De nome científico Pereskia aculeata, a ora-pro-nóbis é uma planta originária do continente americano muito comum no estado de Minas Gerais, na região sudeste do Brasil. Também pode ser chamada de orabrobó, lobrobó ou lobrobô.
Suas propriedades costumam chamar a atenção, especialmente devido à abundância em proteínas, mais comuns em leguminosas do que em verduras. Ainda, é uma rica fonte de minerais essenciais.
Apelidada de “carne dos pobres” devido ao seu baixo custo e alta quantidade de nutrientes, essa planta é especialmente rica em ferro, entre outros minerais igualmente importantes. Desse modo, ajuda na prevenção da anemia, que causa sintomas como a fadiga.
Basicamente, essa PANC (planta alimentícia não-convencional) provoca interesse especialmente por sua riqueza em proteína. Em suas folhas, estima-se que haja, aproximadamente, 20 vezes mais proteína do que em uma folha de espinafre. Sendo assim, auxilia o ganho de massa magra.
Ainda, há propriedades naturais em sua composição que combatem dores diversas. Por exemplo, suas folhas são naturalmente anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes. Também previnem que doenças enfraquecem o sistema imunológico e prejudicam a saúde do organismo.
Não só, suas folhas também beneficiam a pele, garantindo uma aparência jovial, de forma que combatem o envelhecimento precoce. Também previnem o desenvolvimento da diabetes.
Leia também: Como ter hábitos saudáveis com diabetes
Por conter um alto teor de fibras, a ora-pro-nóbis ajuda no funcionamento intestinal, evitando a constipação.
Por carregar vitamina C e vitamina A, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, evitando assim o aparecimento de gripes, resfriados e infecções.
Apesar de nenhum alimento, sozinho, ser capaz de nos fazer ganhar ou perder peso — afinal, o que conta é a alimentação como um todo — a ora-pro-nóbis pode ser uma grande aliada de quem quer emagrecer.
O fator principal que auxilia no emagrecimento é a grande quantidade de fibras que ela possui em sua composição, aumentando a saciedade, o que faz reduzir a quantidade de alimentos nas refeições diárias.
A princípio, suas flores são comestíveis e podem ser consumidas puras ou em saladas. Ainda, sua fruta origina compotas, geleias e demais doces. Por fim, seu broto deve ser aproveitado ainda cru, em saladas ou puro.
Sim. Os suplementos manipulados de ora-pro-nobis são elaborados para fornecer os nutrientes e compostos benéficos da planta em uma forma concentrada e fácil de ingerir. Essa opção, além de segura, é vantajosa especialmente para pessoas com dificuldade em incluí-la regularmente em sua alimentação diária.
Se esse é o seu caso, ou se você não gosta da forma como a ora-pro-nobis é consumida naturalmente, não deixe de conversar com o seu médico de confiança sobre a ora-pro-nobis manipulada e obtenha um suplemento totalmente personalizado para você!
Uma rede completa de saúde, bem-estar e prevenção para você se cuidar por inteiro.