farmácia de manipulação
farmácia de manipulação
Tempo de leitura: 3 minutos
18 de abril de 2023

Não é novidade que há, no país e no mundo todo, uma tendência crescente no uso de terapias hormonais para fins estéticos. Seja para ganhar massa muscular, melhorar o desempenho esportivo, perder peso ou até tratar celulites, os tratamentos à base de hormônios, apesar de bastante requisitados, têm gerado debates sobre sua segurança e eficácia. 

Reflexo disso é a determinação publicada no Diário Oficial da União em 11/04/2023, que informa a proibição da prescrição de esteroides androgênicos e anabolizantes para finalidades estéticas. A decisão partiu de mais de 6 entidades do Conselho Federal de Medicina (CFM), que demonstraram preocupação acerca dos potenciais efeitos colaterais provocados por esses tratamentos. 

Além dos hormônios utilizados para a prática de esportes e exercícios físicos, a decisão endossada pela ANVISA também proíbe a prescrição do chamado “chip da beleza”, um tipo de implante que há anos vem sendo usado e divulgado por influenciadoras digitais de forma indiscriminada e irresponsável. 

 

Principal argumento para a decisão do CFM 

Já em vigor, a Resolução nº 2.333/23 alega a inexistência de comprovação científica suficiente que sustente os benefícios desses tratamentos e que garanta a segurança do paciente. O CFM também destaca a inexistência de estudos clínicos que demonstrem a magnitude dos riscos associados à terapia hormonal androgênica em níveis acima dos fisiológicos, tanto em homens quanto em mulheres. 

O que são esteróides androgênicos e anabolizantes 

Também conhecidos como EAA, os esteroides androgênicos e anabolizantes são derivados sintéticos da testosterona, principal hormônio sexual masculino, que passou a ser conhecido devido ao seu efeito anabólico.  

 

O que é o “chip da beleza” 

O "chip da beleza" se trata de um implante hormonal aplicado abaixo da camada superficial da pele. Normalmente, ele é composto por gestrinona e pode ser prescrito para tratamento de endometriose ou de queda de libido

Quais são os hormônios proibidos  

Além da testosterona e da gestrinona para fins estéticos, alguns hormônios proibidos são: metandrostenolona, oximetolona, oxandrolona, nandrolona e estanozolol. 

Vale ressaltar que a resolução não proíbe a prescrição de terapia de reposição hormonal para casos de deficiência específica comprovada. 

 

Principais efeitos colaterais desses hormônios 

A preocupação das entidades médicas acerca do uso dessas substâncias não é à toa, afinal, o uso desses esteroides pode causar diferentes efeitos colaterais em ambos os sexos. Os esteróides androgênicos, por exemplo, provocam acne e queda de cabelo. Nos homens, pode ocorrer o aumento da próstata e, nas mulheres, engrossamento da voz e crescimento de pelos faciais. 

Já os esteróides anabolizantes podem causar danos ao fígado, pressão alta, aumento do risco de ataque cardíaco e até mesmo derrame. Além disso, o uso desses esteróides pode levar a mudanças de humor, agressividade e uma série de distúrbios psiquiátricos, incluindo depressão e ansiedade

 

Alternativas para o uso de hormônios proibidos 

Se você faz ou pretendia fazer o uso de algum EAA visando algum tipo de resultado estético, a boa notícia é que existem uma série de outras substâncias que podem te ajudar a atingir seus objetivos sem comprometer a sua segurança.  

Para o caso de ganho de massa muscular, por exemplo, a creatina, a albumina e o BCAA são ótimas alternativas que podem ser incluídas na sua suplementação.  

Leia também: Quais são os melhores suplementos esportivos e como usá-los 

Mas, se você busca combater a celulite e a flacidez, você pode (e deve!) substituir o uso do chip da beleza por produtos que contenham ativos como a celulinol, bioex antilipêmico e drenacell. Uma ótima alternativa é optar por fórmulas manipuladas que levem esses componentes e que, claro, sejam prescritas de acordo com as suas características e necessidades específicas. 

Aproveite e saiba mais sobre os produtos para tratar a flacidez e a celulite

Já para quem busca um emagrecimento saudável, as “bombas” também podem e devem ser substituídas por opções mais saudáveis e com eficácia comprovada, como é o caso dos nutracêuticos para emagrecer, que são pílulas que prometem melhorar sua saúde suplementando nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo humano.   

Veja o guia definitivo sobre os nutracêuticos para emagrecimento

Além disso, nunca é demais reforçar que apenas a suplementação não garante os melhores resultados para quem busca mudanças corporais expressivas. O hábito de praticar exercícios físicos aliado à uma alimentação saudável é sempre o melhor – e mais seguro – caminho não apenas para a sua estética, como também para o seu bem-estar. Pense nisso! 

logo farmácia de manipulação
Manipulaê
Rede de farmácias de manipulação incorporada pelo Grupo RaiaDrogasil.

Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.

crosstext-align-justify