Também conhecida como raiz de ouro, a rhodiola rosea tem sido muito usada na medicina fitoterápica como um remédio natural para melhorar a resistência física e mental, combater o estresse, a fadiga e a depressão, além de melhorar o aprendizado e a memória.
Assim como outros diversos fitoterápicos, a rhodiola rosea tem sido usada como suplemento alimentar, que pode ser encontrado em forma de folhas secas, cápsulas e muito mais. Para saber mais sobre este ativo natural, continue a leitura.
A rhodiola rosea é considerada uma planta adaptogênica, ou seja, pertence a um grupo de plantas cujo seu extrato contém substâncias que aumentam a resistência do organismo e ajudam a normalizar as funções vitais do corpo.
São plantas que funcionam ajudando o corpo a se adaptar a resistir ao stress ambiental, físico e químico.
Geralmente, as pessoas a utilizam para se prevenir de gripes e resfriados, envelhecimento e danos no fígado, melhorar a audição, fortalecer o sistema nervoso e aumentar a imunidade.
A rhodiola rosea pode exercer diversos efeitos no corpo, dependendo da dose e das condições de saúde de um indivíduo, o que também pode afetar o tempo de início para sentir os benefícios, mas os mais comuns observados incluem:
É importante entender que a rhodiola rosea é um medicamento e seu consumo deve ser seguido de acordo com as doses recomendadas para evitar efeitos colaterais.
Entretanto, pode acontecer de alguns pacientes sentirem insônia por alguns dias, dores e desconfortos estomacais, diarreia, irritabilidade e aumento da frequência cardíaca.
Por isso, sempre faça o acompanhamento de qualquer suplementação com um profissional de saúde de confiança.
Não é recomendado que façam o uso desse suplemento as mulheres durante a gravidez e a lactação, assim como não é recomendado tomar durante a noite, pois pode perturbar o sono e causar insônia.
Como mencionamos acima, o ideal é preferir tomar suplementos com esse ativo natural na parte do dia para evitar problemas de sono.
A rhodiola rosea pode ser encontrada como uma raiz desidratada ou em forma de pó, e ser tomada após o preparo de chás e infusões, mas há também a opção de a tomar em cápsulas manipuladas que garantem mais segurança na dosagem a ser ingerida, além da praticidade do consumo e personalização do tratamento. Consulte seu médico e garanta sua receita.
Na Manipulaê, poupamos o seu tempo e proporcionamos a garantia de que sua fórmula será feita em uma farmácia de manipulação certificada pela Anvisa, cumprindo com todo os itens presentes nas Boas Práticas de Manipulação (BPMF) e nas Boas Práticas Farmacêuticas (BPF).
Farmacêutica com pós graduação em farmácia clínica oncológica e farmácia clínica com ênfase em acompanhamento farmacoterapêutico (GTM - PW e Dader). Amplo conhecimento em farmácia clínica hospitalar (Experiência em hospitais de grande porte em SP). Monitora acadêmica desde 2022 na instituição Racine.