Saúde do homem e a importância na relação entre pai e filho

É muito importante passar todos os cuidados com a saúde do homem, ressaltando a importância de cuidar da saúde mental, corporal e alimentar. E para ajudar ainda mais, trouxemos uma surpresa para você neste material!

três homens sentados no sofá sorrindo

Manter a saúde do homem, é muito importante, começando desde a descoberta da gravidez até o desenvolvimento da vida adulta do filho. Depois do nascimento, contudo, o filho precisa do apoio emocional, psicológico e alimentar. Com isso, a vitalidade é ligada nos três tópicos que citamos anteriormente, com ela, mantemos os três pilares da saúde e bem-estar alinhados.

O que você precisa saber sobre saúde do homem

Uma boa relação entre pai e filho, é fundamental para o desenvolvimento da criança, é uma forma de se sentirem apoiados, tendo afeto, pois quando o filho sente um tipo de carência afetiva, este pode se sentir não ser importante para o pai, fazendo com que o filho se sinta desamparado diante dos desafios diários.

Por isso, o bom relacionamento entre pai e filho deve ter início antes do nascimento da criança e continuar pelos próximos anos. Sempre transparecendo carinho, amor, confiança e responsabilidade.

A boa saúde entre pai e filho, portanto, é fundamental para a segurança, confiança e autonomia no crescimento deles ao longo dos anos, de maneira que ele aprenda a ter respeito ao próximo e a identificar o que realmente importa e influenciar outras pessoas para o lado positivo.

Por isso, se você deseja estreitar ainda mais as relações com o seu filho(a), nós da Manipulaê preparamos um quiz bem interessante e divertido para você descobrir qual pai é você. Respondendo ao nosso quiz, vocês recebem um brinde exclusivo e ganham uma experiência personalizada.

RESPONDA AGORA O QUIZZ PAI DE A A Z

Saúde do homem: como se alimentar bem?

Já a nutrição alimentar, impacta por toda a vida, pois é através de uma boa alimentação que o desenvolvimento se dá de maneira adequada, sendo uma das preocupações diárias na saúde do homem. Não podendo deixar de lado a nutrição de vitaminas e minerais.

Quando o pai tem a preocupação com uma boa nutrição é uma forma de se conectar e criar sentimentos, no sentido de ensinar, qual é a importância do alimento e de possuir uma alimentação saudável, consumindo os nutrientes necessários.

Os benefícios da participação do pai na alimentação de seu filho, são: possuir uma alimentação rica em nutrientes e minerais, fortalece o vínculo entre pai e filho, estimula o consumo de alimentos naturais e frescos, aumenta a confiança no consumo dos alimentos.

Existem alguns alimentos que são essenciais em cada etapa da vida para contribuir na saúde do homem, como:

  • No período da infância, os principais alimentos consumidos são, o leite materno. Na fase do desmame, os pais começam a introduzir alimentos como cereais, carnes, legumes, frutas, verduras e alguns grãos.
  • No período da adolescência, os principais alimentos consumidos são, proteínas derivadas do leite, carnes, carboidratos como pão, macarrão, batata e cereais, legumes, verduras e frutas. Sempre tentando incluir fontes de vitaminas como: vitamina A, E, B6, ácido fólico, cálcio, ferro e zinco.
  • Na fase adulta e terceira idade, os principais alimentos consumidos são, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, sais minerais e fibras. Fazendo um combo de nutrientes e mineiras para manter e aumentar a imunidade e saúde com a correria no dia a dia.

Saúde do homem: como isso impacta em dificuldades hereditárias

Se manter saudável, não está ligado somente a alimentação e nutrição, e sim em cuidar de você mesmo fazendo, como fazer exames todos os meses e passando hábitos saudáveis para os seus filhos.

Evitar hábitos ruins em casa também é uma parte do aprendizado de pai para filho, evitando dividir hábitos como fumar cigarro, bebidas alcoólicas em excesso, alimentos gordurosos, podendo ser uma boa forma de criar seus filhos mais saudáveis e com consciência e limites.

Com isso, nos dias de hoje, os homens estão prezando muito pela saúde intima, prezando por realizar mais exames. De acordo com o Dr. João Brunhara, Urologista e conselheiro da plataforma Omens nos contou que “Para cada idade, existe uma indicação para realizar exames periódicos para indicar precocemente possíveis problemas de saúde.”

Segundo Dr João Brunhara, “Para homens a partir dos 30 anos de idade, já é indicado fazer os exames de sangue, como:

  • Hemograma,
  • Glicemia de jejum,
  • Ureia,
  • Creatinina,
  • TSH,
  • Triglicérides,
  • PCR,
  • Ácido úrico.

Além disso, é indicado fazer a sorologia de HIV e testes ergométricos (sendo o eletrocardiograma em esforço).

Já a partir dos 50 anos, é indicado fazer os exames de PSA anualmente (pesquisa do câncer de próstata) e uma colonoscopia (pesquisa de tumores no intestino), sendo repetida a cada 5 a 10 anos, ou antes dependendo do resultado do exame.”

É muito importante sempre passar com um médico especialista, como um urologista, para ter a certeza que está totalmente saudável, pois é de extrema importância mostrar e explicar para o seu filho como se manter saudável em todas as fases da vida.

Outros fatores que impactam a educação e desenvolvimento dos filhos, são:

  • Mostrar como cuidar do planeta, como é importante ter uma consciência coletiva.
  • Como é importante ter uma relação afetiva, ter a empatia pelo próximo e senso social do coletivo.

Ter um pai como referência de como ser uma pessoa melhor para si e para o mundo, muda totalmente a perspectiva de desenvolvimento dos seus filhos.

Saúde mental também é saúde do homem

O respeito e o diálogo devem estar sempre presentes entre o pai e o filho. A partir deste momento, manter uma conversa frequente de cultivar o vínculo entre pai e filho, é a base da construção do amor e da confiança. E isso contribui muito para a saúde emocional e social dentro e fora de casa.

É fundamental manter o cuidado diário, com os seguintes passos:

  • Conversar bastante com o seu filho
  • Dividir uma paixão ou hobbies
  • Seja sempre presente
  • Criar um tempo livre
  • Elogiar
  • Ensinar o que sabe
  • Transparecer amor e carinho
  • Dar liberdade e confiança
  • Faça críticas construtivas
  • Auxiliar o processo de aprendizagem
  • Seja um bom modelo
  • Auxiliar nas dificuldades diárias
  • Ser a rede de apoio sempre

Ser pai é fazer parte diariamente da vida de seu filho, desde o desenvolvimento até a sua fase adulta. Ser um exemplo, é muito importante para o crescimento da criança, ter amor e carinho, mesmo nos piores momentos, é fundamental para o filho desenvolver o emocional, mental e corporal.

Qual pai é você? Descubra.

Sabemos que hoje em dia, com tanta correria, preocupações e facilidades, os pais também tem desenvolvido hábitos para fugir da rotina para conseguir se organizar e manter uma vida saudável. É muito importante passar um exemplo de como manter uma vida corrida, com muito trabalho e dedicação e ao mesmo tempo manter ela saudável na parte corporal, nutricional e emocional.

Por isso, a Mani preparou um teste para saber qual pai é você e como isso pode influenciar na saúde do homem.

Não esqueça de participar da campanha para descobrir qual Pai de A a Z você é! Lembrando que ao participar você GANHA brindes incríveis exclusivamente para você e seu filho. Clique aqui para responder o Quizz de pai de A a Z.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari