O Resveratrol pode ser um aliado no seu dia a dia para manter uma qualidade de vida ainda melhor. Você já ouviu falar em resveratrol? Sabe o que é? Para que serve? Pois bem, o resveratrol é um composto poli fenólico natural produzido por diversas plantas, mas as fontes mais ricas de resveratrol são as uvas vermelhas e roxas.
Existem inúmeras evidências provadas cientificamente tratando sobre os benefícios do resveratrol, incluindo importantes propriedades anticancerígenas.
Esses efeitos do resveratrol se devem por conta da sua poderosa ação antioxidante. Em destaque a outros tipos de antioxidante, o resveratrol tem uma ação mais ampla, combatendo de maneira mais avançada e precisa a danificação celular de forma geral.
Em essência, o resveratrol é um extrato, concentrado vegetal extraído em especial da casca da uva. O processo de fabricação se dá em volta de uvas selecionadas. A qual é possível extrair o puro resveratrol concentrado e com alto valor biológico.
O processo parece simples mais não é, pois não adianta apenas extrair o resveratrol. Mas deve-se deixá-lo vivo e ativo na formulação do suplemento aí está o segredo. O resveratrol estar classificado no grupo dos polifenóis uma classe de antioxidante.
Na natureza, o resveratrol serve como um antibiótico protetor que as plantas produzem quando estão estressadas. Quando estão sendo atacadas, elas lançam como defesa o resveratrol, que é tão poderoso que chega a curar a planta contra fungos e bactérias.
Ao constatar esta ação do resveratrol, cientistas resolveram promover análises para saber qual o efeito que essa substância produz no ser o humano e a boa notícia é que o resveratrol também mostrou ser eficiente no corpo humano, aumentando o tempo de vida do indivíduo e criando uma melhor saúde de forma geral.
Todos os dias as células do corpo humano são atacadas por radicais livres. Esse processo é normal em até certo ponto benéfico para manutenção da saúde. O problema começa quando esse processo causa danos às células saudáveis.
A partir do momento que uma célula é danificada pelo o radical, pode espalhar a mensagem e acabar gerando um efeito em cadeia devastador, resultando em problemas e doenças mais graves. Uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, substâncias que evitam o dano celular a oxidação.
Por meio de experimentos, o resveratrol que funciona como uma barreira natural e de alta proteção a saúde celular. Com as células protegidas e saudáveis, o corpo consegue combater os radicais negativos e manter-se em plena saúde.
Ao contrário do efeito devastador isso gera um efeito rejuvenescedor, pois o tempo pode estar avançado na idade mais a nível celular você estar retardando.
Leia também, quais são os suplementos minerais para o seu organismo.
Além das uvas, também é possível consumi-lo através do vinho tinto, curiosamente o álcool tem a tendência de potencializar os efeitos curativos do resveratrol, pode ser uma boa opção, mas para consumo esporádico, é claro. Por se tratar de uma bebida alcoólica é necessário ter cautela.
Há também a possibilidade de recorrer aos suplementos em cápsula de resveratrol. Dessa forma, você consegue obter todos os benefícios que o composto possui, isso se dá porque a cápsula possui uma concentração muito maior de resveratrol do que os alimentos em si.
Mas para decidir qual forma é mais adequada para consumi-lo o ideal é que você consulte um nutricionista para que você verifique quais são os objetivos que você possui e qual a melhor forma de adicionar o resveratrol à sua rotina.
O resveratrol possui os seguintes benefícios:
O resveratrol é um super antioxidante protetor da oxidação celular. Um suplemento que pode ser bastante útil para combinar com resveratrol é a coenzima q10 isso porque enquanto o resveratrol reforça a proteção.
Leia também, os benefícios da coenzima q10.
A coenzima q10 acelera a atividade energética da célula gerando reação em cadeia. Com as células produzindo mais energia e com maior proteção. Os benefícios em termos de melhor saúde são incontáveis.
O resveratrol possui vários benefícios, como mostrados acima, porém, é preciso dosar a quantidade certa na hora de ingeri-lo. Lembre-se nosso organismo trabalha com etapas, regras e processos.
Por mais que o resveratrol seja uma planta e suplemento, ele tem seu lado fotoquímico, ou seja, ela não deixa de ser uma substância que é preciso ser ingerida para ser processada. Como tal, uma super dosagem pode trazer problemas e efeitos colaterais.
Atualmente as dosagens de resveratrol tem variado no mercado de 100mg até 500mg e também ainda não há evidências de quanto que o organismo realmente absorve de resveratrol, assim, ficando com uma dosagem usual padrão, com cerca de 100mg, é suficiente para maioria das pessoas. Existe ainda pesquisas sendo realizadas sobre resveratrol e como ele é assimilado.
Atletas têm grandes benefícios com antioxidantes e com resveratrol mais ainda, isso porque as atividades físicas em especial as de resistência principalmente. Gera uma alta oxidação celular através da respiração o que é "normal" até certo ponto.
Porém quando o processo começa a ser mais intenso e repetitivo gera o excesso de oxidação. A partir deste ponto o atleta profissional, amador ou de hobby começará enfrentar problemas.
Leia também, fontes de energia para potencializar o seu treino.
Como fadigas, demora na recuperação, baixa imunidade e perda muscular. Todas essas áreas têm ligação com o processo oxidativo o qual a células sofre. Não é surpresa que quando os atletas recebem cargas de antioxidantes.
Eles tendem a ter melhor rendimento e performance como um todo o que faz total sentido. Na musculação não é diferente existe um esforço, uma oxidação, porém não tão intensa. Quando se comparada ao treinamento de resistência mais também afeta as células. Tomar resveratrol é uma ótima alternativa para se proteger contra esse processo oxidativo.
Caso você tenha uma receita em mão, acesse agora a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias parceiras, de forma simples, segura e gratuita. A Manipulaê fazendo parte do seu dia a dia!
Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.