Sal rosa do Himalaia: Descubra tudo sobre ele

O Sal rosa do Himalaia é um dos mais fundamentais produtos da alimentação diário e está presente na base das refeições, sendo indispensável para dar sabor aos alimentos.

pote branco com quadrados rosas dentro e por volta da mesa, duas velas acessas, um tablete rosa, uma flor e um vidro transparente com o liquido rosa

O Sal rosa do Himalaia é um dos mais fundamentais produtos da alimentação diário e está presente na base das refeições, sendo indispensável para dar sabor aos alimentos e sensação de saciedade após uma refeição.

Porém, ao mesmo tempo que é essencial, também pode ser bastante prejudicial a saúde. O sal extremamente refinado, que é o mais consumido atualmente, é quase puro cloreto de sódio (97% ou mais), com produtos químicos adicionados. Uma fórmula que pode causar muitos males à saúde.

Mas existem outros tipos de sal, como o sal rosa do Himalaia, que traz benefícios incríveis para a saúde. Quer saber mais? Confira o guia completo sobre o assunto.

Quais as vantagens do sal rosa do Himalaia?

O famoso sal rosa é feito a partir de cristais rochosos de sal extraídos de áreas próximas à cordilheira do Himalaia, principalmente no Paquistão, mas também na China, Nepal, Mianmar, Paquistão, Butão, Afeganistão e Índia. Sua cor levemente rosada deve-se à riqueza de minerais presentes nas rochas, como magnésio, potássio e cálcio.

Há milhões de anos atrás, a área próxima a cordilheira era totalmente coberta pela água do mar, porém, ao longo dos tempos, as placas tectônicas da Terra moveram-se e elevaram as montanhas, fazendo com que a água do mar evaporasse e todos os seus minerais fossem cristalizados sob o calor do sol. Toda essa combinação formou o sal rosa do Himalaia.

Além de ser mantida em um ambiente limpo e cercada por neve durante o ano inteiro, a camada de sal também foi coberta por lava de vulcões locais que a protegeu da poluição moderna. Por conta disso, especialista deduzem que o sal Rosa do Himalaia é o mais puro sal encontrado do planeta, consistindo em uma das melhores fontes de minerais naturais do mundo.

Benefícios do Sal Rosa do Himalaia

O sal rosa do Himalaia oferece diversos benefícios à saúde. Alguns dos principais são:

  • Melhorar a digestão: tem a capacidade de aumentar o trato gastrointestinal, absorvendo outros nutrientes que geralmente são descartados pelo corpo
  • Fortalece o corpo: possui 84 minerais saudáveis, ajudando a manter os ossos e tecidos conjuntivos mais resistentes, melhorando o poder de regeneração muscular e circulação sanguínea.
  • Desintoxica o organismo: pode funcionar como um ótimo desintoxicante quando usado em um banho relaxante, pois extrai da pele diversas toxinas.
  • Reduz a pressão arterial: consegue baixar a pressão arterial, pois o organismo processa os minerais mais rapidamente.
  • Relaxa os músculos e combate o cansaço: utilizado em um banho quente, pode relaxar os músculos contraídos, ajudando a curar músculos e outros tecidos moles danificados, fortalecendo os ossos, a pele e os tecidos conjuntivos.
  • Trata doenças respiratórias: também no banho, pode matar bactérias que podem estar presas nas cavidades nasais e no ar poluído.
  • Melhora o sono: repõe e restaura níveis de energia, melhorando o sono, promovendo equilíbrio na acidez do organismo proporcionando a desintoxicação.

Qual o melhor tipo de Sal rosa do Himalaiaa para consumo?

O sal mais saudável é aquele que possui a menor concentração de sódio, pois ele é responsável pelo aumento da pressão arterial e pelo inchaço. Outro ponto importante para escolher o melhor sal, é optar pelos não refinados, o que preserva os minerais naturais e não adiciona substâncias químicas, como é o caso do sal rosa da Himalaia, por exemplo.

A quantidade de sal que se pode consumir por dia são 5g distribuídos em todas as preparações do dia, o que equivale a 5 pacotinhos de sal de 1g ou uma colher rasa de café

Como saber se o sal rosa é verdadeiro ou falso?

Existem algumas dicas a se observar para saber se o sal é verdadeiro ou falso. Entenda mais:

  • Cor: o sal rosa do Himalaia é bem mais claro que o falsificado, que acabam passando por um procedimento de coloração e acabam ficando mais escuros.
  • Umidade: o sal rosa original é seco, portanto, se estiver úmido, provavelmente é falsificado.
  • Preço: 1kg de sal rosa do Himalaia original custa em média entre R$ 20,00 a R$ 45,00. Pode parecer caro, mas além de todos os benefícios, pode durar por muitos anos. Se tiver muito abaixo desse valor, desconfie.

Tem sua receita de produtos manipulados em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Como os remédios naturais te ajudam a manter sua saúde

Os remédios naturais estão tendo um momento sério no cenário do bem-estar neste momento, eles auxiliam a manter a sua saúde em dia com remédios totalmente naturais.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Benefícios da dieta vegana

As dietas veganas são conhecidas por ajudarem as pessoas a perder peso. No entanto, elas oferecem uma série de benefícios adicionais à saúde.

Kathy Ortiz Brianesi

Alimentos que auxiliam no emagrecimento e promovem maior saciedade

Alimentos que ajudam a emagrecer normalmente aumentam sua saciedade pois possuem alto teor de fibras, além de serem ricos de ótimos nutrientes para seu corpo.

Mariana Cristina Micheleto da Silva