A função dos probióticos para regular o seu intestino

Conheça a relação dos probióticos com a função intestinal e a saúde corporal. O que é probióticos, como ele pode te ajudar, qual a função na saúde do intestino e muito mais.

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May 13, 2021
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Qual definição de probióticos?

Os probióticos podem ser definidos como microrganismos vivos que, quando administrados nas quantidades adequadas promovem proteção ao hospedeiro. Esses microrganismos estão associados a manutenção da flora intestinal, melhora do equilíbrio das bactérias intestinais, funcionamento do intestino, inibição do crescimento de bactérias patogênicas, melhora da digestão e absorção, alívio de alergias, redução de colesterol e aumento da imunidade.

Esses fatores auxiliam na redução do risco de doenças intestinais, cardíacas, diabetes e inflamação hepática e contribuem para o equilíbrio entre a saúde e o bem-estar. As bactérias benéficas que colonizam o organismo podem sofrer interferências em sua composição devidos a inúmeros fatores como o estresse, tipo de alimentação, utilização de medicamentos como os antibióticos e outros.

Onde são encontrados os probióticos?

Os probióticos podem ser encontrados em leites fermentados, iogurtes, alimentos fermentados, capsulas ou saches. Esses são alguns exemplos. Alguns saches e capsulas podem ser encontrados com cepas de microrganismos e também fibras como a inulina e frutooligossacarídeos. Essas fibras são denominadas probióticas.

Para que serve os probióticos?

Os probióticos são substratos utilizados pelos microrganismos que conferem uma série de benefícios para a saúde.  Os probióticos tem como características o auxílio da manutenção da flora intestinal saudável sendo utilizados pelos microrganismos que habitam a flora intestinal e promovem uma série de benéficos além de contribuir para um funcionamento intestinal mais adequado. O corpo humano possui em média 100 trilhões de células microbianas que constituem nossa microbiota e que tem funções importantes no metabolismo e integridade da mucosa intestinal.

O que é disbiose

A disbiose é conhecida como um desequilíbrio na microbiota intestinal e quando não há esse equilíbrio pode contribuir para o surgimento ou até mesmo agravamento de algumas doenças e quadros de diarreias que geram preocupações.

Qual papel da alimentação e dieta equilibrada na manutenção da microbiota intestinal?

Uma dieta equilibrada e balanceada tem papel fundamental no equilíbrio e manutenção da microbiota intestinal, não basta ingerir os probióticos e pensar que está tudo certo, é necessário um equilíbrio da dieta para a manutenção dos microrganismos benéficos a saúde.

A dieta rica em vegetais contém quantidades favoráveis de fibras que podem ser as solúveis que tem como característica a capacidade de formar gel quando entram em contato com a água o que auxilia na saciedade e também no peso do bolo fecal.

Este tipo de fibra está presente:

  • Legumes,
  • Maçã,
  • Framboesa,
  • Grãos integrais,
  • Verduras,

O consumo dessas fibras está relacionado a benefícios na microbiota intestinal evitando o crescimento de bactérias patogênicas e também pela capacidade de eliminação de substâncias indesejáveis ao organismo, favorecendo uma diversidade para o ecossistema de bactérias benéficas.

A ingestão das fibras presentes nos vegetais atua na ativação de genes que contribuem para manutenção dos níveis de triglicerídeos, melhora dos quadros de esteatose hepática e redução de aterosclerose através da regulação da inflamação, e por reduzir os níveis de lipídios no sangue.

O uso de alguns probióticos como o lactobacillus rhamnosus e bifidobactérias estão relacionados a sensibilidade à insulina e também na expressão de genes ligados ao metabolismo da glicose e dos lipídios.

Um estudo realizado em 2020 por Pellegrine e colaboradores mostrou que a utilização de um sachê ao dia desses probióticos nos dois primeiros meses associada a uma dieta equilibrada e variada rica em:

  • Vegetais,
  • Grãos,
  • Peixes,
  • Legumes,
  • Frutas,
  • Azeite de oliva

E reduzindo a ingestão de:

  • Sementes,
  • Manteiga,
  • Queijos,
  • Leites,
  • Açúcar.

Tem efeito positivo na redução do peso corporal, índice de massa corporal e glicemia.  A manutenção da qualidade da microbiota intestinal é fundamental para que as bactérias sejam mantidas.

Qual relação das fibras da alimentação com as bactérias intestinais?

As bactérias presentes no intestino fermentam as fibras vinda da alimentação e produz alguns ácidos graxos de cadeia curta como o butirato, acetato e propionato que são rapidamente absorvidos no intestino e apresentam diversos benefícios.

Os benefícios associados aos ácidos graxos de cadeia curta estão relacionados a manutenção da integridade da parede intestinal deixando-a mais seletiva e evitando a permeabilidade de patógenos ou substâncias que não são adequadas ao organismo, regulam o sistema imune promovendo a inibição da produção de citocinas inflamatórias como TNF-α e IL-6 através da ativação de mecanismos de ação.

Promovem também a estimulação de glutationa-S-transferase uma importante enzima que atua na eliminação de substâncias consideradas toxicas ao organismo. O propionato auxilia na expressão de genes que tem a capacidade de realizar a síntese de leptina.

A leptina é um hormônio que age diretamente em nosso cérebro e tem como função controlar o apetite contribuindo para manutenção do peso corporal e evitando a obesidade.

Por esses motivos o estímulo do consumo de dietas ricas em fibras tem sido importante atualmente. As dietas ricas em vegetais são compostas por uma variedade de nutrientes que estão relacionados a benefícios a saúde, além de deixar o prato mais atrativo devido a variedade nas cores presentes nos alimentos.

Benefícios dos probióticos na saúde

  • Ambiente intestinal favorável
  • Regulação do trânsito intestinal
  • Auxilia na síntese de vitaminas
  • Neutralização de agentes cancerígenos
  • Melhora a resistência à insulina.

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Referências Bibliográficas

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Cheng X, Zheng J, Lin A,Xia H, Zhang Z,  Gao Q, LV W.  et al A review: Roles of carbohydrates in human diseases through regulation of imbalanced intestinal microbiota. Journal of Functional Foods. 2020, 74: 104197.

Zhang J, Xia Y, Sun J. Breast and gut microbiome in health and cancer. Genes & Diseases. https://doi.org/10.1016/j.gendis.2020.08.002.

Lahiji MR, Najafi S, Janani L, Yazdani B, Razmpoosh E, Zarrati M et al. The effect of synbiotic on glycemic profile and sex hormones in overweight and obese breast cancer survivors following a weight-loss diet: A randomized, triple-blind, controlled trial. Clinal Nutrition. 2021, 40: 394-403.

Mengxue. H et al. Foodomics: a new perspective on gut probiotics nutrition and healthresearch. Disponível: https://doi.org/10.1016/j.cofs.2021.04.004. Acesso 05/05/2021.

Disponível em: https://glycemicindex.com/2021/04/microbiome-lingo-prebiotics-probiotics-and-synbiotics/. Acesso em 05/05/2021.

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