Aromaterapia: entenda o que é, e quais os benefícios

A aromaterapia é uma técnica que utiliza os aromas de óleos específicos para benefício da saúde.

Mulher com os olhos fechados, vidro transparente com um liquido e uma flor rosa

A aromaterapia é uma técnica que utiliza os aromas de óleos específicos para benefício da saúde. As substâncias presentes nos óleos estimulam o sistema nervoso, e assim, áreas do cérebro responsáveis pelas emoções são acionadas.

1. Benefícios

Os benefícios dessa terapia são variados, como, por exemplo: redução da ansiedade, aumento da qualidade do sono, diminuição dos níveis de estresse e combate à dor de cabeça.

Inclusive, a aromaterapia é reconhecida pela OMS e utilizada pelo SUS como uma das práticas integrativas e complementares.

2 Como funciona

A principal forma de utilizar os óleos é por meio da inalação, inclusive, é a forma que o corpo mais absorve. Mas, os óleos podem ser consumidos de outras maneiras, como massagens, aromatização, evaporização, vaporização, banhos e até spray.

Aromatização, evaporização e vaporização têm nomes parecidos, mas são formas diferentes de utilizar os óleos.

A aromatização é feita de forma muito simples, basta acrescentar poucas gotas do óleo no recipiente de água do aparelho aromatizador. E, a evaporização consiste em apenas molhar um algodão ou tecido com os óleos, e deixar que o aroma se espalhe pelo ambiente. O processo de vaporização consiste em esquentar a água e adicionar gotas do óleo, respirando a fumaça.

Como dito, a aromaterapia é benéfica para a saúde, auxiliando em problemas como ansiedade, insônia e dores de cabeça. Por isso, separamos alguns óleos conforme o benefício.

Óleos para ansiedade: limão, bergamota e ilangue-ilangue.

Óleos para estresse: lavanda, jasmim, bergamota, camomila, limão, sândalo e ilangue-ilangue.

Óleos para tpm: jasmim, melissa, camomila, lavanda, canela e cipreste.

Óleos para concentração: canela, alecrim, limão e cravo.

Óleos para dor de cabeça: alecrim, lavanda, canela, eucalipto e limão.

Alguns relatos apontam o uso de óleos no parto natural, auxiliando na dor e na diminuição do tempo. Ainda, alguns óleos são utilizados para aumento da líbido, dores físicas e depressão. Para mais informações, consulte um aromaterapeuta, que é o profissional responsável pela indicação de qual óleo utilizar e a quantidade ideal. Caso tenha uma receita em mãos, envie agora e receba os melhores orçamentos das farmácias de manipulação perto de você.

Receba as melhores ofertas para sua receita de manipulados!

Mais artigos

Fórmula manipulada: É confiável?

Veja como funciona uma fórmula manipulada e descubra em detalhes porque remédio manipulado é mais confiável nas farmácias de manipulação.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Farmácias de manipulação online: como encontrar

Descobra como encontrar as melhores farmácias de manipulação online e como comprar pelo melhor preço do Brasil.

Vanessa Luisa P.P Sollitari

Vitamina K: para que serve e diferenças entre elas

Descubra tudo sobre a vitamina K, desde onde encontrar a quantidade recomendada. Além disso, vamos lhe ajudar a encontrar o melhor preço.

Vanessa Luisa P.P Sollitari