da produtividade
  • Sensação de bem-estar
  • Ganho de foco e concentração
  • Maior resistência física
  • Melhore da qualidade do sono
  • Maior rendimento das atividades

Conheça alguns suplementos de energia que vão dar um Up na sua rotina.

Coenzima

Nem todo mundo ouviu falar, mas a coenzima é um dos melhores suplementos de energia.

A coenzima Q10 mais conhecida pela sua forma ativa o ubiquinol participa do processo de obtenção de energia dentro da célula.

Podemos considerar até que a coenzima pode ser comparada a função das vitaminas e minerais no organismo, já que ajuda a regular várias funções importantes e nos trazem energia e disposição.

Nós podemos obter coenzima Q10 de duas formas: pela produção que o próprio organismo faz e por meio da suplementação.

Vamos conhecer a partir de agora todos os inúmeros benefícios que essa substância traz.

Benefícios da Coenzima Q10

Melhora a performance nos treinos

Como já dissemos aqui, a coenzima Q10 é essencial para produção de energia dentro das células.

Por esta razão se mostra muito eficaz para melhorar a performance durante a atividade física, além de favorecer a rápida recuperação muscular.

Isso se dá pelo fato de ter ação antioxidante ajudando a combater a ação dos radicais livres produzidos naturalmente pelo corpo durante os exercícios.

A rápida recuperação muscular se dá também pelo fato da COQ10 aumentar a oxigenação que chega ao tecido muscular, o que previne a fadiga muscular.

Combate o envelhecimento celular

Não é à toa que muitas pessoas estão recorrendo à COQ10 para manter a pele jovem e muito mais bonita.

Isso porque além de ser um dos suplementos de energia mais eficientes, sua ação antioxidante ajuda a combater os radicais livres, o que mantém a saúde da pele, prevenindo até mesmo o câncer de pele.

Mantém a saúde cerebral

Não é só para o corpo que a coenzima fornece energia, como também para o cérebro.

Com o passar dos anos, os níveis de COQ10 produzidos pelo corpo diminuem e as células do cérebro ficam mais expostas aos danos oxidativos provocados pelos radicais livres.

Por isso, hoje a suplementação com COQ10 é indicada para manter o cérebro saudável, manter o foco e concentração e prevenir doenças como o Alzheimer e Parkinson.

É amiga do coração

A coenzima tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Essa combinação faz dela uma aliada para melhorar a circulação e oxigenação sanguínea, impedindo o acúmulo de gordura nos vasos sanguíneos.

O que por sua vez, vai contribuir para o controle da pressão arterial, a controlar o LDL conhecido por mau colesterol e manter o coração saudável.

Além disso, no que diz respeito à saúde do coração, a suplementação de COQ10 mantém os níveis de energia das fibras do músculo cardíaco, o que vai manter a função cardíaca em dia.

Todos estes benefícios que este que está entre os melhores suplementos de energia traz, são essenciais para podermos manter o pique e fazer as atividades do dia-a-dia, até mesmo as mais simples.

Afinal, caso o coração venha a funcionar mal ocorre uma queda brusca de energia e consequentemente teremos nossa qualidade de vida comprometida.

Cafeína

Os suplementos a base de cafeína já são muito utilizados por atletas na hora de ganhar uma força extra nos treinos, melhorando assim seu desempenho e resultados.

Isso acontece porque a cafeína tem ação de aumentar a concentração por estimular o sistema nervoso central, o que ajuda a afastar a fadiga.

Essa substância está presente não só no cafezinho do dia a dia como em outros alimentos, entre eles o chá verde, o guaraná e o cacau.

O quanto consumir para ter os efeitos esperados irá depender de cada pessoa, mas no geral recomenda-se o uso de até 400 mg de cafeína para pessoas com nenhum problema de saúde pré-existente.

Mas, o ideal é que você consulte um nutricionista, para saber realmente o quanto você precisa consumir diariamente.

Guaraná

Feito a partir das sementes de guaraná esta é uma opção natural de obter mais energia, pois ele contém cafeína o que aumenta a concentração e o seu foco nas atividades diárias.

Além disso, por estimular o sistema nervoso central traz mais disposição, combatendo a fadiga.

Quando consumido em pó, pode ser misturado a água ou vitaminas, o que, para quem gosta, permite saborear o sabor dessa fruta.

Maca Peruana

Da família do rabanete é originária da Cordilheira dos Andes, a maca peruana ganhou fama por aumentar a libido. Por isso, é conhecida como o “Viagra dos incas”.

No entanto, os benefícios da maca peruana vão além. Um destes benefícios é o ganho de energia que oferece.

Isso se dá graças à quantidade de nutrientes que ela possui como:

  • Carboidratos complexos
  • Aminoácidos
  • Cálcio
  • Ferro
  • Magnésio
  • Ômega 3 e 9
  • Fósforo
  • Potássio
  • Zinco
  • Selênio
  • Vitaminas do complexo B
  • Vitamina C e E (antioxidantes)

Entre os aminoácidos presentes na maca peruana podemos destacar a arginina que ajuda no aumento da imunidade.

O que por sua vez, deixa o seu corpo muito mais resistente. Quanto ao consumo, recomenda-se de 500 a 1200 ml por dia e pode ser encontrada na forma de pó ou cápsulas.

A automedicação nunca é indicada, por isso, procure um médico ginecologista ou nutricionista antes de consumir a maca peruana.

D- Ribose

A ribose ou D-Ribose é um tipo de carboidrato simples, ou seja, de rápida absorção.

O organismo produz D-Ribose em alguns órgãos mas em quantidade suficiente para o trabalho destes órgãos como o coração, cérebro e fígado.

Agora, quando em um ritmo de atividade física intensa as células musculares perdem ATP (Trifosfato de Adenosina), esta é a molécula responsável por armazenar energia em todas as células.

Quando ocorre esta perda das moléculas de ATP vem a fadiga muscular com dores e cansaço.

É aí que a D-Ribose entra como um dos suplementos de energia essenciais para repor as moléculas de ATP e evitar a fadiga muscular.

O que trará uma rápida recuperação muscular, além de garantir quantidade suficiente de energia durante atividades intensas.

Portanto, a D-Ribose pode ser usada antes e depois dos treinos. Ela pode ser encontrada na forma de pó, em bebidas, em barra de cereais, em cápsulas ou até mesmo em gomas.

A quantidade a ser consumida irá variar de pessoa para pessoa, mas no geral sugere-se até 5 gramas por dia.

Maltodextrina

A maltodextrina é um suplemento à base de carboidratos de rápida digestão, por isso leva energia para as células de forma rápida.

Este é o tipo de suplemento que pode ser usado no pré e pós treino ou até mesmo durante o treino.

A quantidade a ser consumida vai variar de acordo com a necessidade individual de cada um, porque deve levar em conta o peso corporal, a dieta que segue entre outros fatores.

Mas no geral recomenda-se uma a três colheres do suplemento misturado a 250 ml de água.

Para uma orientação mais precisa, recomendamos que você agende uma consulta com um nutricionista. Pois, excessos de qualquer manipulado pode ser prejudicial à saúde.

Ômega 3

O ômega 3 é um tipo de gordura com ação anti-inflamatória que ajuda a manter as células cerebrais saudáveis.

Com isso, fica mais fácil manter a concentração e a memória em dia. Além disso, sua ação anti-inflamatória facilita a recuperação muscular pós atividade física, dando a você muito mais resistência.

Assim, não somente para o cansaço físico, mas o mental também é combatido com a utilização desse manipulado.

Creatina

A creatina é um nutriente responsável por produzir energia para ser utilizado pelas células musculares.

Por isso é muito utilizado em atividades que exigem um maior gasto energético como nos treinos de alta intensidade e curta duração.

O que vai ajudar e muito você na hora de aumentar a carga nos exercícios, estimulando mais a parte muscular e consequentemente terá melhores resultados.

De forma simplificada, esse manipulado ajuda não somente a ter mais energia, mas também aumenta a disposição e força durante o treino.

Capsaicina

A capsaicina está presente na pimenta e é a grande responsável pela ação termogênica do alimento o que faz acelerar o metabolismo, fazendo-o gerar mais energia para o corpo.

Além de ajudar a ter mais energia, esse manipulado ajuda no processo de emagrecimento.

Ginseng

O Ginseng é um dos melhores suplementos de energia, com sua ação revitalizante ele ajuda a repor a energia gasta durante todo dia, além de melhorar a concentração e diminuir os níveis de estresse.

O estresse aumenta o cansaço físico e mental, causando irritabilidade e mau humor.

Vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B participam do processo de produção de energia, assim como para fortalecer o sistema imunológico, manter o sistema nervoso saudável e atuar na prevenção da anemia.

Quando a quantidade de vitamina B está em baixa no organismo pode trazer sintomas como:

  • Cansaço
  • Irritabilidade
  • Dores de cabeça
  • Formigamento no corpo
  • Sonolência
  • Esquecimentos

Vitamina D

Essa vitamina ganhou ainda mais destaque nesta fase de pandemia onde todos nós nos vimos obrigadas a ficar mais tempo em casa, e menos expostos ao sol.

A verdade é que esta é realmente uma vitamina essencial para reforçar o sistema imunológico, trazer mais disposição física além de ajudar na absorção do cálcio, deixando os ossos do corpo mais resistentes.

Além de um pouco de sol todos os dias, você pode obter essa vitamina por meio de cápsulas ou gomas.

As gomas são ótimas opções para quem tem dificuldade de engolir cápsulas ou comprimidos.

Laranja amarga

A Laranja amarga é diferente daquela que você costuma utilizar para fazer suco.

O extrato que se retira da casca da laranja amarga tem como ingrediente ativo a sinefrina.

A sinefrina é responsável por acelerar o metabolismo fazendo seu corpo gerar mais energia.

Ferro

O ferro é um importante mineral que participa da produção da hemoglobina.

A hemoglobina leva oxigênio para os tecidos do corpo, como o cérebro e os músculos.

O que irá garantir mais força, energia e concentração para as atividades diárias.

Ganho de energia: Hábitos do bem

Além do consumo dos suplementos de energia de maneira supervisionada por um nutricionista, é importante ter bons hábitos para manter os níveis de energia em alta.

São eles:

  • Boas horas de sono
  • Prática regular de atividade física
  • Manter o cérebro ativo
  • Alimentação de qualidade
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Cuidado com o consumo sem orientação

Como dissemos aqui o consumo dos suplementos de energia devem ser prescritos e orientados por um nutricionista.

Quando consumidos em excesso podem trazer efeitos colaterais como:

  • Sobrecarga renal
  • Insônia
  • Problemas gastrointestinais
  • Intoxicação
  • Competição com outros nutrientes diminuindo a absorção deles pelo organismo.

Faça a sua escolha

Agora que você já sabe quais são os melhores suplementos de energia, escolha viver de forma plena colocando-os em sua rotina.

Lembre-se! Para ter mais energia e disposição de forma saudável não depende apenas do consumo destes suplementos que sugerimos aqui, é importante optar por um estilo de vida saudável.

Só por meio de hábitos saudáveis você terá resultados a longo prazo com o uso dos suplementos de energia.

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