Prescrição farmacêutica: como funciona nas farmácias de manipulação

A prescrição farmacêutica é uma habilidade constituída por um farmacêutico que seleciona e documenta terapias, intervenções relativas ao cuidado à saúde do paciente, sempre visando a promoção, proteção e recuperação da saúde do paciente, prevenindo doenças e problemas de saúde.

September 17, 2021
médico com um pote de medicamento na mãos e cartela e potes de medicamentos em cima da mesa

A prescrição farmacêutica tem como objetivo promover, proteger e recuperar a saúde do indivíduo, além de prevenir que doenças e outros problemas de saúde possam surgir em seu organismo, o farmacêutico seleciona terapias farmacológicas e não farmacológicas para ajudar o paciente.

A chamada prescrição farmacêutica é realizada com medicações de finalidade terapêutica que não exijam prescrição médica, incluindo medicamentos manipulados e industrializados. A partir do conhecimento que é adquirido em sua formação, o farmacêutico deve estar vinculado a uma instituição farmacêutica junto ao CRF de sua jurisdição para poder praticar a prescrição.

Como a prescrição farmacêutica funciona

Através de uma avaliação, o farmacêutico irá conseguir identificar alguns pontos que são principais para prescrever o melhor medicamento manipulado, como:

- Identificar suas necessidades de saúde;

- Definir o seu objetivo de tratamento;

- Definir o tratamento e prescrever;

- orienta-lo quanto ao tratamento;

- Acompanhar os resultados.

Por isso, não devemos temer o tratamento orientado por um farmacêutico, pois ele é o profissional que está mais perto da população, possui formação de nível superior e conhecimento sobre o que fala.

Leia também, farmácia de manipulação: conheça tudo sobre o assunto.

Vantagens da prescrição farmacêutica

A prescrição farmacêutica é uma forma simples e pratica de atender os pacientes, sem que precisem passar por consultas médicas, aumentando a capacidade da resolução de seus sintomas e problemas, solucionando de forma eficaz.

Sabemos que ainda existem algumas dúvidas sobre a prescrição farmacêutica, como, se o farmacêutico pode prescrever qualquer medicamento, qual deve ser a formação do farmacêutico para prescrever, como dever ser descrito a prescrição farmacêuticas e entre outras.

Por isso, separamos algumas perguntas para te ajudar a esclarecer da melhor forma possível e assim ter confiança na prescrição farmacêutica.

O farmacêutico pode prescrever todos os medicamentos?

O farmacêutico só pode prescrever medicamentos manipulados com a finalidade terapêutica, não sendo necessária uma prescrição médica, incluindo medicamentos industrializados e preparações magistrais sendo eles alopáticos ou dinamizados, plantas medicinais, drogas vegetais e outras categorias com relação aos medicamentos que venham a ser aprovados pelo órgão sanitário federal para a prescrição do farmacêutico

O farmacêutico pode prescrever fórmulas como:

  • Fórmulas oficinais, que não contenham insumos que sejam sujeitos à prescrição médica
  • Cosméticos, todos desde que não contenham insumos que sejam da prescrição médica
  • Fitoterápicos, todos os insetos de prescrição médica, como: Aesculus Hippocastanum L, Allium Sativum L, Aloe Vera, Arctostaphylos Uva-ursi Spreng, Arnica Montana L, Centella Asiatica L Urban e outros.
  • Nutracêuticos, sendo suplementos alimentares que possuem composição compostos bioativos que são extraídos dos alimentos e que possuem benefícios para o organismo, corpo e complementando o tratamento para alguma doença.
  • Alimentos funcionais, que auxiliam na saúde e trazem benefícios para o organismo e corpo em geral.

Leia também, quais são os tipos de cosméticos manipulados.

Qual deve ser a formação para fazer prescrições farmacêuticas?

A habilidade de prescrição é fundamental ter conhecimentos e habilidades clinicas, que abranjam as boas práticas de prescrição, fisiopatologia, semiologia, comunicação interpessoal, terapêutica. Sendo assim a prescrição farmacêutica é necessário estar vinculado a uma instituição Farmacêutica junto ao CRF de sua jurídica.

Nos casos de medicamentos com prescrição médica, há exceção para a prescrição farmacêutica?

O farmacêutico pode prescrever medicamentos que exijam prescrição médica, desde que a existência de diagnóstico prévio e apenas quando estiver previsto em programas, protocolos ou diretrizes aprovados para o uso de instituições de saúde ou quando a formalização de acordos de colaboração com outros prescritores ou instituição de saúde.

Para este tipo de prescrição de medicamento, é exigido pelo conselho regional de farmácia, o reconhecimento de título de especialista ou de especialista profissional farmacêutico na área clínica. Sempre possuindo a especialização clínica, em homeopatia ou antroposofia.

Como deve ser a prescrição farmacêutica?

A prescrição farmacêutica deve ser escrita por extenso, de modo legível, observados a nomenclatura, com sistema de pesos e medidas oficiais, sem emendas ou rasuras, contendo os seguintes itens:

  • Identificação da farmácia de manipulação
  • Identificação do farmacêutico que está vinculado com o seu pedido
  • Nome completo e contato do paciente
  • Descrição do médico ou farmacêutico que indicou a fórmula manipulada
  • Descrição do medicamento, com dosagem, frequência de administração do medicamento, duração do tratamento, instruções adicionais e outros

O que devo levar em conta na hora da prescrição farmacêutica?

O processo da prescrição farmacêutica é constituído pelas seguintes etapas:

  • Identificação das necessidades do paciente
  • Detectar o objetivo terapêutico
  • Seleção da terapia ou intervenções relacionadas ao cuidado a saúde
  • Redação da prescrição
  • Orientações ao paciente
  • Avaliação dos resultados
  • Documentação do processo de prescrição

O farmacêutico pode tirar ou acrescentar ativos da sua receita?

É verdade, o farmacêutico pode modificar a sua prescrição de medicamentos, emitida por outro prescritor, mas quando há aprovação de colaboração, sendo neste caso, a modificação acompanhada de uma justificativa, que deverá ser comunicada ao outro prescritor. Muitas vezes isso acontece, pelo fato de a farmácia não possuir aquele ativo, mas ter um bem parecido com o mesmo efeito. Sendo assim, o prescritor entrará em contato com o outro prescritor e o paciente para verificar se pode fazer a troca dos ativos nas suas formulas manipuladas.

Leia também, como a farmácia de manipulação escolhe sua matéria-prima.

Por esses fatores, é muito importante saber das avaliações das farmácias de manipulação e ter a confiança do farmacêutico entender as suas dores e disponibilizar um medicamento manipulado que traga um resultado eficaz e personalizado para você e sua saúde.

O atendimento personalizado faz total diferença para o seu tratamento e para a sua saúde, dessa forma, a prescrição farmacêutica pode ser a melhor saída para o seu tratamento e para continuar com a sua saúde, organismo, corpo e mente de forma saudável.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você, de forma segura, simples e gratuita.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari