Skin care: o que é, rotina, como fazer e produtos manipulados [Parte1]

Neste conteúdo vamos lhe explicar em detalhes tudo sobre o assunto, para não ficar nenhuma dúvida.

mulher com toalha na cabelo, creme no rosto, segurando um pote branco na mão

Apesar de estar super em alta com as blogueiras, o skin care já existe e não é de hoje. Skin care significa "cuidados com a pele". Esses cuidados englobam uma rotina diária, semanal e até mesmo trimestral de ações para garantir esse cuidado especial. Neste conteúdo vamos lhe explicar em detalhes tudo sobre o assunto, para não ficar nenhuma dúvida.

1. Skin care rotina

Existem diversos tipos de rotinas de skin care e vamos detalhar melhor sobre cada uma delas.

Rotinas diárias de skin care

As rotinas diárias de skin care geralmente são divididas em cuidados com a pele ao acordar e antes de dormir.

Ao acordar, o ideal é:

  • Lavar o rosto com sabonete glicerinado ou gel de limpeza. Isso vai tirar os produtos que você passou no skin care antes de dormir. Além de tirar as impurezas, oleosidade e sujeiras da pele formadas durante a noite.
  • Aplicar tonificante ou água micelar. Indicamos a água micelar, sempre sem álcool para não agredir a pele.
  • Passe o seu protetor solar manipulado, desenvolvido próprio para a sua pele. Temos um artigo completo falando sobre o assunto, clique aqui para ler.

Prontinho! Está concluído seu skin care matinal. Se você usa maquiagem, após o protetor pode passar o seu Primer e depois seguir com a base e maquiagem no geral. Mas não se esqueça de passar antes o protetor solar e sua rotina de skin care matinal.

Antes de dormir, ainda em sua rotina diária, é hora de tirar toda a poluição que a sua pele absorveu durante o dia. Também é hora de tirar toda a maquiagem e o protetor solar que passou quando acordou, lembra? Então segue com:

  • Lavar o rosto com sabonete glicerinado ou gel de limpeza. Observação: o sabonete precisa ser só para o seu rosto, não use ele no corpo. É indicado o glicerinado para peles mistas e oleosas, porque ele não tira toda oleosidade da pele, fazendo com que a pele não produza tanta oleosidade para repor.
  • Aplicar a água micelar.
  • Se você faz algum tratamento com mineral 89 ou outro produto, essa é a hora de aplicar.
  • Por último, o hidratante. Observação: você também pode intercalar entre o produto para tratamento em um dia e só o hidratante em outro, dependendo do produto que você utilizar para fazer o tratamento.

Rotinas semanais de skin care

Existem algumas rotinas de skin care que não devem ser feitas todos os dias, mas sim semanalmente. Essas rotinas envolvem:

  • Esfoliação para o rosto com esfoliantes manipulados, próprios para a sua pele.
  • Aplicação de máscaras faciais. O principal objetivo delas é recuperar a vitalidade do rosto e realizar uma hidratação mais profunda. Porém, não é indicado aplicar máscaras todos os dias. Segundo a Cláudia, do blog Beleza na Web, o ideal é aplicar de 15 em 15 dias.

Rotinas mensais de skin care

Para finalizar as rotinas de skin care, temos o período mensal, com a limpeza de pele. Essa limpeza não é indicada diariamente, nem semanalmente, e sim a cada 30 ou 40 dias. Esse é o tempo de renovação da pele. Por isso, precisa de uma limpeza mais profunda.

Agora que você já tem um parâmetro de rotinas de skin care, anote em sua agenda e acompanhe a segunda parte deste post. Vamos falar mais sobre como fazer skin care e falar mais sobre os produtos manipulados para o seu skin care ser realmente eficiente.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação da sua região.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari

8 dicas de como crescer o cabelo mais rápido

Cuidar dos cabelos e barbas são um dos principais objetivos de mulheres e homens nos dias de hoje, por isso, separamos alguns truques e dicas que podem fazê-los crescer o cabelo mais rápido, garantindo todos os nutrientes necessários para os fios.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Minoxidil barba: conhece os efeitos do minoxidil na barba

O Minoxidil se tornou um ativo muito procurado pelos homens, afim de ser uma solução para o crescimento da barba, tornando-a mais bonita e bem fechada.

Vanessa Luisa P.P Sollitari