O ressecamento da pele é um problema comum que pode estar relacionado a diversas causas, como falta de hidratação, tempo frio, alteração hormonal, uso de medicamentos ou falta de proteção solar. Porém, antes de mais nada, é importante ressaltar que há uma diferença entre pele seca e pele ressecada.
A pele seca é um tipo de pele, enquanto a pele ressecada é uma condição. A pele seca conta com menos glândulas sebáceas, que produzem o sebo que dão o ar oleoso à pele. Já a pele ressecada está relacionada à falta de hidratação, que pode ser temporária.
Logo, a pessoa pode ter a pele oleosa e, ao mesmo tempo, estar com a pele ressecada. Inclusive, este é um tipo de problema comum, uma vez que pessoas com pele oleosa tendem a confundir hidratação com oleosidade e não criam o hábito de hidratar a pele. Saiba mais abaixo.
A nossa pele tem, na sua camada mais externa, uma barreira de proteção cutânea, formada por células e lipídios. Essa barreira faz com que a pele retenha água, permanecendo hidratada, e protege a nossa pele de agentes externos, prevenindo irritações e infecções.
Quando ocorrem modificações na barreira de proteção cutânea e ela perde os lipídios (gorduras), uma das consequências é que a pele fica incapaz de reter água, passando a ter um aspecto ressecado.
A pele ressecada possui algumas características específicas:
A pele ressecada descamando e coçando causa um desconforto grande, além de afetar a autoestima por ter um efeito estético desagradável. Pessoas que sofrem com o ressecamento da pele ficam incomodadas e querem encontrar, o mais rápido possível, um tratamento ideal para solucionar o problema.
Entretanto, o passo mais importante para tratar esse problema é descobrir sua causa. Como já mencionado, existem algumas causas para o ressecamento da pele e listamos as principais abaixo.
O tempo frio, além de favorecer a perda de umidade de forma natural do corpo, faz com que as pessoas bebam menos água e tomem banhos mais quentes, fatores que contribuem ainda mais para o ressecamento da pele.
O estrogênio é um hormônio sexual feminino. No que diz respeito à pele, ele é responsável pela manutenção da barreira de proteção cutânea, hidratação da pele, produção de colágeno e cicatrização.
Leia também: Controle hormonal: 6 dúvidas frequentes sobre o assunto
Uma das causas mais comuns para o ressecamento da pele é a falta de hidratação, seja por falta de ingestão suficiente de água ou pela negligência do uso de creme hidratante para pele ressecada durante a rotina de skin care.
O uso de alguns medicamentos, como diuréticos, remédios para tratamento de colesterol, pressão alta e para alergia, podem promover a perda de água pelo corpo e pode levar ao ressecamento da pele.
A exposição à luz solar promove a desidratação, causando o ressecamento da pele. Por isso a importância do uso diário do protetor solar. Pessoas que não usam protetor solar e se expõem ao sol são mais suscetíveis a ter uma pele ressecada.
Se você chegou até aqui, provavelmente quer saber como tratar a pele ressecada, mas é importante lembrar que somente um(a) dermatologista poderá indicar um tratamento ideal para o seu caso após uma análise mais detalhada.
No entanto, de maneira geral, o indicado é que você use os seguintes produtos:
Como já mencionamos, cada pele é única e uma pessoa pode ter a pele oleosa e sofrer de problema de ressecamento, acne e outras questões que nem sempre podem ser tratadas com o uso de um único produto feito em larga escala. Por isso, tome cuidado com as indicações que recebe de amigas e blogueiras!
Para evitar possíveis frustrações ao tratar sua pele ressecada, você pode optar pelo uso de cosméticos manipulados, que nada mais são do que produtos prescritos por um profissional e desenvolvidos especificamente para as suas necessidades da sua pele.
Ao fazer um sabonete manipulado, por exemplo, é possível reunir em um único produto diferentes ativos que serão benéficos para sua pele. Aqui abaixo, listamos alguns ativos que são verdadeiros aliados de quem sofre com ressecamento de pele:
Além de fazer consulta com dermatologista e reforçar os cuidados com skin care, lembre-se de beber água, cuidar da alimentação, praticar atividades físicas e cuidar das suas emoções, pois elas também influenciam na saúde da nossa pele.
Agora que você já sabe tudo sobre pele ressecada, aproveite e confira nossas dicas para deixar a pele saudável e mais jovem.
Biomédica pela Universidade Estadual de Santa Cruz. Atuou, por dois anos, como analista clínica em laboratório de análises clínicas. Atualmente é agente de perícia criminal na Polícia Civil de Pernambuco: foi lotada por quatro anos no Instituto de Genética Forense e hoje trabalha no Instituto de Criminalística de Petrolina.