Tempo de leitura: 4 minutos
5 de dezembro de 2023

Controlar a pressão arterial é uma preocupação de muitas pessoas. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de adultos com diagnóstico médico de hipertensão aumentou 3,7% em 15 anos. 

Manter o corpo saudável para não sofrer de hipertensão arterial é importante principalmente porque essa doença pode desencadear várias outras, como derrames cerebrais, aneurisma, infarto e insuficiência cardíaca, por exemplo.

Entre as principais dicas para manter a pressão regulada, destacamos o uso de remédios personalizados, que podem oferecer um tratamento mais cômodo e muitas vezes até mais rápidos para pacientes diagnosticados com hipertensão. Para saber mais, continue a leitura!

Como saber se a pressão arterial está desregulada?

A pergunta “será que estou com a pressão arterial alta?” é comum e o paciente pode se atentar à existência de predisposição genética ou fatores de risco. Alguns deles são:

  • Histórico familiar de pessoas com pressão alta;
  • Altos níveis de colesterol e triglicérides;
  • Sedentarismo;
  • Sobrepeso;
  • Obesidade.

Ao sinal de qualquer um desses indicadores de risco, é importante consultar um médico, seja clínico geral ou cardiologista, e realizar exames de rotina para aferir a pressão.

O diagnóstico pelo exame é obtido quando o paciente está em repouso por 10 minutos, sem ter feito nenhuma atividade ou ingerido substâncias que possam interferir no resultado, como fumar ou tomar café por, no mínimo, 30 minutos.

A possibilidade de haver problema arterial acontece quando se obtém duas medições de pressão que mostram valores altos, em dias diferentes.

A pressão arterial é medida em milímetros de mercúrio, pelo aparelho chamado esfigmomanômetro, que é colocado em volta do braço. Usa-se o também estetoscópio para ouvir o som do sangue passando pela artéria.

Para ser considerado hipertenso, o paciente precisa ter registrado pressão maior ou igual a 14 por 9 na maioria das medições, segundo o Ministério da Saúde.

Para que você entenda, o primeiro número registra a atividade do coração no momento em que o sangue é liberado, chamado de pressão sistólica, ou máxima, recomendado não passar de 12 mmHg, enquanto o segundo número do padrão é chamado de pressão diastólica, ou mínima, sendo que o ideal é ficar em torno de 8 mmHg.

Índices abaixo de 12 por 8, como geralmente são chamados, configuram pressão baixa, que traz problemas diferentes da alta pressão arterial.

Outro exame usado para identificar a pressão arterial que pode ser solicitado pelos médicos é o chamado MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial), que permite ao médico confirmar se realmente se trata de problemas nas artérias cardíacas.

Com esse exame, também é possível identificar quais momentos fazem com que a pressão arterial aumente.

Os exames citados não excluem outras exigências médicas que podem surgir para verificar outros fatores de risco associados ao problema cardiovascular.

5 dicas para reduzir a pressão arterial

Cuidar do coração não é algo complexo, na verdade, existem dicas muito simples que podem fazer com que você tenha mais qualidade de vida. Veja a seguir as mais importantes.

Diminua o consumo de sal

Controlar a quantidade de sal na comida é muito importante para evitar problemas de pressão arterial causado pelo sódio, um dos principais ativos do sal. Algumas pessoas podem optar por cortar de vez esse tempero de suas refeições, mas, ao invés de apenas ficar sem, pense em substituir por cebolinha, por exemplo. 

Alimentos industrializados também devem ser evitados, pois são ricos em sódio.

Não fume

Claro, fumar deve estar na lista, pois entre os milhares de malefícios que esse hábito causa, a lista também inclui as substâncias tóxicas que atrapalham a circulação do sangue que fica contaminado com o conteúdo do cigarro. 

Se você não consegue largar a nicotina, aproveite e confira algumas dicas para parar de fumar.

Mantenha o peso ideal

Manter o peso de acordo com sua altura ajuda a prevenir vários problemas, inclusive a hipertensão.

Quando uma pessoa está acima do peso, o coração precisa fazer mais esforço para bombear sangue. Isso significa que obesidade é um dos fatores de risco para problemas de pressão nas artérias.

Pratique exercícios físicos

Se na dica anterior falamos sobre a importância de manter o peso para prevenir problemas arteriais, fazer exercícios é o caminho para conseguir isso, pois ajuda a melhorar o sistema circulatório. 

O ideal é dar preferência para os exercícios aeróbicos, como correr, andar de bicicleta ou até mesmo subir escadas. 

Você sabia que o estresse pode causar hipertensão? Saiba mais sobre a pressão alta emocional.

Prefira remédios para pressão arterial personalizados para você

Entre as muitas formas de se tratar a pressão arterial, usar remédios manipulados é um jeito saudável e personalizado de fazer isso, pois nenhum corpo é igual ao outro e o tratamento deve se adequar ao paciente.

O termo “manipulado” se refere ao processo de preparação, que acontece em farmácias de manipulação e com o auxílio de farmacêuticos especializados treinados para criarem fórmulas de acordo com a receita prescrita por um profissional de saúde habilitado.

Além das quantidades adequadas e melhores ativos para cada caso, os manipulados também contam com a vantagem de serem personalizados em suas formas farmacêuticas, o que significa que o remédio do paciente não precisa necessariamente ser uma cápsula ou comprimido: ele também pode ser uma bala, um pirulito, um sachê em pó para misturar com bebidas e por aí vai.

Alguns dos principais remédios para pressão alta que o médico pode recomendar estão os:

Diuréticos

São medicamentos que atuam no rim e ajudam na eliminação de água e sal através da urina, como Hidroclorotiazida, Indapamida, Furosemida, Espironolactona.

Vasodilatadores

São medicamentos que relaxam as artérias e veias do organismo, indicado para pacientes com hipertensão difícil de estabilizar. Entre os medicamentos estão o Minoxidil e a Hidralazina.

Bloqueadores dos canais de cálcio

São anti-hipertensivos que dilatam os vasos sanguíneos, como: Amlodipina, Nifedipina,   Nicardipina e Verapamil.

Beta bloqueadores

Ajudam a controlar a pressão arterial, diminuindo a frequência cardíaca. Normalmente, são prescritos para pacientes jovens e mulheres, devido à frequência cardíaca. Entre esses medicamentos estão: Atenolol, Propranolol, Metoprolol e Nebivolol.

Para obter um medicamento totalmente personalizado para você, você só precisa consultar um médico que prescreva a fórmula ideal para o seu caso e depois enviar a sua receita para a Manipulaê, uma rede de farmácias de manipulação 100% digital e parceira das marcas Raia e Drogasil.

Drogasil manipulação
Serviço de manipulação da Drogasil

Conectamos você a uma rede de farmácias de manipulação certificadas pela Anvisa, oferecendo uma experiência segura e totalmente prática para o orçamento, compra e entrega de fórmulas manipuladas.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading