Prevenção do câncer de mama: suplementos e exames

Prevenção do câncer de mama, saiba quais suplementos e exames você pode consumir e fazer para prevenir.

October 22, 2021
mulher com blusa branca e simbolo do cancer de mama em rosa

A prevenção do câncer de mama se tornou um marco do mês de outubro. A cada ano, o mundo inteiro se volta para esse problema de saúde, destacando os efeitos do câncer de mama na vida das mulheres e a necessidade da prevenção. 

O que muitas pessoas não sabem é que o câncer pode ser combatido com alguns suplementos naturais.

É claro que nenhum deles deve substituir o tratamento tradicional, mas diversos médicos já indicam os suplementos como uma maneira eficaz de diminuir o impacto da doença. 

Um grande exemplo é a famosa vitamina D, que é essencial no combate a mais de 10 tipos de cânceres. Assim, quem possui bons níveis de vitamina D no corpo possui 17% menos chances de desenvolver qualquer tipo de câncer. 

Contudo, há ainda outros suplementos que podem ser muito eficazes no combate a essa doença tão trágica. Vale citar também a necessidade de realizar exames com frequência. 

As mulheres devem, sempre que possível, fazer o autoexame, que é o exame de toque nas mamas. 

E, ao menos uma vez ao ano, realizar o exame tradicional do câncer de mama. Essa é uma maneira de prevenir a doença ou de localizá-la ainda em seu início.

Suplementos para a prevenção do câncer de mama

Muitos suplementos podem ser usados para o trabalho de prevenção do câncer de mama. 

Assim, por mais que esses suplementos alimentares não sejam capazes de acabar com a doença por conta própria, eles podem ser muito eficientes no processo de diminuição do impacto da doença. 

No fim das contas, a prevenção do câncer de mama se faz todos os dias, seja com a alimentação balanceada ou mesmo com os exames preventivos. Veja, a seguir, alguns dos suplementos mais eficientes contra o câncer de mama.

Vitamina D

A vitamina D é responsável por diminuir o impacto de mais de 14 tipos de cânceres, incluindo o câncer de mama. Assim, a substância é muito eficaz como uma forma de prevenção. 

Acredita-se que quem possui bons níveis de vitamina D no corpo pode reduzir em até 17% a chance de desenvolver o câncer de mama. Por isso é tão importante a exposição ao sol, capaz de fornecer vitamina D de forma natural. 

Vale lembrar, é claro, que o corpo humano é incapaz de produzir vitamina D. Outra forma de ter acesso a essa substância, contudo, se dá por meio de vitaminas e suplementos. 

Logo, é muito recomendado que as pessoas façam uso dessas vitaminas controladas, que conseguem ter um impacto mais intenso no organismo. Todavia, antes de optar por esse caminho, consulte um médico de confiança e analise a situação a fundo. 

Pode ser que, para o seu caso de saúde, existam algumas restrições em relação ao consumo de vitamina D como prevenção do câncer de mama. De qualquer maneira, isso é algo que apenas o médico poderá indicar.

Selênio

Outra substância muito eficiente contra o câncer de mama é o selênio. O selênio pode ser encontrado em nozes, além de alguns outros alimentos. 

Por dar força ao organismo, além de ter papel importante como antioxidante das células, o selênio pode ser um aliado fiel na luta contra o câncer de mama. 

Na verdade, em um estudo realizado com pessoas que já tinham câncer de mama, o selênio se mostrou responsável por diminuir o número de mortes em cerca de 50%. 

É claro que essa substância não deve ser administrada de forma solitária, sem a ajuda de outros medicamentos. Contudo, é fato que o selênio tem um efeito muito intenso para a prevenção do câncer de mama. 

Ademais, o selênio ainda ajuda a acabar com problemas adjacentes ao câncer de mama. No caso, diarreia e ânsias de vômito podem ser controladas melhor com a ajuda de boas doses de selênio.

Vitamina C

A vitamina C também é muito importante na prevenção do câncer de mama. Dessa maneira, essa é a vitamina que recebe os maiores holofotes quando se trata de combater o câncer. 

Isso porque as células tumorais acabam sendo sensíveis demais à oxidação, fazendo com que deixem de ser úteis ao corpo com uma alta velocidade. 

Por outro lado, a vitamina C age como antioxidante e, assim, torna as células tumorais mais úteis ao corpo por mais tempo. 

Em geral, na luta pela prevenção do câncer de mama, acredita-se que níveis adequados de vitamina C no corpo podem reduzir o risco de câncer de mama em até 40%. 

Logo, é fundamental que você seja capaz de manter uma boa reserva de vitamina C à disposição do organismo. 

Vale ressaltar ainda que a vitamina C pode ser consumida por meio de frutas, como é o famoso caso da laranja. Todavia, essa vitamina também pode ser ingerida na forma de suplementos. 

Exames de prevenção ao câncer de mama

Os exames de prevenção ao câncer de mama são parte essencial do combate a essa doença tão perigosa. Isso porque, se descoberto ainda nos estágios iniciais, o câncer de mama acaba sendo bastante simples de controlar. 

Todavia, quando a notícia da descoberta chega tarde demais, as chances de sobrevivência passam a ser muito menores. É muito importante que as mulheres façam o exame de toque em si mesma, o chamado autoexame. 

Essa não é uma maneira técnica de encontrar o câncer de mama, mas acaba sendo o bastante para notar algum problema e, a partir daí, procurar ajuda médica. 

Em todo caso, é recomendado que as mulheres façam o exame de prevenção ao câncer de mama ao menos uma vez por ano. Assim, as chances de sucesso no processo de combate a essa doença se tornam muito maiores. 

Assim, os suplementos alimentares são tão importantes, mas sobretudo o exame de prevenção ao câncer de mama é fundamental para o sucesso na luta contra a doença.

Para manipular os seus medicamentos e vitaminas com facilidade, basta enviar a foto da receita, que o Manipulaê encontra a melhor farmácia para você. Clique aqui para cotar

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

October 22, 2021

Mais artigos

Efeitos dos probióticos para imunidade

Para manter a imunidade é importante ter a junção de uma alimentação e com a ingestão de certos probióticos que auxiliaram no processo.

Camilla Moraes

Dramin: para que serve e como usar

O Dramin pode ser muito útil contra tonturas e labirintite, entenda qual a base para construção desse medicamento e se vale a pena o manipular.

Camilla Moraes

Toragesic: para que serve e seus benefícios

O Toragesic é um ativo usado como anti-inflamatório, que auxilia no inchaço da lesão. Evitando assim, um agravamento nas lesões causadas.

Camilla Moraes