O Minoxidil é um ativo utilizado principalmente no tratamento para a queda de cabelo, sendo usado também para outros tipos, como por exemplo, crescimento e fortalecimento do cabelo feminino, crescimento de barba e entre outros.
Quando o Minoxidil é usado para o tratamento para queda de cabelo, normalmente a solução do medicamento é um líquido ou espuma de venda livre aplicada ao couro cabeludo duas vezes ao dia, para retardar ou interromper a progressão da calvície de padrão masculino, feminina ou de cabelo ralo.
Para manter os resultados, ele deve ser usado continuamente, se você parar de usar o medicamento, o crescimento do novo cabelo pode se reverter e a queda de cabelo continuará.
O minoxidil tende a funcionar melhor em homens mais jovens, que estão ficando calvos há menos de cinco anos. Uma vez que a queda de cabelo se espalha por uma grande área e persiste por muito tempo, é menos provável que o ativo produza benefícios. Basicamente, quanto mais jovem você for e quanto antes começar a usar o ativo, melhores os resultados tendem a ser.
Leia também: Minoxidil: O que é, como usa e para que serve.
O minoxidil realmente funciona para queda e crescimento de cabelos e barbas, ou seja, ele serve para interromper ou desacelerar a queda de cabelo do que o crescimento do cabelo. Com o uso contínuo do medicamento fará efeito eficaz, tratando o problema, mas quando pausado o uso, o efeito diminuindo gradualmente até não fazer mais efeito.
O crescimento do cabelo é mais um ganho secundário, pois o foco é parar a queda de cabelo, interrompendo a calvície. Mas, cerca de 40% dos homens e 25% das mulheres podem experimentar algum novo crescimento com o uso constante do ativo.
O minoxidil atua encurtando a fase telógena (repouso) do ciclo de crescimento do cabelo e movendo-os para a fase anágena (crescimento ativo). Para entender isso, é importante revisar rapidamente o processo de como o cabelo cresce, cai e se substitui.
O cabelo passa por várias fases distintas conforme cresce. Juntas, essas fases são chamadas de ciclo de crescimento do cabelo ou processo de crescimento do cabelo. Durante a fase anágena do ciclo, seu cabelo cresce até o seu comprimento total. A pesquisa mostra que 85% a 90% por cento dos seus cabelos estão nesta fase a qualquer momento.
Com a utilização continua do Minoxidil, você começará a perceber algumas mudanças, como por exemplo:
Esses efeitos combinados ajudam a estimular o crescimento e melhorar a espessura, a densidade e a aparência geral do seu cabelo se você tem tendência à calvície de padrão masculino ou está somente procurando o crescimento e o fortalecimento dos fios.
O minoxidil, foi inicialmente desenvolvido na década de 1950 como um medicamento oral para tratar a hipertensão. Em um estudo anterior, os pesquisadores descobriram que alguns pacientes desenvolveram crescimento de cabelo.
Consequentemente, verificaram que funcionava como vasodilatador periférico. Isso significa que o minoxidil serve para dilatar e afrouxar os vasos sanguíneos, e com isso, aumentar o fluxo sanguíneo.
Os pesquisadores acreditam que esse ativo pode aumentar o fluxo de sangue e nutrientes para os folículos capilares, estimulando o crescimento do cabelo. Portanto, ele tem sido usado no tratamento da queda de cabelo há várias décadas. O medicamento afeta as células foliculares, aumentando o crescimento do cabelo e reduzindo a queda de cabelo.
Normalmente o término do tratamento resulta em queda progressiva de cabelo em 12 e 24 semanas, fazendo com que novos fios cresçam de forma saudável e forte, fazendo com que diminua a queda de cabelo.
Quando usado duas vezes ao dia, o minoxidil 5% pode atuar mais rapidamente do que o minoxidil 2%. Geralmente são necessários quatro meses para ver os resultados contínuos no cabelo ou barba.
Algumas pessoas podem experimentar alguma perda de cabelo adicional quando começam a usar o minoxidil. Isso pode fazer algumas pessoas sentirem que a calvície está piorando antes de melhorar. Na verdade, isso pode ser normal e é o resultado de folículos pilosos mudando a fase de crescimento em que se encontram.
Se a queda de cabelo não diminuir após vários meses de uso de minoxidil, é recomendado parar de aplicá-lo e consultar o seu médico. Pois, outro fator pode estar contribuindo ou causando a sua queda de cabelo.
Ao usar o minoxidil, lembre-se de que nenhum medicamento funciona para todos, você pode ver resultados que superam suas expectativas ou o minoxidil pode não funcionar para você.
Leia também: 8 dicas de como crescer o cabelo mais rápido.
Infelizmente o minoxidil não serve para crescer cabelo em um couro cabeludo completamente careca.
Isso ocorre porque a calvície de padrão masculino é diferente de outras condições que levam à perda de cabelo (como doenças autoimunes ou deficiências de vitaminas ou trauma). A princípio, os folículos capilares passaram por mudanças mais permanentes que geralmente não podem ser revertidas.
Menos de 2% do minoxidil é absorvido pelo corpo quando aplicado topicamente. Portanto, efeitos colaterais graves são raros. Algumas pessoas podem desenvolver couro cabeludo irritado, com coceira ou crescimento de cabelo em lugares inesperados.
Para evitar esses efeitos colaterais, não use minoxidil mais do que o recomendado e lave as mãos após o uso do produto, para não transferi-lo para outras áreas do corpo.
Caso sinta alguns desses sintomas pare o uso do ativo e procure um médico:
As mulheres não devem usar minoxidil a 5% ou qualquer forma do medicamento durante a gravidez ou amamentação. Ninguém com menos de 18 anos deve usar minoxidil.
Caso tenha uma receita em mãos, envie agora para a Manipulaê e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você! De forma, simples, fácil e gratuita.
Há mais de 7 anos cuidando da sua saúde de forma personalizada.