Orlistat: auxilia no emagrecimento?

O Orlistat é um ativo indicado para o emagrecimento, devido a sua função de absorção de gorduras no intestino.

mulher com roupa de academia com uma fita de medida na cintura

O Orlistat é um medicamento indicado para o emagrecimento, devido a sua função de absorção de gorduras no intestino. No entanto, diferente de outros fármacos, este remédio não inibe a fome, ele visa apenas na gordura, reduzindo até 1/3 das gorduras consumidas durante a alimentação. Então confira neste artigo, a definição sucinta do Orlistate, relação entre o medicamento e o emagrecimento e os cuidados durante o tratamento.

O que é Orlistate

O orlistat é um fármaco utilizado para o tratamento de emagrecimento. A sua formulação e feita com Streptomyces Toxytricini, uma bactéria positiva, que ajuda a impedir a atuação das ligasse, ou seja, diminui a absorção de gorduras.

Diferente de outros medicamentos com a finalidade de emagrecer, o orlistate não supre a fome, ele apenas não absorve a gordura dos alimentos durante a digestão. Deve ser feito juntamente com uma dieta hipocalórica. Esse tratamento é indicado para pessoas que não conseguem perder pesa com exercícios físicos e dieta.

Relação entre o Orlistate e o emagrecimento

Para melhor compreender esse processo, através da enzima pancreática, conhecida como Lipase, o orlistat age eliminando a gordura ingerida em moléculas menores nas fezes, contribuindo com a absorção. Contudo, assim como outros tipos de medicamentos emagrecedores, não é capaz de absorver 100% das gorduras localizadas no corpo, sendo que o nosso organismo precisa dessas substâncias para funcionar. Com isso, de 25% a 30%, e uma quantia certa para impedir a absorção. Outro ponto interessante sobre este medicamento, além de ajudar na perda de peso, reduz os níveis sanguíneos de glicose, ácido úrico e colesterol LDL, no tratamento da esteatose hepática e no controle da pressão arterial.

Cuidados ao usar o Orlistate

O médico deve ser consultado antes mesmo de iniciar o tratamento, para prevenir contra possíveis reações adversas, como possuir um histórico alérgico a algum componente presente na fórmula e problemas com a intolerância do organismo. Para obter os melhores resultados, as recomendações e orientações nutricionais de seu médico devem ser seguidas corretamente.

Nem todas as pessoas podem realizar o tratamento de emagrecimento com Orlistat, pois o medicamento foi elaborado para ajudar na perda d peso de pacientes com sobrepeso ou obesidade, sendo pessoas com fatores de riscos a saúde associados ao excesso de peso. O tratamento deve ser feito juntamente com uma dieta de baixa caloria.

Normalmente a dose diária de Orlistat, consiste em uma cápsula com 120mg, deve ser ingerida três vezes ao dia, via oral, logo após uma das três principais refeições do dia, que são: café da manhã, almoço ou na janta. Quando manipulado, o medicamento pode ser de acordo com a sua preferência, caso não consiga ingerir em formato de cápsula pode ser adequado a uma opção que seja mais adequada para você.

Portanto, assim como mencionamos no tópico anterior, este fármaco melhora fatores, como colesterol alto no sangue, intolerância à glicose, hipertensão arterial e reduz a gordura visceral, ou seja, gorduras localizadas entre os órgãos abdominais.

Efeitos colaterais

O Orlistat é um medicamento que pode provocar efeitos colaterais, assim como qualquer outra droga, reações como: dor de cabeça, cansaço, cólicas abdominais, aumento de gases, aumento de evacuações durante o dia e incontinência fecal.

De modo geral, os efeitos adversos podem ser controlados quando o tratamento é feito com uma dieta equilibrada, pois quanto mais ingerir gordura, mas as gotículas que gordura vão sair pelas fezes.

Contraindicações

Este medicamento é contraindicado durante a gravidez, no período de amamentação, para pacientes com doenças do fígado e vias biliares. Além dessas restrições, pessoas com má absorção intestinal, pois o uso desse medicamento pode agravar o quadro, colocando em risco a vida do paciente.

Orlistat pode ser manipulado?

A fórmula do Orlistat pode ser manipulado, proporcionando resultados positivos, pois assim como o industrializado, a versão manipulada age diretamente no tubo digestivo, inibindo as enzimas responsáveis pela absorção de gordura. Com isso, 30% da gordura ingerida através dos alimentos não são absorvidas pelo organismo, sendo descartadas nas fezes.

As vantagens do medicamento manipulado estão na personalização da fórmula conforme a sua prescrição, caso seja alérgico a algum componente, o medicamento pode ser adaptado conforme as suas necessidades. O formato pode varias de cápsula, comprimido, líquido entre outras formas que atenda melhor a sua aceitação.

Onde posso comprar Orlistat?

Encontre as melhores farmácias de manipulação, para realizar a sua compra através de nosso aplicativo de cotação e tenha uma pesquisa mais ampla do mercado, adquirindo produtos de qualidade e com os melhores preços.

Caso tenha uma receita em mãos, envia para a Manipulaê e recebera os melhores orçamentos das nossas farmácias parceiras de forma rápida, simples, segura e gratuita. Tenha a Manipulaê no seu dia a dia!

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari