A manipulação farmacêutica é um setor fundamental para a qualidade de vida de pacientes que realizam tratamentos de saúde a partir de medicamentos e produtos manipulados. Por isso, a Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária, estabelece exigências de preparação, armazenamento e do funcionamento de laboratórios. Esses requisitos são necessários para reduzir os riscos de contaminação e proporcionar bem-estar aos consumidores. Para esclarecer eventuais dúvidas sobre o assunto, hoje vamos fomentar sobre as condições necessárias para o funcionamento de uma farmácia de manipulação, quais órgãos nacionais realizam a vistoria e quais são as principais punições em caso de descumprimento. Confira!
Leia também, farmácias de manipulação na Vila Galvão
Requisitos legais para abertura e manutenção de uma farmácia de manipulação
Abrir uma farmácia de manipulação requer exigências específicas, que podem variar desde o local que será feito a comercialização ate estudo de mercado. Para o funcionamento do estabelecimento é preciso atender as diversas normas estabelecidas pela Anvisa - Agência Nacional Vigilância Sanitária e pelos órgãos sanitários municipais e estaduais que realizam a fiscalização da saúde. O importante é seguir as orientações e processos do Conselho Federal da Farmácia.
Por isso, veja as exigências que devem ser cumpridas para o funcionamento de uma farmácia de manipulação:
- Alvará da Vigilância Sanitária - entre as primeiras etapas para a abertura de uma farmácia de manipulação, está a solicitação do alvará de funcionamento que deve ser feita diretamente com a prefeitura local. A partir dessa primeira fase, a empresa é enquadrada na categoria ideal, essas questões podem variar conforme o procedimento e documentação exigidas pelo município.
- Certificado de Autorização de Funcionamento - esse documento se aplica exatamente para farmácias, drogarias, empresas de medicamentos e insumos farmacêuticos, ou seja, todos os estabelecimentos que tem a finalidade de trabalhar com produtos para saúde e cosméticos.
- Conselho Federal de Farmácia - para funcionamento da farmácia em questão, ela deve ser registrada e inscrita no Conselho Regional de Farmácias (CRF). O registro é obrigatório e deve ser renovado anualmente.
- Licença de Funcionamento - a empresa estar com a documentação exigida em dia, desde documentos específicos e ter a Licença de Funcionamento de Empresa e o laudo de Inspeção do Corpo de Bombeiros, esses documentos podem ser obtidos através da prefeitura. Além de fazer o CNPJ.
Órgãos nacionais que fazem as vistorias
Para manter o funcionamento regular de uma farmácia de manipulação, órgãos nacionais costumam fazer vistorias, para verificar se o estabelecimento está seguindo corretamente as diretrizes estabelecidas pela Anvisa, órgãos sanitários do município e estaduais que fazem a fiscalização da saúde. Entre os protocolos que devem ser seguidos, estão a matéria-prima utilizada no processo de manipulação que deve estar de acordo com o laudo de análise, um procedimento que visa garantir a qualidade e procedência.
Importância da legislação para farmácias
As restrições e exigências são necessárias para o melhor funcionamento de farmácias e laboratórios de manipulação. Dessa forma, a partir desse processo e possível garantir mais qualidade de vida aos pacientes, oferecendo serviços qualificados e com mercadorias adequadas conforme as necessidades estabelecidas pela Anvisa. No entanto, as farmácias que não seguem as normas legislativas correm o risco de punições arcadas devido a irregularidades presentes no estabelecimento. Portanto, realize a gestão de sua farmácias através de boas práticas, conforme as questões legais.
Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação da sua região.