O que são produtos manipulados, para que serve e como fazer

Conheça as principais dúvidas sobre os manipulados e saiba ao certo o que são produtos manipulados, para que serve e como fazer.

January 23, 2018
Homem segurando um conta gotas e um vidro transparente branco

Muita gente tem dúvida sobre o que são produtos manipulados, se o medicamento manipulado tem o mesmo efeito e até mesmo se o remédio manipulado é confiável. É normal ter essas dúvidas, principalmente é a primeira vez que você cogita optar pelos manipulados. Por isso, queremos esclarecer essas e outras dúvidas para VOCÊ escolher se vale ou não a pena optar por eles.

1) Medicamento manipulado tem o mesmo efeito?

O medicamento manipulado é criado a partir das necessidades que do seu organismo. Para explicar, precisamos entender como os remédios funcionam. Quando você vai até uma farmácia comprar um remédio que está na prateleira, ele já vem pronto. 

Ele é indicado para uma determinada ação, como: remédio para gripe, remédio para dor de cabeça. Ou seja, a fórmula dele é feita para combater o vírus da gripe ou a dor de cabeça e assim por diante. Já no caso dos medicamentos manipulados, eles não são prontos. Eles são feitos especialmente para combater uma necessidade específica. 

Por exemplo: se você toma vários remédios (Diabetes, Pressão alta, etc.), você pode pedir para manipular um remédio que contenha somente as propriedades para a Diabetes, Pressão alta etc. Assim, você evita muitos dos efeitos colaterais de todos aqueles remédios.

Além de remédios, os medicamentos manipulados também incluem cremes. Que são feitos considerando a SUA pele. E não um creme feito para "todo mundo", que já está pronto na prateleira. Os suplementos manipulados também consideram cada organismo, diferente dos suplementos industrializados. Então, respondendo a pergunta, os medicamentos são mais personalizados, então, o efeito dele corre menos risco dos indesejados efeitos colaterais e ele resolve com mais assertividade o problema.

2) Remédio manipulado é confiável?

Uma das principais dúvidas de quem busca por remédio manipulado é se eles são confiáveis. Mas sim, eles são confiáveis. O que é necessário é que você consulte com um médico de confiança para passar a receita certa, com os princípios ativos adequados. E, que você encaminhe para uma farmácia de manipulação com história positiva de mercado e com controle de qualidade. Para te ajudar nessa tarefa, conheça as farmácias de manipulação na plataforma Manipulaê. Todas são farmácias de manipulação de confiança e que estão abertas às avaliações dos consumidores.

3) Medicamento manipulado ANVISA

Os medicamentos manipulados devem ser criados a  partir das fórmulas inscritas no Formulário Nacional ou em Formulários Internacionais reconhecidos pela Anvisa, ou ainda a partir de uma prescrição de profissional habilitado, que estabeleça em detalhes sua fórmulas e princípios ativos.

4) Diferença entre medicamentos manipulados e industrializados

A principal diferença entre os medicamentos manipulados para os industrializados é que o manipulado considera o seu organismo, a sua pele, o seu metabolismo. Já os medicamentos industrializados são gerais e você encontra pronto.

5) Então, o que são produtos manipulados?

São produtos feitos diretamente na farmácia, pelo profissional farmacêutico, a partir das fórmulas descritas por um médico, nutricionista ou profissional habilitado. Agora que você já sabe o que são produtos manipulados, clique aqui e conheça as melhores farmácias de manipulação online.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

O que é forma farmacêutica e via de administração?

Descubra o que é forma farmacêutica, quais as vias de administração e os efeitos de cada uma.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

O farmacêutico pode prescrever? Descubra mais sobre essa profissão

Farmacêutico pode prescrever? Descubra essa e outras informações sobre essa profissão tão importante.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Dermocosméticos: produtos estéticos para a sua pele

Saiba o que são dermocosméticos, quais os benefícios dos dermocosméticos e onde manipular

Vanessa Luisa P.P Sollitari