Tempo de leitura: 4 minutos
6 de julho de 2023

A qualidade do sono interfere de maneira diretamente proporcional na qualidade de vida de uma pessoa. Noites mal dormidas geram dias ruins e cansativos e, quando acumuladas ao longo do tempo, podem levar a quadros de depressão, ansiedade e baixa imunidade

Atingir essas complicações significa que a insônia está totalmente descontrolada e é necessário buscar ajuda, sendo que, em alguns casos, passa a ser necessário fazer o uso de remédios para dormir - sejam eles industrializados, naturais ou manipulados.

Apesar da falta de sono ser comum e de muitas pessoas enfrentarem dificuldades para dormir e desconhecerem os principais motivos que as levam a isso, a insônia não é normal e deve ser combatida. Confira neste artigo algumas informações sobre os remédios para dormir que podem te ajudar.

Principais remédios para dormir encontrados nas farmácias 

O paciente que tem problemas com insônia encontra nas farmácias diversas opções de remédios para dormir, que são feitos em larga escala. Esses medicamentos são formulados especificamente para auxiliar no combate à insônia e promover um sono mais tranquilo. Abaixo, listamos alguns tipos de remédios que podem atuar na indução do sono.

Benzodiazepínicos

Os benzodiazepínicos são medicamentos muito conhecidos como calmantes. São usados como ansiolíticos, hipnóticos, anticonvulsivantes, relaxantes musculares e indutores de anestesia. 

Devem ser usados somente com acompanhamento médico, pois podem causar sérios efeitos adversos como: sedação, comprometimento cognitivo e psicomotor, e a perda de habilidades como dirigir.

Muitas vezes, seu uso apresenta problemas clínicos como dependência, ansiedade rebote, comprometimento da memória e síndrome de descontinuação, causando mais problema do que solução. Alguns exemplos de benzodiazepínicos são:

  • Alprazolam;
  • Bromazepam;
  • Clonazepam;
  • Diazepam;
  • Lorazepam.

Melatonina

A melatonina é um hormônio natural do organismo que é responsável por induzir a pessoa a entrar no sono. Pessoas que sofrem de depressão possuem baixos níveis de serotonina, que é produzida a partir da melatonina. 

Muitas vezes, esse quadro acompanhado da ansiedade atrapalha o sono e pode, também, estar relacionado a baixa produção de melatonina. A melatonina pode ser consumida sem gerar maiores danos e, por ter absorção e decaimento rápido, é muito utilizada em terapias farmacológicas.

Antidepressivos 

Alguns tipos de antidepressivos podem ser usados nos tratamentos para ansiedade e também ajudam a combater a insônia. Entre eles estão os Antidepressivos Tricíclicos, como Amitriptilina e Nortriptilina.

Outros antidepressivos como os receptores seletivos de serotonina podem piorar a insônia. Desta maneira, é necessário consultar um médico para uma avaliação completa de cada caso e necessidade.

Ramelteona

Este medicamento possui seu mecanismo de ação baseado na melatonina, atingindo os mesmos receptores, e também apresenta resultados positivos para o tratamento de insônia.

Principais remédios naturais para dormir

Para quem prefere evitar os remédios industrializados, os remédios fitoterápicos para dormir são uma ótima opção. Considerados mais “leves”, apresentam menos efeitos colaterais e menos risco de dependência a longo prazo, porém costumam ser mais usados como terapia complementar. Confira abaixo algumas das principais opções naturais para tratar a insônia.

Passiflora

A passiflora, que é a flor do maracujá, contém passiflorina, uma substância nitrogenada de caráter básico que combate a insônia, ansiedade e pressão alta por ter efeito sedativo leve.

Leia também: Reduzindo os efeitos da insônia com homeopatia

Kawa-Kawa

É um relaxante muscular utilizado para tratar insônia, ansiedade e enxaquecas.

Valeriana

Tem efeitos sedativos comprovados em estudos científicos e é um fitoterápico para tratamento de insônia e ansiedade. A valeriana pode ser consumida em cápsulas, chás ou em fórmulas manipuladas.

Hipérico (Erva de São João)

É um fitoterápico que combate a insônia e também tem efeito antibacteriano, antifúngico e antioxidante.

Remédio manipulado para dormir 

O remédio manipulado para dormir pode ser feito a partir de ativos industrializados ou naturais como os citados neste artigo. Esse tipo de medicação confere um tratamento completo e específico para cada caso e deve ser prescrito por médicos que irão avaliar a formulação ideal para cada paciente.

A grande vantagem de manipular esses remédios é que, além de ter o acompanhamento de profissionais de saúde, o paciente também garante que estará tomando uma medicação totalmente personalizada para o seu quadro, podendo escolher até mesmo o formato de seu remédio.

Em farmácias de manipulação, é possível criar remédios para dormir em formas tradicionais como cápsulas e comprimidos, mas também em sachês, bala de goma, pirulitos, bombons e muito mais, o que deixa a medicação mais agradável e aumenta a aderência do paciente ao tratamento.

Por isso, se você tem problemas com insônia, recomendamos fortemente que você consulte o seu médico e peça para ele prescrever um medicamento manipulado para suas necessidades e restrições. Dessa maneira, você terá o melhor tratamento para seu problema.

Remédios que dão sono

Os anti-histamínicos de primeira geração utilizados para tratar alergias também são conhecidos por causarem sonolência, entre eles: difenidramina, tripelenamina, clorfeniramina e prometazina.

Remédios para controlar tontura e enjoo como o Dramin também podem causar sonolência. Xaropes para tosse como os que contém acetilcisteína e clorfeniramina podem ter esse efeito em alguns pacientes.

Relaxantes musculares e analgésicos para tratar lesões e dores podem causar o efeito da sonolência, portanto não se deve tomar esses remédios para realizar tarefas que exijam respostas de reflexo como dirigir e operar máquinas.

Outros hábitos que podem te ajudar a combater a insônia

Existem hábitos simples que irão te ajudar a evitar as noites mal dormidas e usufruir dos benefícios de dormir. Confira abaixo nossas dicas:

Desligue o celular com antecedência. Não fique na cama olhando para telas as luzes azuis, que são emitidas pelos dispositivos eletrônicos, impedem o sistema nervoso central de entrar no sono.

Procure se expor ao sol durante o dia. Isso ajuda o organismo a marcar o ritmo circadiano, responsável por liberar melatonina à noite.

Não fique remoendo problemas. Problemas que não estão com uma solução à vista ou que fogem do seu alcance não devem ocupar espaço contínuo na mente, pois isso gera ansiedade e exaustão. 

Pratique exercícios físicos. O cansaço físico ajuda a pegar no sono e manter uma rotina de exercícios ajuda a regular a produção hormonal.

Agora que você já sabe tudo sobre os remédios para dormir, continue lendo sobre o assunto: Insônia: causa e tratamentos, saiba como o sono interfere na saúde

Fabíola Tavares Lemos
CRBM: 35430

Biomédica habilitada em Análises Clínicas, Pós Graduada em Auditoria dos Serviços da Saúde, mestranda no Programa Interdisciplinar em Ciências da Saúde da Unifesp. Atualmente trabalha nas pesquisas do BEST- Laboratório de Biologia do Estresse.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading