Sono e obesidade: distúrbios do sono podem desenvolver obesidade?

Dizer que distúrbios do sono como insônia, narcolepsia, bruxismo, sonambulismo, distúrbio de movimentos rítmicos e outros, podem causar obesidade seria uma afirmação errônea, mas sim, esses dois fatores podem estar ligados.

foto de dois pés em cima de uma balança

Dizer que distúrbios do sono como insônia, narcolepsia, bruxismo, sonambulismo, distúrbio de movimentos rítmicos e outros, podem causar obesidade seria uma afirmação errônea, mas sim, esses dois fatores podem estar ligados!

Como funciona o Sono

Um sono saudável é dividido em ciclos de atividade cerebral, tendo períodos de maior atividade e de menor atividade. Cada ciclo de sono é dividido em duas grandes fases: O sono REM e o sono NREM. REM é a sigla para um estágio do sono onde há uma movimentação rápida dos olhos (rapid eyes moviment), essa etapa ocorre no início do sono e ao final. O sono N-REM por sua vez é subdividido em 4 estágios e cada um deles é responsável por desempenhar diferentes funções fisiológicas

O sono REM é caracterizado como um sono dessincronizado ele ocorre cerca de 90 minutos após o início do sono sendo marcado pelo movimento rápido dos olhos, oscilações da pressão arterial, alterações na frequência cardíaca e com redução do tônus (relaxamento).

A fase N-REM é caracterizada por um sono sincronizado, quase não ocorrendo movimentação ocular, havendo também o relaxamento muscular e a atividade cerebral predominante é a do sistema nervoso autônomo parassimpático. Este é dividido em 4 etapas e cada uma delas tem suas características específicas.

O que são distúrbios do sono?

Os distúrbios do sono são alterações do comportamento normal de um período de sono. Esses distúrbios podem afetar a quantidade de sono ou a sua qualidade podendo causar inúmeros efeitos sobre o indivíduo, esses distúrbios podem ser responsáveis pelo aumento de estresse, irritabilidade, peso, ansiedade, cansaço e outros. 

A insônia, por exemplo, é um distúrbio muito frequente em crianças, é caracterizado pela dificuldade em se iniciar o sono, mantê-lo constante gerando despertares prematuros e frequentes, além da sensação de um sono não restaurador.

Um exemplo contrário é a narcolepsia, que é caracterizada pelo sono excessivo no período diurno, podendo causar crises de cataplexia (perda de tônus muscular causando queda), alucinações antes de cair no sono e paralisia do sono.

Esses distúrbios podem afetar muito além do comportamento, ele podem afetar o metabolismo dos indivíduos resultando na alteração metabólica de maior ou menor grau.

Obesidade é agravada pela falta de sono?

De acordo com Van Cauter e Knutson, o sono é um  importante modulador da função neuroendócrina no metabolismo de glicose na criança e no adulto. Podendo agravar quadros e predisposição à obesidade. Liu et al, escreveu em 2008, que a diminuição da fase de sono REM está relacionada com o aumento de peso e a obesidade em crianças.

Dessa forma fica claro que os distúrbios do sono podem afetar os indivíduos podendo agravar ou induzir o aumento de gordura corporal. Outro fator agravante, Como escrito por Turco et al. é que a obesidade não gera danos apenas à saúde física. Essa patologia crônica pode afetar todos os aspectos relacionados à sua saúde e qualidade de vida, pondo o indivíduo em uma situação de exclusão.

Sendo assim os indivíduos obesos estão mais expostos à possibilidade de desenvolver transtornos psicológicos como depressão, ansiedade e dificuldade em se encaixar na sociedade. Esse conjunto de fatores podem retroalimentar os distúrbios de sono agravandos-os e por consequência agravando também o quadro de sobrepeso/obesidade.

Mas quer dizer que o corpo gordo é errado?

Não, a Manipulaê não conpactua com a ideia de que um corpor obeso é errado!
Acreditamos que um corpo obeso pode sim ser saudavel fisiológicamente e psicologicamente. Contudo, caso o quadro de sobrepeso ou obesidade esteja desempenhando algum papel negativo em sua saúde, incentivamos a investigação médica e uma intervenção segura, mediada por profissionais responsáveis.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari