Para que serve o minoxidil: saiba os benefícios

O Minoxidil é um ativo utilizado principalmente no tratamento para a queda de cabelo, sendo usado também para outros tipos de tratamento.

October 14, 2021
ampolas de minoxidil

O Minoxidil é um ativo utilizado principalmente no tratamento para a queda de cabelo, sendo usado também para outros tipos, como por exemplo, crescimento e fortalecimento do cabelo feminino, crescimento de barba e entre outros.

Quando o Minoxidil é usado para o tratamento para queda de cabelo, normalmente a solução do medicamento é um líquido ou espuma de venda livre aplicada ao couro cabeludo duas vezes ao dia, para retardar ou interromper a progressão da calvície de padrão masculino, feminina ou de cabelo ralo. 

Para manter os resultados, ele deve ser usado continuamente, se você parar de usar o medicamento, o crescimento do novo cabelo pode se reverter e a queda de cabelo continuará.

O minoxidil tende a funcionar melhor em homens mais jovens, que estão ficando calvos há menos de cinco anos. Uma vez que a queda de cabelo se espalha por uma grande área e persiste por muito tempo, é menos provável que o ativo produza benefícios. Basicamente, quanto mais jovem você for e quanto antes começar a usar o ativo, melhores os resultados tendem a ser.


Leia também: Minoxidil: O que é, como usa e para que serve.

O minoxidil realmente funciona?

O minoxidil realmente funciona para queda e crescimento de cabelos e barbas, ou seja, ele serve para interromper ou desacelerar a queda de cabelo do que o crescimento do cabelo. Com o uso contínuo do medicamento fará efeito eficaz, tratando o problema, mas quando pausado o uso, o efeito diminuindo gradualmente até não fazer mais efeito.

O crescimento do cabelo é mais um ganho secundário, pois o foco é parar a queda de cabelo, interrompendo a calvície. Mas, cerca de 40% dos homens e 25% das mulheres podem experimentar algum novo crescimento com o uso constante do ativo.

O minoxidil atua encurtando a fase telógena (repouso) do ciclo de crescimento do cabelo e movendo-os para a fase anágena (crescimento ativo). Para entender isso, é importante revisar rapidamente o processo de como o cabelo cresce, cai e se substitui. 

Benefícios do minoxidil e fases do crescimento capilar 

O cabelo passa por várias fases distintas conforme cresce. Juntas, essas fases são chamadas de ciclo de crescimento do cabelo ou processo de crescimento do cabelo. Durante a fase anágena do ciclo, seu cabelo cresce até o seu comprimento total. A pesquisa mostra que 85% a 90% por cento dos seus cabelos estão nesta fase a qualquer momento


  • Primeiramente temos a fase anágena do ciclo de crescimento do cabelo, esse processo dura de 2 a 6 meses, quando o cabelo possui um crescimento continuo.
  • Em seguida, quando o cabelo atinge o seu comprimento total, ele se move para fase catágena, na qual o cabelo se desprende do couro cabeludo.
  • Por último o cabelo entra na fase telógena, na qual toda a estrutura do cabelo repousa por vários meses. Por fim, o cabelo antigo se desprende totalmente e cai do couro cabelo, fazendo assim, um novo cabelo crescer a partir do folículo capilar para subtituí-lo.

Com a utilização continua do Minoxidil, você começará a perceber algumas mudanças, como por exemplo:


  • Com o uso do ativo, ele ajuda a encurtar a fase telógena desse ciclo, o que significa que seus cabelos passam menos tempo em repouso. 
  • Prolonga a fase anágena, ou fase de crescimento, estimulando seus cabelos a entrarem nessa fase mais cedo do que normalmente fariam. 
  • Melhora o fluxo sanguíneo para o couro cabeludo, o que pode ajudar a fornecer aos cabelos os nutrientes de que precisam para atingir seu potencial máximo. 

Esses efeitos combinados ajudam a estimular o crescimento e melhorar a espessura, a densidade e a aparência geral do seu cabelo se você tem tendência à calvície de padrão masculino ou está somente procurando o crescimento e o fortalecimento dos fios.

Como funciona o minoxidil no organismo?

O minoxidil, foi inicialmente desenvolvido na década de 1950 como um medicamento oral para tratar a hipertensão. Em um estudo anterior, os pesquisadores descobriram que alguns pacientes desenvolveram crescimento de cabelo.

Consequentemente, verificaram que funcionava como vasodilatador periférico. Isso significa que o minoxidil serve para dilatar e afrouxar os vasos sanguíneos, e com isso, aumentar o fluxo sanguíneo. 

Os pesquisadores acreditam que esse ativo pode aumentar o fluxo de sangue e nutrientes para os folículos capilares, estimulando o crescimento do cabelo. Portanto, ele tem sido usado no tratamento da queda de cabelo há várias décadas. O medicamento afeta as células foliculares, aumentando o crescimento do cabelo e reduzindo a queda de cabelo. 

Normalmente o término do tratamento resulta em queda progressiva de cabelo em 12 e 24 semanas, fazendo com que novos fios cresçam de forma saudável e forte, fazendo com que diminua a queda de cabelo.

Quanto tempo leva o minoxidil para fazer efeito?

Quando usado duas vezes ao dia, o minoxidil 5% pode atuar mais rapidamente do que o minoxidil 2%. Geralmente são necessários quatro meses para ver os resultados contínuos no cabelo ou barba.

Algumas pessoas podem experimentar alguma perda de cabelo adicional quando começam a usar o minoxidil. Isso pode fazer algumas pessoas sentirem que a calvície está piorando antes de melhorar. Na verdade, isso pode ser normal e é o resultado de folículos pilosos mudando a fase de crescimento em que se encontram.

Se a queda de cabelo não diminuir após vários meses de uso de minoxidil, é recomendado parar de aplicá-lo e consultar o seu médico. Pois, outro fator pode estar contribuindo ou causando a sua queda de cabelo. 

Ao usar o minoxidil, lembre-se de que nenhum medicamento funciona para todos, você pode ver resultados que superam suas expectativas ou o minoxidil pode não funcionar para você.


Leia também: 8 dicas de como crescer o cabelo mais rápido.

O minoxidil funciona se eu for totalmente careca?

Infelizmente o minoxidil não serve para crescer cabelo em um couro cabeludo completamente careca.

Isso ocorre porque a calvície de padrão masculino é diferente de outras condições que levam à perda de cabelo (como doenças autoimunes ou deficiências de vitaminas ou trauma). A princípio, os folículos capilares passaram por mudanças mais permanentes que geralmente não podem ser revertidas.

O minoxidil tem efeitos colaterais?

Menos de 2% do minoxidil é absorvido pelo corpo quando aplicado topicamente. Portanto, efeitos colaterais graves são raros. Algumas pessoas podem desenvolver couro cabeludo irritado, com coceira ou crescimento de cabelo em lugares inesperados. 

Para evitar esses efeitos colaterais, não use minoxidil mais do que o recomendado e lave as mãos após o uso do produto, para não transferi-lo para outras áreas do corpo. 

Caso sinta alguns desses sintomas pare o uso do ativo e procure um médico:


  • Irritação no couro cabeludo
  • Crescimento indejesado de pelos faciais
  • Problemas de coração
  • Pressão alta
  • Dor no peito
  • Taquicardia
  • Desmaio
  • Ganho de peso inexplicável
  • Inchaço nas mãos ou pés


As mulheres não devem usar minoxidil a 5% ou qualquer forma do medicamento durante a gravidez ou amamentação. Ninguém com menos de 18 anos deve usar minoxidil.

Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você! De forma, simples, fácil e gratuita.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Albumina manipulada: como manipular

A albulmina manipuladas, são proteínas fundamentais para o funcionamento do corpo. Descubra como manipular nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Como prevenir o câncer de mama: principais cuidados

Neste artigo iremos falar como prevenir o câncer de mama com cuidados diários, desde alimentação, suplementação e autoexame.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Amamentação: técnicas e manipulados

Ao contrário do que aparece nos filmes e novelas, a amamentação não é algo automático e tão simples, mas sim, algo a ser aprendido pela mamãe e pelo baby. Saiba algumas técnicas e quais manipulados podem ajudar nesse período.

Vanessa Luisa P.P Sollitari