Os probióticos possuem a função de ajudar o intestino a funcionar corretamente e na saúde corporal como um todo.
Por isso trouxemos algumas dúvidas, como, o que é probióticos, como ele pode te ajudar, qual a sua função no intestino e muito mais.
Os probióticos podem ser definidos como microrganismos vivos que, quando administrados nas quantidades adequadas promovem proteção ao hospedeiro. Esses microrganismos estão associados a manutenção da flora intestinal, melhora do equilíbrio das bactérias intestinais, funcionamento do intestino, inibição do crescimento de bactérias patogênicas, melhora da digestão e absorção, alívio de alergias, redução de colesterol e aumento da imunidade.
Esses fatores auxiliam na redução do risco de doenças intestinais, cardíacas, diabetes e inflamação hepática e contribuem para o equilíbrio entre a saúde e o bem-estar. As bactérias benéficas que colonizam o organismo podem sofrer interferências em sua composição devidos a inúmeros fatores como o estresse, tipo de alimentação, utilização de medicamentos como os antibióticos e outros.
Os probióticos podem ser encontrados em leites fermentados, iogurtes, alimentos fermentados, capsulas ou saches. Esses são alguns exemplos. Alguns saches e capsulas podem ser encontrados com cepas de microrganismos e também fibras como a inulina e frutooligossacarídeos. Essas fibras são denominadas probióticas.
Os probióticos são substratos utilizados pelos microrganismos que conferem uma série de benefícios para a saúde. Os probióticos tem como características o auxílio da manutenção da flora intestinal saudável sendo utilizados pelos microrganismos que habitam a flora intestinal e promovem uma série de benéficos além de contribuir para um funcionamento intestinal mais adequado. O corpo humano possui em média 100 trilhões de células microbianas que constituem nossa microbiota e que tem funções importantes no metabolismo e integridade da mucosa intestinal.
A disbiose é conhecida como um desequilíbrio na microbiota intestinal e quando não há esse equilíbrio pode contribuir para o surgimento ou até mesmo agravamento de algumas doenças e quadros de diarreias que geram preocupações.
Uma dieta equilibrada e balanceada tem papel fundamental no equilíbrio e manutenção da microbiota intestinal, não basta ingerir os probióticos e pensar que está tudo certo, é necessário um equilíbrio da dieta para a manutenção dos microrganismos benéficos a saúde.
A dieta rica em vegetais contém quantidades favoráveis de fibras que podem ser as solúveis que tem como característica a capacidade de formar gel quando entram em contato com a água o que auxilia na saciedade e também no peso do bolo fecal.
Este tipo de fibra está presente:
O consumo dessas fibras está relacionado a benefícios na microbiota intestinal evitando o crescimento de bactérias patogênicas e também pela capacidade de eliminação de substâncias indesejáveis ao organismo, favorecendo uma diversidade para o ecossistema de bactérias benéficas.
A ingestão das fibras presentes nos vegetais atua na ativação de genes que contribuem para manutenção dos níveis de triglicerídeos, melhora dos quadros de esteatose hepática e redução de aterosclerose através da regulação da inflamação, e por reduzir os níveis de lipídios no sangue.
O uso de alguns probióticos como o lactobacillus rhamnosus e bifidobactérias estão relacionados a sensibilidade à insulina e também na expressão de genes ligados ao metabolismo da glicose e dos lipídios.
Um estudo realizado em 2020 por Pellegrine e colaboradores mostrou que a utilização de um sachê ao dia desses probióticos nos dois primeiros meses associada a uma dieta equilibrada e variada rica em:
E reduzindo a ingestão de:
Tem efeito positivo na redução do peso corporal, índice de massa corporal e glicemia. A manutenção da qualidade da microbiota intestinal é fundamental para que as bactérias sejam mantidas.
As bactérias presentes no intestino fermentam as fibras vinda da alimentação e produz alguns ácidos graxos de cadeia curta como o butirato, acetato e propionato que são rapidamente absorvidos no intestino e apresentam diversos benefícios.
Os benefícios associados aos ácidos graxos de cadeia curta estão relacionados a manutenção da integridade da parede intestinal deixando-a mais seletiva e evitando a permeabilidade de patógenos ou substâncias que não são adequadas ao organismo, regulam o sistema imune promovendo a inibição da produção de citocinas inflamatórias como TNF-α e IL-6 através da ativação de mecanismos de ação.
Promovem também a estimulação de glutationa-S-transferase uma importante enzima que atua na eliminação de substâncias consideradas toxicas ao organismo. O propionato auxilia na expressão de genes que tem a capacidade de realizar a síntese de leptina.
A leptina é um hormônio que age diretamente em nosso cérebro e tem como função controlar o apetite contribuindo para manutenção do peso corporal e evitando a obesidade.
Por esses motivos o estímulo do consumo de dietas ricas em fibras tem sido importante atualmente. As dietas ricas em vegetais são compostas por uma variedade de nutrientes que estão relacionados a benefícios a saúde, além de deixar o prato mais atrativo devido a variedade nas cores presentes nos alimentos.
Tem sua receita de produtos manipulados em mãos? Faça uma cotação gratuita na Manipulaê! Em seguida, nossas farmácias de manipulação parceiras vão lhe enviar orçamentos direto para o seu e-mail. Assim, fica muito mais fácil de você comparar e comprar pelo melhor preço o produto manipulado!
Nutricionista Mestre em Ciências dos Alimentos pela Faculdade de Ciências. Farmacêuticas da Universidade de São Paulo. No Laboratório de Dieta, Nutrição e Câncer.