Só quem sofre com a sinusite sabe o quanto os seus sintomas podem causar desconforto. Caracterizada principalmente pela sensação de pressão na cabeça e pela dor forte na região da testa, essa inflamação é provocada principalmente pelo vírus influenza, que é o vírus da gripe.
Apesar disso, a sinusite também pode surgir quando há o desenvolvimento de bactérias ou fungos nas secreções nasais. Esses microrganismos ficam presos no interior dos seios nasais e causam fortes incômodos.
A sinusite é um problema que pode afetar desde os mais jovens até os mais velhos e que consiste em uma inflamação aguda ou crônica da mucosa da cavidade nasal e dos seios paranasais (regiões formadas por cavidades ósseas que se localizam no nosso rosto).
Na realidade, o termo mais utilizado para se referir a esse problema é rinossinusite, porque a sinusite isolada ocorre muito raramente, sendo mais comum a ocorrência junto de rinite.
O fluxo da secreção mucosa dos seios da face está sempre acontecendo de forma imperceptível, no entanto, alguns processos infecciosos ou alérgicos que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes podem causar a sinusite.
A causa da sinusite, no entanto, é multifatorial e pode estar associada a diversos fatores, como clima, higiene pessoal e do local em que se está, reação do corpo a determinados cheiros e até mesmo desvio de septo.
A sinusite pode aparecer de duas formas:
Os sintomas das sinusite aguda e crônica são praticamente os mesmos, porém variam muito na intensidade. São os mais comuns:
O quadro pode ser antecedido por uma síndrome gripal, além de outros sintomas menos específicos, como dor de cabeça, tosse, alergias de pele, dentre outros. Caso seja feito um exame de Raio-X da face, este demonstrará uma inflamação nos seios da face.
Leia também: Catarro na garganta: por que acontece e como evitar?
É importante ressaltar que o diagnóstico e o tratamento da sinusite só podem ser feitos por um médico, após a realização de exames adequados. O profissional mais qualificado para o acompanhamento de pacientes com sinusite é o médico otorrinolaringologista.
O tratamento da sinusite inclui tanto medidas medicamentosas como comportamentais. Confira abaixo quais são as principais.
Além das medidas citadas acima, também é possível tratar a sinusite por meio de fórmulas manipuladas prescritas por um especialista. Esse tipo de medicação leva em conta todas as suas características individuais e ainda é produzido na quantidade certa para que não haja desperdício.
A homeopatia, por exemplo, é muito utilizada para tratamentos de sinusite e costuma trazer bons resultados, com muito menos efeitos colaterais. Vale a pena conversar com o seu médico sobre a possibilidade de manipular fórmulas para o seu tratamento.
Além disso, agora você já pode comprar fórmulas manipuladas com muito mais praticidade e economia: basta enviar a sua receita para a Manipulaê que nós fazemos tudo 100% online para você!
Agora que você já sabe tudo sobre a sinusite, não deixe de agendar a sua consulta para garantir um tratamento eficaz e saudável.
Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.