Síndrome do ovário policístico: quais manipulados e alimentos consumir

Síndrome do ovário policístico causa muitos desconfortos para as mulheres, por isso, é necessário se alimentar de forma diferenciada. Alguns suplementos podem ajudar a melhorar a qualidade de vida das mulheres que têm SOP. Continue a leitura e saiba mais!

October 22, 2021
imagem de um ovario policistico feito com rosas e algodão

Síndrome do ovário policístico é também conhecida pela sigla SOP. Essa síndrome afeta a qualidade de vida das mulheres, trazendo desconfortos e dores. Uma forma de evitar e/ou diminuir as dores é mudando a alimentação e utilizando suplementos/manipulados. 


O corpo feminino apresenta uma série de especificidades. Um bom exemplo é a síndrome do ovário policístico, uma doença na qual um cisto se forma no ovário. Essa doença se dá por conta de um distúrbio nos hormônios, o que acaba por gerar dores na região do ovário. 


Os cistos criados são, na verdade, diversas bolsas cheias de líquidos. No fim das contas, são essas bolsas que geram as dores em relação às quais as mulheres afetadas tanto reclamam. 


Nessa síndrome é muito comum que a mulher apresente uma série de características, como o excesso no crescimento de pelos pelo corpo. Ademais, um outro efeito da síndrome do ovário policístico é a ausência ou baixa frequência de menstruação. 


Por mais que muitas mulheres reclamem do período menstrual, se trata de um processo natural e necessário para o bem-estar feminino. 


Logo, é preciso que tal processo aconteça. Não se sabe ao certo o que pode causar a síndrome do ovário policístico, apenas que se trata de uma variação anormal em relação aos hormônios femininos. 


Porém, mesmo que a causa do problema de saúde ainda seja pouco conhecida, existem tratamentos eficazes para combater a questão.


Síndrome do ovário policístico: quais alimentos consumir?

Mulheres que possuem a síndrome do ovário policístico devem evitar certos alimentos, assim como aumentar o consumo de outros. 

Esse é um problema de saúde grave, mas com o qual é possível conviver sem maiores dificuldades, desde que algumas ações sejam tomadas. 

Uma dica muito comum fornecida pelos profissionais de saúde é evitar o consumo de açúcar em excesso. 

É necessário ter muito cuidado com os alimentos processados, pois esses contêm açúcares camuflados que podem ser muito perigosos para o organismo. 

Mas, além do açúcar, ainda é preciso evitar:


  • Carboidratos refinados;
  • Carboidratos simples;
  • Refrigerantes;
  • Alimentos processados em geral.


Todos esses alimentos tendem a ser perigosos para as mulheres que possuem a síndrome do ovário policístico. 

Todavia, existem certos grupos alimentares que, ao contrário, ajudam o corpo feminino a controlar melhor os efeitos da síndrome. 

Entre esses alimentos, é possível citar:


  • Fibras, como vegetais;
  • Frutas;
  • Proteínas naturais.


Ao seguir uma dieta rica em alimentos que sejam positivos na luta contra a síndrome do ovário policístico, o problema de saúde ficará controlado. 

Portanto, é essencial que você seja capaz de seguir uma dieta de qualidade.



Carboidratos complexos não são bom para os ovários policísticos


Quem tem a síndrome do ovário policístico não pode consumir carboidratos simples. Contudo, os carboidratos complexos são muito positivos. 


Dessa maneira, é uma boa ideia trocar o arroz branco pelo arroz integral. Da mesma maneira, trocar o pão branco pelo pão integral, pois assim você cuidará melhor da sua saúde.


A síndrome do ovário policístico pode ser controlada com eficácia a partir de uma alimentação correta. Mas, caso você não consiga manter os alimentos indicados de perto, a chance de dor e de problemas maiores passa a crescer. 


Um outro exemplo de substituição que pode ser feita em sua dieta é trocar a batata-inglesa pela batata-doce, fornecendo a ajuda de que o corpo precisa para diminuir o impacto da síndrome do ovário policístico.



Alimentos orgânicos são bons para o ovário policístico


Os alimentos processados devem ser evitados por completo ao seguir uma dieta adequada contra a síndrome do ovário policístico. Dessa maneira, é fundamental evitar molhos prontos, temperos fabricados e qualquer coisa que não seja natural. 


Se você não sabe como algo foi feito, é melhor evitar. Seguindo essa dica simples, a SOP pode se tornar muito menos potente. 

Mas, se os processados não podem compor a sua alimentação, o que você pode consumir? A resposta é clara: alimentos orgânicos, pois são livres de defensivos agrícolas.


Os orgânicos são armas de que o seu corpo necessita para combater os efeitos da síndrome. Na verdade, os alimentos naturais agem como antibióticos em seu corpo, combatendo as inflamações por onde passam. 


Dessa forma, a síndrome do ovário policístico se torna muito menos perigosa e intensa quando a alimentação correta é seguida. 

Por outro lado, caso você não coma de maneira equilibrada, as chances de desenvolver ainda mais a doença tornam-se maiores.


Remédios manipulados contra SOP

A síndrome do ovário policístico é uma doença grave e, assim, não só a mudança na alimentação é o bastante para controlá-la. 

Dessa maneira, existem remédios manipulados que devem fazer o seu papel na luta contra a síndrome. Há um tipo de remédio para cada efeito causado pela SOP, algo que o seu médico de confiança poderá explicar com mais detalhes. 


Assim, é sempre recomendado que o médico seja buscado em caso de sintomas que indiquem a presença da síndrome do ovário policístico. 


Pois apenas o profissional de saúde pode oferecer os melhores cuidados ao seu corpo.


Tratamento para engravidar

A síndrome do ovário policístico pode impedir a gravidez, mas há remédios para conter esse efeito. Como não ocorre a ovulação adequada, o corpo feminino acaba tendo dificuldades de gerar uma criança. 

E, como esse é o sonho de muitas mulheres, essa limitação física pode causar frustrações. Contudo, com o uso de remédios para a ovulação, a tendência é que o caso seja revertido. 

Clomifeno e Metmorfina, por exemplo, são remédios manipulados que aumentam a chance de gravidez para mulheres com a síndrome do ovário policístico.


Leia também: Fertilidade masculina: tratamentos e manipulados.


Onde eu posso manipular os meus medicamentos para SOP?

O primeiro passo é realizar uma consulta com um médico profissional, depois com a receita em mãos, basta enviar a foto para a nossa plataforma, que nós encontramos uma farmácia de confiança para você manipular seus medicamentos. 

Com a nossa plataforma tudo é feito de forma online, o que traz agilidade. Clique aqui e cote a sua receita. 


Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como prevenir o câncer de mama: principais cuidados

Neste artigo iremos falar como prevenir o câncer de mama com cuidados diários, desde alimentação, suplementação e autoexame.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Amamentação: técnicas e manipulados

Ao contrário do que aparece nos filmes e novelas, a amamentação não é algo automático e tão simples, mas sim, algo a ser aprendido pela mamãe e pelo baby. Saiba algumas técnicas e quais manipulados podem ajudar nesse período.

Vanessa Luisa P.P Sollitari