Tempo de leitura: 3 minutos
6 de setembro de 2023

A tireoide é uma das principais glândulas do corpo humano e é responsável por ativar mecanismos essenciais ao metabolismo. Parte de eixo regulatório hormonal, conhecido como hipotálamo hipófise tireóide, libera hormônios em série e estimula diversas funções em conjunto, mas, atua principalmente no metabolismo basal, termogênese, apetite e peso corporal. 

Neste conteúdo, explicaremos quais são os hormônios da tireoide, os sintomas relacionados aos distúrbios nesta glândula e também quais medicamentos e cuidados podem ser adotados para um tratamento mais seguro.

Quais são os hormônios da tireoide e o que eles fazem

Os hormônios produzidos pela tireoide são o T3 e o T4, a função deles, entre outras, atinge a produção e consumo de ATP em mecanismos complexos que compreendem estimular os canais iônicos de transporte ativo nas células e também inibir proteínas de transporte que reduzem as atividades de respiração celular na mitocôndria. Isso gera o gasto energético em forma de ATP e compõe o metabolismo basal.

Consoante ao consumo de energia, o hormônio T3, estimula a produção de glicose a partir de fontes diversas no processo de gliconeogênese que acontece devido ao estímulo a nível genético nos hepatócitos que se expressam e afetam e glicólise e a gliconeogênese. 

Esses hormônios estão diretamente relacionados ao índice de massa corporal do indivíduo e seu gasto energético. 

Dessa forma, existem dois principais problemas relacionados ao funcionamento da tireoide, em excesso e em falta deles, tratam-se do hipertireoidismo e do hipotiteriodismo respectivamente. Veremos a seguir um pouco mais sobre esses dois tipos de problemas hormonais e como é possível tratá-los.

Principais sintomas de problemas na tireoide

Os sintomas de problema na tireoide podem apresentar duas vias, para o aumento do metabolismo e para a diminuição do metabolismo.

Hipotireiodismo: Ocorre a diminuição do gasto energético e as vias metabólicas se tornam lentas. Em decorrência disso, o ganho de peso acontece, sem necessariamente maior ingestão calórica, e outras taxas também aumentam, como o colesterol. A capacidade prejudicada de manter a temperatura corporal central faz com que sentir frio seja um sintoma muito comum. Além disso, existe a alteração na produção de leptina e o indivíduo sente mais fome do que o normal.

Saiba mais em: Hipotireoidismo: o que é e como tratar

Hipertireoidismo: Quando existe excesso de hormônios da tireoide, ocorre um grande gasto energético e o indivíduo fica magro com o metabolismo acelerado e, mesmo sem fazer exercícios, emagrece. Nesse caso, ao contrário do hipotireoidismo, ocorre a intolerância ao calor.

Remédios para tireoide e como usá-los

Os medicamentos para tireoide atuam normalizando os níveis hormonais do paciente e também aliviando os sintomas associados aos distúrbios diagnosticados.

Existem alguns remédios e princípios ativos que podem tratar problemas na tireoide, contudo, eles sempre devem ser prescritos por um endocrinologista que irá avaliar os exames do paciente e indicar o tratamento mais adequado para o seu diagnóstico.

No entanto, entre os medicamentos utilizados, podemos citar como exemplo:

  • Tiamazol;
  • Metimazol;
  • Propiltiouracila;
  • Levotiroxina.

Posso manipular o meu medicamento para tireoide?

Sim. A dosagem dos medicamentos é um ponto muito importante para garantir que os níveis hormonais fiquem em equilíbrio e, por isso, os manipulados são a melhor alternativa para garantir a dosagem adequada para cada paciente.

Isso porque os medicamentos manipulados são totalmente personalizados, até mesmo em sua dosagem, pois o médico prescritor já detalha exatamente quais ativos serão necessários e em quais quantidades, evitando também o desperdício de medicamento.

Além disso, também são mais puros e provocam menos efeitos colaterais do que medicamentos de farmácia. Por isso, quando estiver em consulta, pergunte para o seu médico sobre essa opção. 

Se você já possui a receita para seu medicamento manipulado e deseja ter a segurança de um tratamento eficiente, envie sua receita pelo nosso site e receba um orçamento rápido e confiável direto no seu e-mail. Envie agora!

Cuidados necessários durante o tratamento

Durante o tratamento, é importante não ingerir bebida alcoólica, diminuir o consumo de cigarros e de bebidas estimulantes, como as que contém cafeína.

Também é importante estar atento aos horários de tomar os remédios. Alguns devem ser tomados em jejum e o ideal é não tomar vários medicamentos de uma única vez. Além disso, o paciente deve sempre tomar cuidado com interações medicamentosas.

Sempre que houver qualquer dúvida relacionada ao remédio para tireoide, converse com o seu médico de confiança ou com o fabricante do medicamento para garantir mais segurança para o seu tratamento. 

Andressa Santana
CRBM : 5749 - 2ª Região

Biomédica pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atuou, por dois anos, como analista clínica em laboratório de análises clínicas. Atualmente é agente de perícia criminal na Polícia Civil de Pernambuco: foi lotada por quatro anos no Instituto de Genética Forense e hoje trabalha no Instituto de Criminalística de Petrolina.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading