O Sal rosa do Himalaia é um dos mais fundamentais produtos da alimentação diário e está presente na base das refeições, sendo indispensável para dar sabor aos alimentos e sensação de saciedade após uma refeição.
Porém, ao mesmo tempo que é essencial, também pode ser bastante prejudicial a saúde. O sal extremamente refinado, que é o mais consumido atualmente, é quase puro cloreto de sódio (97% ou mais), com produtos químicos adicionados. Uma fórmula que pode causar muitos males à saúde.
Mas existem outros tipos de sal, como o sal rosa do Himalaia, que traz benefícios incríveis para a saúde. Quer saber mais? Confira o guia completo sobre o assunto.
O famoso sal rosa é feito a partir de cristais rochosos de sal extraídos de áreas próximas à cordilheira do Himalaia, principalmente no Paquistão, mas também na China, Nepal, Mianmar, Paquistão, Butão, Afeganistão e Índia. Sua cor levemente rosada deve-se à riqueza de minerais presentes nas rochas, como magnésio, potássio e cálcio.
Há milhões de anos atrás, a área próxima a cordilheira era totalmente coberta pela água do mar, porém, ao longo dos tempos, as placas tectônicas da Terra moveram-se e elevaram as montanhas, fazendo com que a água do mar evaporasse e todos os seus minerais fossem cristalizados sob o calor do sol. Toda essa combinação formou o sal rosa do Himalaia.
Além de ser mantida em um ambiente limpo e cercada por neve durante o ano inteiro, a camada de sal também foi coberta por lava de vulcões locais que a protegeu da poluição moderna. Por conta disso, especialista deduzem que o sal Rosa do Himalaia é o mais puro sal encontrado do planeta, consistindo em uma das melhores fontes de minerais naturais do mundo.
O sal rosa do Himalaia oferece diversos benefícios à saúde. Alguns dos principais são:
O sal mais saudável é aquele que possui a menor concentração de sódio, pois ele é responsável pelo aumento da pressão arterial e pelo inchaço. Outro ponto importante para escolher o melhor sal, é optar pelos não refinados, o que preserva os minerais naturais e não adiciona substâncias químicas, como é o caso do sal rosa da Himalaia, por exemplo.
A quantidade de sal que se pode consumir por dia são 5g distribuídos em todas as preparações do dia, o que equivale a 5 pacotinhos de sal de 1g ou uma colher rasa de café
Existem algumas dicas a se observar para saber se o sal é verdadeiro ou falso. Entenda mais:
Tem sua receita de produtos manipulados em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!
Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.