Tempo de leitura: 3 minutos
27 de julho de 2023

A pele é uma das primeiras partes do corpo a mostrar os sinais de envelhecimento e, por isso, tem sido cada vez mais comum a busca por ativos que promovam uma pele mais bonita e com aspecto jovem - como é o caso do óleo de rosa mosqueta.

Apesar de ter entrado na moda recentemente, o óleo de rosa mosqueta tem sido utilizado desde a Antiguidade. Os óleos vegetais têm ganhado bastante destaque na cosmetologia por terem uma composição semelhante aos lipídios da pele dos humanos, além de não serem comedogênicos. 

Se você tem ouvido falar sobre esse ativo e quer saber mais sobre ele, confira abaixo seus benefícios e saiba como incluí-lo na sua rotina de skin care para obter ótimos resultados.

Óleo de rosa mosqueta: para que serve 

As pesquisas científicas têm demonstrado que o óleo de rosa mosqueta desempenha um ótimo tratamento da pele. Isso graças aos seus compostos, que têm efeito antioxidante e regenerador tecidual, contribuindo para a formação e deposição de colágeno, além de aumentar a proliferação celular. 

Os ácidos graxos que compõem o ativo também desempenham papel importante na proteção e integridade da pele. Esses ácidos, além de protegerem contra a ação dos radicais livres, são emolientes. 

Isso quer dizer que eles são capazes de formar uma película protetora, que impede a perda de água em excesso, mantendo a hidratação da pele. 

Além disso, sua sua composição conta também com vitamina C, vitamina A e pigmentos carotenóides, que têm efeito antioxidante, clareadores e estimulam a síntese de colágeno. 

O uso do óleo de rosa mosqueta na pele também promove o aumento da elasticidade, firmeza e redução das linhas de expressão e manchas. Por isso, o óleo de rosa mosqueta para melasma e manchas de acne pode ser uma alternativa interessante. 

Mas como usar o óleo de rosa mosqueta no rosto? 

O ideal é seguir as orientações do dermatologista, mas, de maneira geral, você pode aplicar algumas gotas do óleo de rosa mosqueta no rosto pela noite, fazendo massagens com movimentos circulares. Não esqueça de complementar o tratamento usando filtro solar sempre.

Outros benefícios além do skincare para o rosto

Como vimos, o óleo de rosa mosqueta para o rosto apresenta diversos benefícios, mas não as vantagens do óleo de rosa mosqueta não resumem-se apenas a isso. 

Como tem propriedades hidratantes, o óleo de rosa mosqueta também pode ser utilizado no corpo para tratamento de ressecamento da pele e para a hidratação de cabelos ressecados e quebradiços. 

Como estimula a síntese de colágeno e promove a regeneração celular, o óleo de rosa mosqueta também pode ser utilizado no pós-operatório para evitar a formação de cicatrizes, bem como ser utilizado para tratar cicatrizes antigas. 

Devido às suas propriedades regeneradoras e anti-inflamatórias, o óleo de rosa mosqueta também pode ser utilizado no tratamento de assaduras e queimaduras de primeiro grau. 

Por conta de suas propriedades clareadoras, pode ser utilizado para clarear áreas do corpo que costumam escurecer com facilidade, como é o caso das axilas e virilha. 

Em quanto tempo o óleo de rosa mosqueta faz efeito?

Geralmente, o usuário já começa a notar diferenças na pele entre a quarta e oitava semana de tratamento. 

No entanto, vale lembrar que o tempo de resposta da pele ao tratamento pode variar de acordo com o objetivo (clareamento, regeneração celular, elasticidade), demais cuidados no skincare, uso do filtro solar, hábitos (sono, alimentação e prática de atividades físicas) e tipo de pele. 

Posso usar o óleo de rosa mosqueta puro?

O óleo de rosa mosqueta puro pode ser utilizado na pele, sem problemas. Para isso, atente-se apenas ao horário de uso, que deve ser restrito à noite, para evitar contato com as radiações solares e possíveis reações, causando irritação na pele. 

Vantagens de usar óleos manipulados

O uso de dermocosméticos e outros produtos manipulados permite um tratamento totalmente personalizado não apenas para o tipo de pele do paciente, mas também para todas as outras características, necessidades e até mesmo restrições, como alergias, por exemplo.

Você pode escolher, junto com o seu dermatologista, a forma do produto que melhor se adapta ao seu gosto e rotina, concentração de acordo com as suas necessidades e peculiaridades, além de poder combinar ativos que que podem tratar, em conjunto, outros problemas de pele. 

Confira abaixo alguns ativos que podem ser combinados ao óleo de rosa mosqueta manipulado: 

  • Vitamina A 
  • Vitamina E 
  • Vitamina C 
  • Vitamina B1 
  • Vitamina B2 
  • Nistatina + óxido de zinco: essa combinação é utilizada para tratamento de estrias, assaduras, queimaduras leves e irritações na pele do corpo. 

Agora que você já sabe mais sobre o óleo de rosa mosqueta e seus benefícios para a pele, não deixe de conversar com o seu dermatologista para aproveitar ao máximo os benefícios desse ativo.

Andressa Santana
CRBM : 5749 - 2ª Região

Biomédica pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atuou, por dois anos, como analista clínica em laboratório de análises clínicas. Atualmente é agente de perícia criminal na Polícia Civil de Pernambuco: foi lotada por quatro anos no Instituto de Genética Forense e hoje trabalha no Instituto de Criminalística de Petrolina.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading