3 dicas para retardar o envelhecimento e ter mais qualidade de vida

O envelhecimento é um processo natural e inevitável. Porém, é possível retardar esse processo e conquistar mais qualidade de vida com hábitos saudáveis

mulher mais velha segurando um rosto de uma mulher mais nova

O envelhecimento é algo que ocorre naturalmente e inevitavelmente, no entanto, é possível retardar esse processo seguindo dicas simples. Hoje em dia existem inúmeros produtos e procedimentos estéticos que ajudam a conquistar uma aparência mais jovial. Entretanto, são soluções superficiais que não tratam o organismo em sua totalidade.

Neste artigo, separamos três dicas para retardar a velhice e ter mais qualidade de vida. Confira!

1 - Tenha uma alimentação saudável

Os radicais livres são considerados um dos grandes problemas no retardamento da velhice, pois além de serem responsáveis por desenvolverem inúmeras doenças, também estimulam o surgimento de linhas de expressão, rugas e até manchas na pele. Moléculas com cargas negativas, o organismo as produz constantemente, formando-as quando a pele é exposta intensamente ao sol ou entra em contato com agentes poluentes.

Uma maneira eficiente de combater e diminuir esses efeitos é ingerir nutrientes com cargas positivas, pois elas conseguirão paralisar os danos que o organismo está sofrendo. Confira abaixo alguns dos melhores alimentos antioxidantes que ajudam a retardar o envelhecimento:

  • ácido fenólico: laranja, limão, morango, brócolis, repolho, berinjela, uva, tomate, cenoura e grãos integrais;
  • betacaroteno: vegetais amarelo-alaranjados e verde-escuros;
  • catequinas: uva, chá-verde e morango;
  • flavonoides: laranja, limão e uvas;
  • isoflavonas: soja;
  • licopeno: tomate;
  • matchá, cúrcuma ou açafrão da terra;
  • quercetina: vinho e casca de uvas;
  • vitamina A:  abóbora, cenoura, batata-doce, damasco seco e mamão;
  • vitamina C: laranja e limão, brócolis e couve;
  • vitamina E: castanhas, óleos vegetais, amêndoas, nozes e germe de trigo.

Uma alimentação equilibrada possui no cardápio uma mistura de alimentos naturais, como frutas, verduras, legumes e grãos integrais. Procure evitar farinha branca, açúcar refinado e os produtos industrializados, pois estes, possuem conservantes e toxinas que aceleram o processo de envelhecimento.

Também é essencial tomar pelo menos dois litros de água diariamente para que o metabolismo funcione de maneira correta, facilitando a absorção dos nutrientes.

2 - Pratique exercícios físicos regularmente

Exercícios físicos é a resposta perfeita para diversos problemas de saúde. O organismo necessita estar em movimento e a prática de atividades atuam em benefício de diversos assuntos, incluindo no auxílio ao retardamento do envelhecimento, pois ativam a circulação sanguínea, estimulando a flexibilidade, agilidade mental e o tônus muscular.

Desta maneira, é fundamental realizar pelo menos 30 minutos de exercícios diariamente, praticando atividades que sejam adequadas ao seu estado físico e das preferências de cada um. Neste sentido, alguns exercícios como caminhada, corrida, ciclismo, apresenta-se como uma ótimas soluções, já que proporciona múltiplos benefícios, como:

  • aumento da massa óssea;
  • melhora do equilíbrio;
  • prevenção da obesidade;
  • aumento da capacidade cardíaca;
  • bem-estar mental.

Conforme um estudo científico publicado no periódico Preventive Medicine, existe uma relação direta das atividades físicas com o retardo do envelhecimento celular. Adultos que praticam exercícios de alta intensidade, consegue uma redução de nove anos nesse processo quando comparados com as pessoas sedentárias.

3 - Produtos manipulados

Por fim, outra boa solução são os produtos manipulados. Fórmulas de cremes manipulados para o rosto, como a vitamina C, são excelentes alternativas para combater o envelhecimento precoce. A vitamina C é um agente antioxidante que previne danos causados pela radiação solar e envelhecimento.

Além disso, esta vitamina também age como um clareador, evitando que manchas apareçam na pele, inibindo o caminho da tirosinase pela ação quelante de determinadas enzimas. Também reduz a melanina oxidada, alterando a coloração escura obtida.

Ao usar a vitamina C como protagonista do seu creme manipulado, você obtém outros diversos benefícios à saúde da pele. Isso porque ela possui atividade anti-radicais livres, despigmentante, previne contra os danos causados pela radiação UV e promove o aumento a síntese de colágeno e proliferação de fibroblastos.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari