Potência no treino: alimentação equilibrada

A potência de treino é totalmente voltada para uma alimentação equilibrada durante os treinos o no dia a dia, com ajuda de nutrientes e minerais.

November 23, 2021
Mulher com roupa de academia segurando marmita com alimentos nutricionais e aparelhos de academia em volta

Para ter uma potência de treino, é importante que se tenha uma alimentação equilibrada durante o dia todo e em alguns casos que os nutrientes sejam ajustados também para pré e pós treino. Dependendo da intensidade do exercício e de adaptação de cada pessoa. Por este motivo é essencial que se obtenha um acompanhamento com profissional especializado que possa te orientar de forma adequada. 


Como fazer um treino para potencializar os músculos


O treino para potencializar os músculos são feitos por pessoas que possuem um preparo físico de nível intermediário, ainda mais, por se tratar de exercícios que exigem força e coordenação corporal.

Nesses treinos, o tempo de descanso é maior, de 2 a 3 minutos, devido ao músculo produzir o lactato. Sempre mantendo o padrão dos treinos e da execução dos exercícios. As séries podem varias de 5 a 10 exercícios, dependendo do grupo muscular trabalhado. Ou seja, treinos de 2 a 3 vezes por semana com alto rendimento e esforço.

Sendo assim, sabemos que a potência de treino é contrair os músculos no menor tempo possível, portanto os movimentos precisam ser rápidos e explosivos. Sendo assim, envolver todas as musculaturas usando um esporte, possuindo uma carga de 30% a 60% das suas repetições. Lembrando que a qualidade do movimento é o principal fator quando falamos de treino e exercício físico.


Leia também, como potencializar o seu treino com suplementos.


Como ter uma alimentação equilibrada para ter potência de treino


Alguns alimentos podem ajudar a dar energia e melhorar o potencial do seu treino, como: 


  • Banana: Ótima fonte de carboidratos, rica em frutose e ajuda a dar mais energia, ou seja, ajudando na hora do treino.
  • Bebidas com cafeína: devido ao seu potencial energético, pode melhorar a performance em diversos tipos de treino, nesse sentido melhorando o potencial do treino no dia a dia.
  • Soja: Tem potencial antioxidante, minimizando a fadiga muscular, rica em proteínas também, podendo ajudar na construção de massa muscular, por sua vez, auxiliando na alimentação equilibrada.
  • Coco: Devido ao TCM (triglicerídeos de cadeia média), promovem aumento de energia e maior sensação de saciedade. A água de coco acaba sendo uma ótima opção para repor nutrientes e colaborar na hidratação, da mesma forma, auxiliando no equilíbrio alimentar.
  • Pasta de amendoim: Tem alto valor energético, porém rica em gorduras do bem, proteínas e fibras, aumenta a saciedade e atua como ótima fonte de energia do treino.
  • Beterraba: Rica em nitrato, substância que ajuda na melhora de resistência no treino, aumentando oxigenação e eficiência muscular, como resultado, auxiliando a manter o equilíbrio alimentar.
  • Cúrcuma: Pode ajudar a reduzir as dores musculares além de minimizar lesões após treinos intensos. 


Como conseguir o emagrecimento com a potência de treino?

Independente do tipo de atividade física que você faça, para que ocorra o emagrecimento, é necessário que haja déficit calórico, ou seja, que a quantidade calórica ingerida seja inferior ao que é gasto durante o dia, no entanto a potência de treino é fundamental. Por esse motivo é indicado que se possível para um emagrecimento saudável, ocorra a associação de alimentação equilibrada e atividade. 

A alimentação por si só com certeza pode ajudar muito no emagrecimento, mas com a prática de um treino com um potencial elevado esse déficit calórico é alcançado mais facilmente, por meio de maior gasto calórico diário, além de favorecer ganho de massa muscular, tonificação e liberação de hormônios importantíssimos, como endorfina e dopamina. 

Por fim, vou deixar algumas combinações de lanchinhos pré- treino que podem ser interessantes para conferir todos esses benefícios listados acima, são:


  • Banana + pasta de amendoim 
  • Homus de beterraba com biscoito de arroz 
  • Patê de tofu (soja) com torradinhas integrais 
  • Pudim de chia com banana e lascas de coco.


Qual a diferença de exercício de força e potência de treino?


Exercício de força

Quando falamos de melhorar os exercícios de força, queremos dizer que é a melhora da capacidade física, trazendo inúmeros benefícios para o desempenho físico nos esportes de alto rendimento quanto para a saúde, incluindo:


  • Manutenção da saúde óssea;
  • Auxilia na queima de gordura;
  • Regulação dos níveis glicêmicos;
  • Regulação dos níveis pressóricos;
  • Manutenção e/ou aumento da massa muscular;
  • Manutenção da independência para realizar as tarefas no dia a dia.


Potência de treino

Já quando falamos de potência de treino, estamos nos referindo na resistência que pode ser representada por uma carga, podendo ser corporal ou aparelhos. A potência de treino está ligada diretamente a quantidade de carga/peso que os grupos musculares aguentam na hora da atividade física.

Algumas dicas de como iniciar a potência de treino corretamente são:


  • Fazer de 1 a 3 séries de levantamento com 6 a 9 repetições;
  • Escolha pesos que não sejam nem tão leves e nem tão pesados, deve possuir uma carga que você tenha dificuldade, mas que consiga suportar o exercício da melhor maneira.
  • Levante o peso o mais rápido que conseguir nas repetições, manter uma constância é fundamental;
  • Caso o exercício fique muito difícil, reduza a carga e as séries de repetições e priorize a forma que o exercício é executado;
  • O importante é se consultar com um especialista alimentar e ao iniciar os exercícios na academia.


Portanto, para ter uma eficiência e assertividade no exercício, é importante se adaptar e escolher o melhor método de treinamento conforme o seu estilo de vida, sempre com um profissional capacitado ao lado, para auxiliar na execução dos exercícios e do movimento.

Caso tenha uma receita em mãos, acesse a Manipulaê e envie sua receita para receber os melhores orçamentos das farmácias perto de você! De forma, simples, fácil e segura. Recebendo todos os seus manipulados em casa.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Whey protein isolado manipulado é bom?

Descubra tudo sobre o Whey Protein Isolado Manipulado. Veja se vale a pena e ainda compare os preços das farmácias de manipulação.

Kathy Ortiz Brianesi

Suplemento para queima de gordura: como emagrecer de forma saudável

Suplemento para queima de gordura são utilizados para otimizar o emagrecimento e melhorar a qualidade de vida. Continue a leitura e saiba qual o melhor suplemento para você.

Kathy Ortiz Brianesi

Suplementos de energia: como a coenzima Q10 pode ajudar

Ter mais energia e disposição pode ser mais fácil com o uso de alguns suplementos, como a Coenzima Q10. Vamos te explicar como!

Vanessa Luisa P.P Sollitari