Algumas pessoas costumam dizer que quando a gente envelhece, volta a ser criança novamente. Provavelmente, porque nosso corpo passa por algumas modificações que requerem alguns cuidados específicos.
Além disso, levar um idoso ao médico é tão trabalhoso quanto levar uma criança, não é mesmo? Entretanto, apesar dessas dificuldades, os mais velhos demandam cuidados específicos e alguns tipos de suplemento alimentar para idosos podem ser aliados bastante úteis nessa jornada.
Ao utilizar esse tipo de complemento alimentar para pessoas mais velhas, as chances de infecções, resfriados e alguns outros problemas de saúde podem ser evitados, evitando, por consequência, suas complicações mais graves. Confira abaixo tudo o que você precisa saber sobre o assunto!
É por meio da alimentação que adquirimos muitos dos nutrientes essenciais à saúde do nosso organismo. Com o passar do tempo e o consequente envelhecimento do corpo, algumas demandas aumentam e, em muitos casos, as quantidades mínimas diárias necessárias não são supridas apenas com a alimentação diária.
Nesses casos, a suplementação é uma alternativa interessante e inteligente: ela vai garantir a reposição dos nutrientes que estão em carência de forma a promover o melhor funcionamento do organismo, além de um envelhecimento com saúde e qualidade de vida.
Para estes fins, os nutracêuticos também são uma alternativa eficaz. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.
O ideal é que o idoso passe por um consulta médica e bateria de exames para avaliar quais são suas carências e necessidades e montar o suplemento alimentar mais apropriado para cada caso. Abaixo, selecionamos os principais nutrientes que ajudam a melhorar a saúde do idoso e que costumam ficar deficientes durante a terceira idade. Confira!
Apesar de ser popularmente conhecida como vitamina D, atualmente se sabe que, na verdade, trata-se de um hormônio. A vitamina D pode ser sintetizada pelo nosso organismo por meio da pele em contato com o sol (maior fonte de vitamina D) ou ingerida por meio da alimentação.
Dificilmente, as quantidades diárias necessárias são atingidas por meio da dieta. Por isso, é necessário a exposição à luz do sol ou suplementação de vitamina D.
Como sabemos que, na maioria dos casos, é difícil o idoso se expor à luz do sol diariamente por pelo menos 20 minutos, a suplementação de vitamina D demonstra ser a alternativa mais certeira.
Benefícios da vitamina D:
Outro nutriente importante que deve estar presente em um suplemento alimentar para idoso é a vitamina C. A vitamina C é uma vitamina que não pode ser sintetizada pelo nosso organismo, sendo a alimentação a única fonte de se obter o nutriente.
Benefícios da vitamina C:
Leia também: Vitaminas para a terceira idade: conheça as mais importantes
Na hora de montar um complexo vitamínico para idosos, o cálcio não pode ficar de fora. Ele é o grande responsável pela saúde dos ossos e, com o processo de envelhecimento, os idosos perdem densidade óssea e ficam com ossos mais frágeis.
Benefícios do cálcio:
Um outro nutriente importante para compor o complemento alimentar para idosos é o magnésio. O consumo adequado de magnésio diminui os riscos de AVC, insuficiência cardíaca e diabetes tipo 2.
O magnésio está envolvido em diversas funções no nosso corpo e é o quarto mineral mais abundante no nosso organismo. Por isso, a carência de magnésio pode acabar causando uma série de complicações para a saúde.
Benefícios do magnésio:
O ômega 3 é um tipo de gordura associada a diversos efeitos positivos no nosso organismo. Geralmente, é encontrado em abundância em alimentos que compõem a famosa dieta mediterrânea: peixes, frutos do mar, abacate e azeites.
O ômega 3 ajuda a proteger o corpo contra diversas doenças comuns na terceira idade, como é o caso de doenças cardiovasculares, dislipidemias e doenças cerebrais. Por isso, é interessante conversar com o seu nutricionista ou médico sobre a inserção do ômega 3 no seu suplemento alimentar.
Benefícios do ômega 3:
A anemia por deficiência de ferro, ou anemia ferropriva, é o tipo de anemia mais comum e é muito prevalente em idosos. A melhor forma de prevenir e tratar a anemia ferropriva é fazendo a reposição das concentrações de ferro. Assim, o ferro é um nutriente essencial para compor um suplemento alimentar para idoso.
Benefícios do ferro:
Engana-se quem pensa que a creatina é apenas um suplemento para jovens atletas. Diversos estudos têm demonstrado os benefícios da suplementação de creatina para pessoas de todas as idades e com os idosos não é diferente.
É comum que, com a idade, o corpo vá perdendo massa magra e isso traz alguns danos para a saúde, como a perda de autonomia e mobilidade. A creatina ajuda a conservar a massa muscular e força, além de trazer outros benefícios para a saúde.
Benefícios da creatina:
Os horários ideais para tomar o complemento alimentar podem variar conforme as necessidades e rotina de cada idoso. Alguns nutrientes podem ser melhor absorvidos em determinados horários e, por isso, o melhor horário varia a cada caso.
A creatina, por exemplo, é melhor absorvida quando consumida com uma fonte de carboidrato. Logo, o ideal é tomar creatina no momento de uma refeição rica em carboidrato, como no almoço ou café da manhã.
No caso do ômega 3, o indicado é que ele seja ingerido junto com uma das grandes refeições. De maneira geral, o melhor horário é aquele que for mais prático, facilitando o uso, aumentando a aderência ao tratamento.
Antes de iniciar qualquer tipo de suplementação, o ideal é que o idoso vá ao médico ou ao nutricionista para ajustar o suplemento alimentar às necessidades em questão.
Sabemos que nem sempre é fácil convencer o idoso a comparecer em consultas médicas, mas pode-se usar o argumento de que, quanto melhor estiver o estado nutricional, melhor estará a saúde e menos vezes será necessário ir ao médico.
Ao escolher um suplemento alimentar para o idoso, além de levar em consideração as suas necessidades nutricionais, outras particularidades e limitações devem ser consideradas.
O suplemento alimentar manipulado, além de poder unir todos os nutrientes em deficiência em uma mesma fórmula, tem uma variedade de formas farmacêuticas, o que é ideal para facilitar a adesão do idoso ao tratamento.
Quando se opta por manipular o suplemento, você pode obtê-lo não apenas em comprimidos ou cápsulas, mas também em outras formas, como em pó (que podem ser misturadas em outros alimentos e bebidas), sachês, gomas e até mesmo em bombons de chocolate.
Esse detalhe pode fazer toda a diferença na hora de o idoso se engajar no uso do suplemento alimentar, melhorando a sua saúde e qualidade de vida. Depois de conversar com o seu médico, você não precisa perder tempo procurando por uma farmácia de manipulação confiável.
A Manipulaê é a rede de manipulação parceira da Droga Raia e Drogasil e trabalha com a manipulação de todos os tipos de suplemento alimentar para idosos. Com as melhores matérias-primas do mercado, a Manipulaê é a opção certa para comprar suplementos personalizados com segurança e comodidade. Envie sua receita!
Biomédica pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atuou, por dois anos, como analista clínica em laboratório de análises clínicas. Atualmente é agente de perícia criminal na Polícia Civil de Pernambuco: foi lotada por quatro anos no Instituto de Genética Forense e hoje trabalha no Instituto de Criminalística de Petrolina.