Tempo de leitura: 3 minutos
23 de maio de 2023

Passiflora é uma planta pertencente à família Passifloraceae, conhecida por suas flores ornamentais, frutos comestíveis e propriedades medicinais. Essas plantas são encontradas principalmente em regiões tropicais e subtropicais das Américas. 

Também conhecida como flor do maracujá, a passiflora ganhou destaque nos cuidados com a saúde porque apresenta efeitos benéficos relacionados principalmente às suas propriedades sedativas e ansiolíticas, que ajudam a reduzir a ansiedade e promovem a sensação de relaxamento.

Passiflora: para que serve 

A passiflora é um fitoterápico que atua no sistema nervoso central, reduzindo a atividade de neurotransmissores, como a noradrenalina e a serotonina, que estão envolvidas no controle do humor e da ansiedade. Seu uso é comum entre pessoas que procuram produtos naturais para aliviar a ansiedade e melhorar a qualidade do sono. 

Como um remédio calmante natural, pode ser usada para tratar questões como: 

  • Ansiedade;
  • Estresse;
  • Insônia; e
  • Outros distúrbios do sono.

Além disso, alguns estudos apontam que a passiflora pode melhorar a capacidade de concentração, controlar a pressão arterial e ainda atuar contra alguns tipos de infecções, como as estomacais, causadas pela bactéria Helicobacter pylori.

Com uma excelente capacidade antioxidante, a passiflora também ajuda a limitar os danos causados pelos radicais livres, protegendo as células do organismo.

Os tipos de passiflora

Em termos de uso medicinal, as espécies de Passiflora podem ser utilizadas para tratar ansiedade, insônia e outros distúrbios do sono, mas a principal diferença entre a Passiflora alata e a Passiflora incarnata é a sua origem e características físicas. 

A Passiflora alata é nativa da América do Sul e apresenta flores grandes e coloridas, enquanto a Passiflora incarnata é nativa da América do Norte e tem flores mais discretas e pequenas.

Como usar a passiflora 

A medicina alternativa por fitoterapia é uma forma de terapia à base de plantas e ervas e é reconhecida como uma forma de tratamento que ajuda a combater diversas doenças, causando menos danos ao organismo com efeitos colaterais mínimos e custos reduzidos. 

A passiflora, sendo uma planta medicinal, é utilizada como um remédio fitoterápico para melhorar o bem estar físico, e pode ser utilizada em diversas formas, como cápsulas, comprimidos, tinturas, extratos líquidos e chás. 

O chá de passiflora é rico em compostos bioativos, incluindo alcalóides, flavonóides e outros antioxidantes, e é feito a partir das folhas ou flores secas da planta. Sua preparação é simples: basta adicionar água quente por alguns minutos às folhas, e adoçar com mel ou açúcar, se desejar. 

Uma importante aliada ao uso associado da passiflora é a valeriana, uma outra planta medicinal frequentemente associada em fórmulas manipuladas como um remédio natural para tratar a insônia, ajudando a melhorar a qualidade do sono, diminuindo o tempo necessário para adormecer e reduzindo a frequência de despertares noturnos. 

Além disso, a valeriana pode ser usada como um remédio natural para tratar dores de cabeça, cólicas menstruais e dores musculares. Ao optar por uma fórmula manipulada com esses dois ativos combinados, o paciente garante um tratamento menos invasivo na busca por uma vida mais tranquila com melhores noites de sono.

Contraindicações e alertas

A Passiflora pode ser uma excelente alternativa para quem busca por uma solução natural para amenizar a tensão do dia a dia, mas ainda assim, é necessário ter alguns cuidados, já que algumas pessoas podem experimentar efeitos colaterais, como sonolência excessiva, tontura ou náusea, especialmente se consumirem grandes quantidades. 

Também não é recomendado misturar a passiflora com bebidas alcoólicas, pois a combinação pode potencializar os efeitos do álcool. Nos casos de gravidez e amamentação não há informações suficientes sobre o uso da Passiflora, portanto, é melhor evitar o seu uso nesses casos. 

Embora o chá de passiflora seja geralmente considerado seguro para o consumo, é importante lembrar que ele não deve ser utilizado como substituto para tratamentos médicos prescritos por um profissional de saúde. 

Se você está enfrentando algum distúrbio relacionado à ansiedade ou tem problemas para conseguir dormir, não deixe de procurar ajuda profissional. Somente um médico poderá prescrever as doses exatas de passiflora e/ou de outros ativos indicados para você.

Laryssa Magalhes
CRF: SP: 96227

Farmacêutica com pós graduação em farmácia clínica oncológica e farmácia clínica com ênfase em acompanhamento farmacoterapêutico (GTM - PW e Dader). Amplo conhecimento em farmácia clínica hospitalar (Experiência em hospitais de grande porte em SP). Monitora acadêmica desde 2022 na instituição Racine.

Discover more from Drogasil Manipulação

Subscribe now to keep reading and get access to the full archive.

Continue reading